O Metallica gravou recentemente um show nos porões de uma loja de discos independente nos EUA. Saudosos dos tempos em que era preciso correr atrás dos discos dos ídolos do rock, encomendar, gravar em fitas K7, a banda que outrora polemizou ao processar o Napster, agora se manifesta em favor dos "pequenos", como mostra a revista Billboard deste mês.
Amigos culturais, o Metallica continua sendo uma banda fantástica. Hoje eles dizem compreender mais a realidade da internet, e categoricamente com esse lançamento pretendem amenizar um pouco o conflito em torno do grupo por posicionar-se de maneira antagônica à uma tendência avassaladora como a WEB. O apoio às pequenas lojas é realmente um bom começo, mas a reportagem não mostra nenhuma alteração relevante na posição da banda em relação ao conteúdo compartilhado na internet. Lars chega a insinuar que não faria diferença para eles não venderem mais CD's, em função da imensa plataforma de licenciamento de produtos e das mega turnês do grupo, todas com shows grandiosos e lotados, o que não deixa de ser verdade.
A linha de pensamento de uma banda grandiosa como o Metallica é compreensível, foram forjados num sistema que já desmoronou, o dos grandes selos e grandes gravadoras. Manter-se no mesmo patamar de trabalho é uma opção válida. Manter-se nessa posição mostra firmeza de opinião, por mais que seja contrária aos princípios da arte livre e deve-se respeitar isso. O que não pode é se fazer de bonzinho com ferramentas midiáticas. É uma faca de dois gumes e muito bem afiada, afinal, se não fizer diferença vender mais CD's, por que ajudar os pequenos lojistas? Ficamos de olho.
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