sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Editorial - As Pequenas Grandes Vitórias da Cultura.





Estimado Leitor 

Alguns dias se passam entre um editorial e outro deste projeto, e neste tempo algumas coisas variam. A produção cultural carrega uma carga antagônica muito maior do que outras atividades,ao contrário de outros "tipos de trabalho", não há a nosso favor um "universo que conspira". 
O poeta, com seu hábito de sonhar acordado, o músico, sempre carregando aquela parafernália e instrumentos, o escritor com suas pesquisas e papéis rasgados no lixo, (ou melhor, documentos deletados na lixeira do computador), o pessoal do teatro com seus milhares de personagens que surgem e morrem em
todos os momentos, os mágicos e aquelas malditas moedas atrás da minha orelha, etc, todos estes exemplos e todos os outros que não citei são considerados subexistentes na nossa já pobre cultura.

Existem projetos culturais e Projetos Culturais. Não vou aqui fazer nenhum discurso megalomaníaco a respeito do Cultura em Foco, que ainda engatinha, mas devo sinalizar algumas coisas importantes. 

As pessoas aqui envolvidas, e que resistem a cada dia que passa, são na maioria iniciantes, ou pessoas que não nasceram em berços privilegiados, de onde pudessem tirar recursos para sua formação cultural e artística. Ao contrário das criaturas que vemos a todo instante pipocando em produções de gosto duvidoso. Tem teatro enlatado, música dispensável, e literatura que prejudica o meio ambiente, pois poderiam ter economizado água e árvores. Por isso cada acesso nesta página é celebrado, e cada colaborador que consegue se dispor a escrever algumas linhas que nos façam parar e pensar, valorizado. Principalmente na sua leitura, caro internauta cultural. E assim, com pouco mais de quatro anos de blog e se aproximando de três de projeto cultural independente (é bom que esse termo comece a ser notado) vamos conhecendo mais pessoas dispostas a enfrentar as batalhas pela cultura. O antagonismo jamais cessará, é bom que todos saibamos, mas para os melhores e verdadeiros artistas, se um só cidadão entender a mensagem, a guerra está ganha. E assim faremos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo e obrigado por participar!