Texto de Luciana do Rocio Mallon
Reflexões Sobre a Coreografia da Música Lamento Cigano
A professora Cecília Vela elaborou uma coreografia para a música Lamento Cigano, interpretada pelo artista Alexandre Flores.
Nesta canção há o famoso “cante cigano”, que começa lento e depois acelera. O cante cigano representa a dor que este povo teve nos momentos em que foi perseguido e precisou fugir, principalmente, para os altos das montanhas. Porém, após o tumulto, os ciganos sempre voltaram para a terra livres.
Exemplos de perseguições que esta etnia sofreu: na Idade Média muitos ciganos foram perseguidos pela Santa Inquisição e, conforme diversos relatos, eles se esconderam nas montanhas. Outro exemplo foi a perseguição que os ciganos sofreram, durante a Segunda Guerra Mundial pelo regime nazista. Assim, muitos deles se esconderam em barcos para fugirem a outros países.
Agora analisaremos os significados dos passos na música Lamento Cigano:
Na coreografia montada pela professora Cecília Vela, no começo a bailarina caminha lentamente, depois sacode os ombros. Nas artes, os ombros significam desafio de superação. Por isto, existem as famosas expressões como: "dou os ombros para as provocações", "a mulher que beija os ombros tem autoestima", “se Fulana sacudiu os ombros é porque ela não está nem aí”,etc.
Depois, a dançarina dá passadas ciganas, que significam delicadeza e suavidade, para depois mexer os ombros novamente. Após isto ela levanta a barra da saia com a mão direita para cima e faz os passos cruzados, intercalando as meias-pontas e as pisadas dos pés. Quando a bailarina intercala a meia-ponta com a pisada, isto significa os altos e baixos da vida, como os ciganos estão acostumados.
No momento em que a dançarina pega a ponta da saia com a mão direita e coloca na frente para depois, ao mesmo tempo, pegar a ponta da saia com a mão esquerda e colocar atrás, este ato significa o equilíbrio entre o bem e o mal, demonstrando que a pessoa é capaz de controlar os próprios sentimentos, basta controlá-los pela ponta.
Os passos cruzados significam a dança do destino, principalmente, as coincidências. Afinal, no destino não há caminho reto. Pois, nossas vidas estão cruzadas com as de outras pessoas.
No momento em que a bailarina balança os dois lados da saia e começa a sacudir a veste, no ar, significa que ela luta pela liberdade e tem o direito de voar como um pássaro, pois o movimento lembra as asas de uma ave.
Na hora em que a cigana retira o lenço da cintura, levemente, significa que ela sempre tem uma arma secreta e que pode usá-la para o bem. O lenço balançando e gerando vento representa o elemento ar. Quando a cigana balança o lenço em cima da cabeça, isto representa a tenda protetora e a própria alma flutuante, que são suas verdadeiras moradias.
Quando a música acelera, a bailarina utiliza os passos húngaros, que significam alegria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo e obrigado por participar!