sábado, 26 de fevereiro de 2011

Livro da Vez - "Eu sou o Mensageiro" - Markus Zusak


Ed Kennedy é o anti-herói do livro Eu sou o mensageiro, de Markus Zusak, autor de A menina que roubava livros. A história se passa no subúrbio de uma cidade australiana, um lugar barra pesada. Ele tem 19 anos, é taxista, ruim de sexo, odiado pela mãe, tem um cachorro fedorento chamado Porteiro e a garota pela qual ele é apaixonado lhe diz "você é meu melhor amigo, Ed".



 O narrador é o próprio Ed, o que faz o livro ser contado através de gírias e palavrões, e também de noções práticas e sutis de beleza, amor, medo, felicidade, frustração e todos os sentimentos que atacam os seres humanos. Ele conta sobre a missão que recebeu, enviada em cartas de baralho. Faz isso com muita competência. O coração bate forte junto com o dele e, no final, parece que somos tão íntimos que dá até para sentir o que ele sente.
O único pecado que Markus Zusak cometeu foi deixar límpido o que ele quis passar com o livro. A beleza das histórias é deixar que cada leitor tire suas próprias conclusões e as mude a cada vez que ler. Ele deu de bandeja. Não foi muito legal, como diria Ed. Faz o final ser um pouco desolador para quem se empolgou tanto durante a leitura. Mas, de qualquer forma, é delicioso aprender com Ed Kennedy.

2 comentários:

  1. Comprei esse livro hoje, vou começar a ler, parece ser bem legal! depois que ler eu venho dar minha opinião!!!

    ahh eestou seguindo, segue tbm ?

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou seguindo também, sua crítica será bem vinda! Obrigado pela visita!!

    ResponderExcluir

Bem vindo e obrigado por participar!