sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Dia Nacional Cultura Brasileira


A Cultura Brasileira é tão diversa que não se pode falar dela em apenas um dia. Apesar disso, hoje foi escolhido para festejarmos as manifestações culturais de norte a sul e de leste a oeste.

A escolha da data é uma homenagem ao aniversário de nascimento de Rui Barbosa, um dos mais importantes personagens da história do Brasil.
Para assinalar as celebrações, desde 1995, o Ministério da Cultura promove a entrega das insígnias da Ordem do Mérito Cultural, cuja solenidade é realizada, preferencialmente, nesse dia.

O Brasil, como todos já sabem, é um país de formação multi-racial e por isso carrega um pouco do costume de cada povo que aqui veio morar. Dos negros, herdamos o candomblé, a capoeira, parte do nosso vocabulário e muito do nosso folclore. Dos índios, herdamos o artesanato, a pintura, comidas exóticas como o peixe na folha da bananeira e a rede. Do português, ficamos com o costume católico, a língua, as roupas.


O movimento modernista da década de 20 mostrou a idéia de intelectuais que sentiam falta de um caráter estritamente nacional e que importava modelos sócio-culturais.
O escritor Mário de Andrade construiu o personagem “Macunaíma” para retratar isso.
Independente da existência ou não de uma identidade nacional, o fato é que temos muito que comemorar hoje.

Os costumes do povo brasileiro, seu folclore, suas comidas e sua música são neste sentido, grandes representantes das peculiaridades da cultura do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo e obrigado por participar!