sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Dia do Palhaço - Homenagem do Cultura em Foco



Ele está sempre com sua roupa desengonçada,  calça larga caindo, sapato de nadador e cara pintada. Sua cabeleira é estranha e seu nariz é sempre uma pelota vermelha. Dá piruetas por todos os lados; cai, levanta,
pula, sobe, desce, anima os espectadores com suas artes e piadas engraçadas. Símbolo de um circo cada vez mais raro, este artista merece cada dia mais respeito e admiração.



No entanto a figura do palhaço, além do universo infantil, traz um apelo lúdico de controvérsia, ele pode ser bom, pode ser mal, travesso ou cruel. O palhaço representa em cores uma humanidade cheia de contradições.

O mais lembrado no Brasil,.quando se fala em Palhaço é o Bozo, personagem polêmico do SBT no passado, um palhaço que era menos de circo e mais de televisão. Do outro lado da força, temos o palhaço de  IT - uma obra prima do terror de Stephen King, além da clássica cena do quarto em Poltergeist - O Fenômeno onde Carol Anne  sabiamente pede "Mamãe, tira o palhaço do meu quarto?". O cinema também criou seus palhaços, do seu jeito, mas criou.


Não dá para deixar de citar a atuação do Teatro Mágico, com Fernando Anitelli comandando um espetáculo musical de primeira qualidade, defendendo a arte livre e a música independente. A escolha do palhaço e das atrações circenses nos shows da trupe chamam a atenção para a dura realidade do comércio e da banalização da arte, então, Palhaços também são políticos! 






Aqui no blog Cultura em Foco, temos um parceiro de peso em palhaçadas pela cidade de Curitiba, o palhaço Piri. Exemplo de trabalho digno como artista e pessoa, ele trabalha há 29 anos, com destaque para suas atuações no extinto programa Mário Vendramel e atualmente faz programas de TV e participa de ações governamentais de cultura, como o Projeto Fera e o Carnaval de rua em Curitiba. Veja no Blog do Piri mais alguns palhaços que fizeram ou fazem a história desta maravilhosa arte, e um belo poema de Paola Vannuci.


Parabéns especial ao Piri,  e a todos os Palhaços, fazemos votos que a vida e a arte permita-nos sempre a alegria poética do Circo.


Um comentário:

  1. AGRADEÇO AO AMIGO PELAS PALAVRAS, CONTE SEMPRE COMIGO PARA AS AÇÕES.
    UM ABRAÇO
    PALHAÇO PIRI

    ResponderExcluir

Bem vindo e obrigado por participar!