quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dia Nacional das Artes? - Editorial

Entre todas as correrias com apresentação de amanhã da Companhia Père Marie e do Projeto Rock Acústico da próxima semana,eis que surge diante de nós o Dia Nacional das Artes. 

Agora, leitor, seja sincero, você sabia disso? Procurei referências na internet sobre a data e as referências são tão nulas que nem vale a pena comentar. Este blog não existe para conceituar artes, mas sim para uma análise a partir de um ângulo mais real do que aquele mostrado pela maioria das mídias. E para isso é necessário um montante de informações mais confiável. Digitei também nos maiores portais, e (pasmen!) encontrei uma referência na rádio Globo, sobre um evento político qualquer, depois fui lendo e verifiquei que tratava-se de um evento no auditório da Rádio Nacional, do programa de rádio do MEC (Ministério da Educação). Interessante que no portal do Ministério da Cultura não há uma referência sobre a data. Desisti de buscar e fazer minha própria análise do que, pelo menos, deveria ser o Dia Nacional das Artes.

arte: Ana Carolina Nolli

Pense que, mesmo em Curitiba o cinza deverá desaparecer do céu e dar lugar ao azul belíssimo de inverno, e em cada ponto importante da cidade uma manifestação artística de verdade deveria estar acontecendo! Flautistas tocando suaves melodias nas estações de trem, nas estações tubo! Violões em vários ritmos e estilos nas praças,  bailarinas em frente aos monumentos públicos, estátuas sendo limpas e homenageadas, devidamente com os créditos de seus escultores.  Nos restaurantes poetas conversarão na mesa ao lado da sua e partilharão com você sua arte em uma linguagem que você poderia ficar ouvindo o dia todo.  Ao cair da noite, todos se encontram para o sarau  de leituras e trocas de obras primas da literatura, sempre com bons comediantes, palhaços, artistas circenses à volta de todos para que não haja nenhum desânimo. É dia de artes? Também não deverá haver fome, nem violência nem banalização da cultura. 

E ao voltar para casa, mágicos nos ônibus alegram a viagem, por mais longa que seja. Todos os cidadão levam consigo uma parte da arte da sua cidade.

Desculpe, não é assim? Se depender de nós do projeto Cultura em Foco, um dia será. 

Onde houver arte, existirá uma chance.

2 comentários:

  1. Nem a própria televisão, uma produtora de arte inigualável (não entremos no caso da manipulação), não divulgou nada. Ninguém lembra de arte. Ninguém.

    Quando vi que hoje era o dia Nacional da Arte também fiquei pasma. Ninguém divulga, ninguém fala nada. Ninguém faz ação nenhuma.

    Mas como você disse. Se depender de nós, nós faremos. Porque ainda há esperança.

    Todos se preparem, porque ano que vem vai ter novidade.

    ResponderExcluir
  2. É ser artista é ver o mundo com outros olhos e dar valor ao que é!

    Por isto você que é artista comemore seu dia.
    Para a grande mídia fomos esquecidos
    Mas para o Cultura em Foco, este dia não passou em branco.

    ResponderExcluir

Bem vindo e obrigado por participar!