quinta-feira, 27 de maio de 2010

CLIPE DA VEZ - SLIPKNOT

"Enterre todos os seus segredos na minha pele
Desapareça com inocência, e me deixe com meus pecados
O ar ao meu redor ainda parece uma gaiola
E o amor é apenas uma camuflagem para o que parece ser raiva novamente..."




Lá se vai mais um roqueiro, em circunstâncias não muito claras. Bons músicos, a banda Slipknot fica sem um elemento na cozinha, o baixista Paul Gray. Com palavras e melodias poéticas, pesadas e uma melancolia nada oculta nas suas atitudes, a banda se apresenta com máscaras horrendas, adepta da teoria do choque. O rock, mesmo sem mais um de seus nobres e rebeldes filhos, deve sobreviver. Outros virão.

Mais perto...

Chegando perto...

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Cerveja, Prosa, Sabor & Arte!

Isso mesmo, o Leandro Bortolotti, do blog Cerveja e Prosa está nos presenteando com a casa de maravilhas gastronômicas Sabor & Arte. Experimentei e aprovei, e não é lugar para ir uma vez só. Sucesso para o Leandro no empreendimento, e segue o serviço para todos conhecerem:

Sabor e Arte Gastronomia
Rua Alcides Darcanchy, 425 loja 2 - Jardim Pinheiros - Santa Felicidade.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Somos o que você quiser!




Em janeiro deste ano, amantes da arte se uniram para uma missão artística incomum, montar em quatro dias a peça "Aparição de Nossa Senhora de Sion". O resultado foi tão bom que está sendo editado um DVD com um pequeno documentário da história da peça, que já foi encenada seis vezes. Agora o desafio é outro, no próximo sábado, dia 29 de maio, a Cia Père-Marie apresentará sua maior peça, envolvendo 30 atores e figurantes, com apelo lúdico numa narrativa que promete emocionar até os mais céticos na encenação A Mulher do Gênesis ao Apocalipse.

Sábado, 19h30m na Capela Nossa Senhora de Sion, no Cajuru.


Em breve mais informações sobre os preparativos e também sobre o lançamento do blog da Cia Père-Marie, da qual faço parte, com muita alegria.


Somos dança, somos música, somos teatro. Somos o que você quiser.


aguardem


sábado, 22 de maio de 2010

Clipe da Vez - Eminem feat Dido - Stan

Estamos falando da índole de ídolos, no último texto do Contratextos, mas também não podemos deixar de considerar que, muitas vezes, a audiência cria expectativas muito maiores, que não podem ser preenchidas por estes ídolos. A história de Stan é exatamente essa. Dido tira um pouco o peso da canção, sem aliviar a melancolia do seu verso de Thank You,

"Meu chá já se esfriou, me pergunto porque saí da cama afinal
A chuva da manhã está sobre minha janela e não consigo ver nada
E mesmo que pudesse tudo estaria cinza, mas sua foto na minha parede
Isso me lembra que não é tão ruim, não é tão ruim"

Com vocês, Eminem feat Dido - Stan.


Para ninguém esquecer.

Eu sei que já foi falado o suficiente sobre a história dos meninos da Vila Belmiro e o Lar Espírita. Pois é, o post do Contratextos é justamente para que a história não seja esquecida. Se for possível, postarei de novo em breve.

Por que no Contratextos é assim...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Na Torcida


Opa, chegou a seleção brasileira à Curitiba, para curtir um friozinho antes de encarar o inverno na África. Na Gazeta do Povo a manchete é explícita: "Seleção Brasileira antecipa chegada e frustra torcedores em Curitiba". Até aí normal, mas não esqueçamos de considerar o risco que essa manchete tem de se transformar em "Seleção antecipa volta e frustra torcedores no país inteiro". Vamos aguardar.

fonte: Gazeta do Povo.


Boa para amanhã, divulguem!


Pois é, amanhã é dia de mais trabalho por aqui, mas eu vou dar uma escapada até o evento anual promovido pela Tony Toys, depois comento mais. Clique na imagem para ampliar. Divulguem aí, abraços!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Ajude a desvendar esse crime

Roubos a museus têm, na sua maioria, algo de romântico ou de misterioso. Pessoas cultas atrás de raridades, de conhecimento, colecionadores compulsivos ou simplesmente ladrões atrás de dinheiro. Todos os esforços são válidos neste jogo. Recentemente o Museu de Arte Moderna de Paris teve cinco de suas mais importantes pinturas roubadas, descaradamente. As câmeras de segurança registraram a presença de um homem sozinho, com máscara, e que teria entrado pela janela. Parece ridícula a idéia de alguém entrando pela janela num local onde deveriam haver seguranças por toda a parte, mas estamos falando da França. Logicamente, no Brasil, um museu destes deveria estar protegido pelo BOPE. O europeu insiste em não investir muito em aparatos de segurança repressora, o que está correto, considerando o nível cultural da região. Mas não vamos entrar nestes méritos, foram roubados, perderam, e no vídeo fica a minha dica sobre quem cometeu o crime. Se você tiver uma dica, ajuda aí.




fonte: Site Gazeta do Povo

Rock e Marketing. Grande receita.


Não é de hoje que o Kiss é exemplo de marketing. Visual, licenciamento de produtos, uma boa estratégia de mídia, shows com produção excelente e tudo mais. Lembro que, para fazer isso, tem que ter um produto de qualidade, o que sobra no Kiss. Então, quer saber quais são as novas, leia aqui o post do site In-pressão Criativa, sobre a nova estratégia marketeira da banda. Rock e Marketing, grande receita.


segunda-feira, 17 de maio de 2010

PREJUÍZOS CULTURAIS - Quarta Parte - Xuxa Meneghel

Sim amigos, a vida é dura mesmo. E ali, na coluna à sua direita está o quarto artigo da série Prejuízos Culturais do blog Contratextos.

E como gostei do slogan da série, vou adotá-lo neste ano, por que no Contratextos é assim: de outro ângulo a gente enxerga por dentro.

Se cuidem, fui.

CLIPE DA VEZ - U2 AOS 50 ANOS DE BONO VOX .

E não importa o que digam, o rock é o único e verdadeiro movimento social! Bono Vox, com 50 anos, mostra através da música do U2 como se usa a influência e status de celebridade para objetivos concretos. Não se furte em pesquisar como a banda e seus fãs são engajados em projetos sérios. A arte pode responder à altura aos anseios da humanidade. Com vocês, Beautiful Day. Deleitem-se, e façam o bem sempre.


Poemas em Foco - Versos com sotaque curitibano


Isso aí, vejam a divulgação da excelente intervenção poética no Paço da Liberdade, farei o possível para ir! Clique na imagem para ampliá-la e ver a programação! Marilia Kubota (Jornal Memai) e Edson Vulcanis estarão apresentando seus versos no dia 22.

Thank you, Dio.

Ronnie James Dio era uma voz única no universo melódico do verdadeiro rock pesado. Apesar da agressividade e do estereótipo metaleiro, Dio jamais negou melodia ao heavy metal. Por ele foram influenciados grandes nomes do metal dos anos seguintes, e continua influenciando aos que buscam as verdades do rock. Agora, revela-se uma das verdades: Ronnie James Dio, vítima de câncer, apesar de venerado, parte exatamente como canta no vídeo abaixo, Raimbow in the Dark, numa performance com o Raimbow. Adiós Amigo.




"Seus demônios, eles sempre te deixam ir?
Quando você tentou eles se esconderam bem no fundo
É alguém que você conhece?
Você é apenas um retrato, uma imagem pega a tempo
Nós somos uma mentira, você e eu
Nós somos palavras sem rima

Não há nenhum sinal da manhã chegando
Você foi deixado sozinho
Como um arco-íris na escuridão
Apenas um arco-íris na escuridão
Sim!"

Dia da Internet


Você não é profundo, não é intelectual, nem artista, nem poeta. Você apenas tem acesso à internet. A imagem define tudo. Recebi via Twitter do @Alessandro_M, blogueiro editor do Olhômetro, Livros e Afins e outros tantos.

Sábado com capoeira e Bíblia Grátis na Boca Maldita

Que título antagônico hein? Esporte, oração e maldição tudo numa frase. Enquanto eu trabalhava numa ação promocional, aproveitei a deixa para registrar a roda de capoeira no lugar da efervescência cultural da cidade. Mais adiante, uma organização cristã distribuía o Novo Testamento, numa interessante "versão restauração". Assisti a roda de capoeira e fui buscar minha Bíblia. Sábado em Curitiba é assim, tudo ao mesmo tempo, igualzinho ao clima.


Novo Testamento Grátis


Roda de Capoeira, a Boca Maldita continua a mesma.



quarta-feira, 12 de maio de 2010

Ninguém está livre, independente da cor.


Acima, a visão teatral da assinatura do documento abaixo, que também parece teatral.



Amanhã é 13 de maio. Uma data para ser lembrada, ou esquecida. Lembrada por que foi assinado o documento da Lei Áurea, e se vocês observarem bem, verão que não foi " a lápis ". Esquecida pela vergonha que nos provoca o fato de termos precisado dela. E mais vergonha ainda pelo fato de tão pouco ter adiantado.
A lei libertou os escravos, não lhes deu emprego, renda ou educação. E os anos passaram sustentando a imagem de um país diverso e livre, mas que pouco fez pelas suas etnias. Algumas já vieram formadas, com uma certa estrutura educacional, como italianos, alemães, poloneses e japoneses. Os africanos, porém, não vieram como convidados e acabaram ficando na retaguarda da história, com a chegada dos imigrantes.
Hoje, a República se aproveita do fato do racismo ainda ser uma realidade para instaurar o populismo, com políticas de cotas, separatistas, afirmando que o faz em nome de uma dívida com os negros.
A justiça não se fará com leis pobres e simplórias como esta. Se fará com o real apoio à educação e à livre iniciativa, independente de raça, afinal, todos somos iguais perante a lei, mesmo com nossas diferenças. E isso quer dizer, negros têm a mesma capacidade de conquista dos outros povos.
Da maneira como está sendo feito, ninguém está livre.

terça-feira, 11 de maio de 2010

25 anos de Engenheiros do Hawaii

Acabo de receber a news da Livraria Curitiba sobre um evento com Humberto Gessinger, autografando dois livros de sua autoria. O primeiro se chama "Meu pequeno gremista" e dispensa comentários, uma vez que estamos aqui para falar de Engenheiros, já o segundo fala do Engenheiros, banda que tocava junto com Humberto. Segundo o release o livro conta sobre a banda que iria durar um dia só, e acabou escrevendo um capítulo na história do rock nacional. Engenheiros era assim, banda de um dia só, exército de um homem só, mas apesar da genialidade da produção dos anos 80 com Augusto Liks e Cia, parece que Humberto a desenhou como banda de um homem só: ele mesmo.


Praticamente toda a banda estará em Curitiba autografando os livros.

Pink Floyd no céu de Londres

Dark Side of The Moon, Clássico da banda Pink Floyd teve sua capa estampada no céu de Londres. Segundo site Gizmodo Brasil, ação foi executada pela agência Sky Arts, com laser e fumaça. Para quem conhece, a imagem simboliza uma época de ouro do rock psicodélico. Neste disco destacavam-se The Final Cut, Gunners Dream e Breathe. Bom, se você não sabe do que estou falando, se vire, vá pesquisar.

fonte www.gizmodo.com.br

Prejuízos Culturais - pegando fogo.

A coisa continua assim, aí ao lado está o terceiro artigo do Contratextos sobre prejuízos culturais, agora falando de uma paixão nacional, a novela! Vale a pena dar uma lida, fazer uma crítica, comentar, ou até mesmo fazer uma reflexão. Mas se você quiser fazer isso só depois que a Luciana levantar da cadeira, tudo bem, eu respeito.

No Contratextos é assim, de outro ângulo a gente enxerga por dentro.


"Vazei".

segunda-feira, 10 de maio de 2010

CLIPE DA VEZ - M.I.A

A inglesa M.I.A tem atitude e carisma, e também um seleto público. Sua mistura de letras sociais com rap, funk, guitarras, e uma produção Pop no visual, fazem com que seja exclusiva, pelo menos para o seu público. Recentemente causou furor ao dizer que o sr. Lady Ga Ga a imita. Polêmicas a parte, seu novo clip Born Free é um retrato real, com uma mensagem real, ao contrário da nova "diva" do Pop, que se esforça para parecer um ser fruto de uma eterna animação, daquelas bizarras. M.I.A não tem a mídia a seu lado, mas pelo jeito, não precisa. Assim ela está na estrada desde 2005. Com vocês, Jimmy, com M. I. A. ( Artista indicado por @duendedetoca, no Twitter.)




DIRETO DA BBC - Lava-rápido com diferencial!

Taí uma boa idéia, vacas, luzes piscando, vacas dançando. Tá ficando meio psicodélico isso. Fui.



quarta-feira, 5 de maio de 2010

TRÊS ENTERROS NO BERÇO DA CULTURA


O Caos da Grécia tem vários responsáveis. Porém as mortes, os protestos e conflitos são resultados de um pensamento sindical que, ao invés de ajudar, surge para derramar sangue, destruir o patrimônio e piorar uma das grandes crises financeiras e políticas da Europa. No Contratextos é assim, do ângulo contrário, a gente enxerga por dentro. Dá uma olhada lá, é só clicar na imagem.

Advinhe quem está vindo para o jantar

terça-feira, 4 de maio de 2010

PREJUÍZOS CULTURAIS - Segunda Parte - Golpes de Visibilidade e Reality Shows.

Já está no Contratextos a segunda parte da série de artigos sobre a comunicação cultural no Brasil. É só clicar, ler e comentar, se quiser.

abraços

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dia Internacional da Liberdade de Imprensa - Breve Reflexão

Hoje celebra-se a Liberdade de Imprensa, e como crítico e usuário constante da mesma, permito-me fazer essa breve reflexão.

Há quatro anos mantenho, aos trancos e barrancos este espaço, semi-democrático de expressão do meu ponto de vista e divulgação de valores culturais. O Blog Contratextos (link aí ao lado, nos parceiros culturais) começou com o meu nome (allanluispereira.blogspot.com) e depois foi alterado, pois percebi que eu não falava do meu dia a dia, mas sim do dia a dia da comunicação e do que era notícia, sempre de uma visão inversa ou ácida, por isso o nome. O fato é, que sem a tal liberdade de imprensa (não confundir com liberdade de expressão) eu jamais poderia manter essas páginas, pois a imprensa me gera um farto material, bom ou ruim, para que seja analisado criticamente e gere essa discussão cultural à qual me tenho proposto através destes blogs.

Deixando claro que, apesar de todas as confusões que o mercado promove, blogueiro não é jornalista, não é publicitário, não é nada, é blogueiro. Logicamente que algumas vertentes profissionais têm mais afinidade com estas ferramentas, mas nada impede que qualquer cidadão alfabetizado e digitalmente incluso tenha seu "diário virtual" ou sua "ferramenta de microblog".

Digo isso para chegar a um ponto crucial que meus amigos e profissionais de jornalismo sempre abordam, a polêmica não obrigatoriedade de formação para jornalistas. E como, digamos, um usuário "avançado" que me considero das notícias em geral, sinto-me na obrigação de me posicionar a respeito: Sim, sou a favor da obrigatoriedade do diploma.



UMA PAUSA - Enquanto escrevo este artigo, o jornal o Estado de São Paulo completa 276 dias sob proibição de publicar as matérias referentes à investigação da operação Faktor, da Polícia Federal, em cujas irregularidades está envolvido o filho do cidadão José Sarney, que dispensa apresentações. Clique na imagem acima e vá ao blog da Tuka Scaletti para saber mais.


Mas por outro lado, considero a formação de jornalistas no Brasil algo distante da realidade do mercado, afinal, quem os contrata é o mercado, e não a "sociedade", como constantemente a questão é abordada. Indepente das mudanças que o ensino do jornalismo deve sofrer, e isso é assunto para outro artigo, o diploma universitário (no mínimo) deve ser requisito para a contratação. Caso contrário, estamos sujeitos à transformar a nossa já suspeita Liberdade de Imprensa em Libertinagem de Imprensa. Se é que já não o fizemos.

domingo, 2 de maio de 2010

CLIPE DA VEZ - Audioslave - Like a Stone

Não poderia dar errado. Um front a base de Soundgarden e Rage Against the Machine. Tom Morello e Chris Cornell fazem um rock pensante de qualidade, com as melhores influências de Seattle. A banda acabou em 2007, mas sabemos que projetos como esse não precisam se repetir, já fizeram história. Com vocês, Audioslave.


Contratextos com série especial "Prejuízos Culturais"

O blog Contratextos terá uma série de artigos intitulada "Prejuízos Culturais". Nesta série será abordada a atuação dos meios de comunicação (todos eles) em situações que geram prejuízo à informação, cultura, cidadania e entretenimento. Na primeira parte, o caso de Sean Goldman, e a exposição de uma criança aos devaneios selvagens de familiares, advogados e imprensa. Clique aqui para ler o artigo.


sábado, 1 de maio de 2010

Desmandos e crises do quase rock

Os roqueiros não são mais os mesmos.


Vou acompanhando com bastante humor aos atritos gerados entre as bandas de quase rock contemporâneo que pintam por aqui. A delícia da vez fica por conta, claro, de Tico Santa Cruz e o tal Di Ferrero (esse cara não tem um nome?). Quem pensa que a coisa é recente, se engana. Há algum tempo, tivemos no blog do Tico Santa Cruz o prazer de ler um artigo sensacional sobre o plágio da banda NX - Zero, carinhosamente apelidada por ele, na ocasião, de NX-Erox. Era um artigo digno de ser aceito como uma obra prima da crítica à cultura emo. Depois disso foram farpas do próprio Tico com o empresário dos emo-boys, aliás, a pessoa que mais ganha com aquilo que eles se propõe a fazer.
Mas convenhamos, também, que o Detonautas fez bastante sucesso embarcando na onda emo, numa época onde tudo o que se ouvia eram eles e o CPM 22. Ninguém imaginava que oTico iria se mostrar um roqueiro engajado.
O que importa é que ele é uma bandeira hoje de um rock morno, e tenta mostrar o lado polêmico que sempre anda junto com os roqueiros, palavras duras, opinião firme, bons textos (Tico escreve primorosamente), e claro, guitarras distorcidas.
A opinião de Di Ferrero quanto ao Raimundos não importa, afinal, ele pode gostar de rock, e até da Pitty o quanto quiser, mas jamais poderá se considerar um roqueiro por não ter cultura na sua essência. Raimundos e Tico Santa Cruz têm feito boas apresentações, e Rodolfo não quer saber de voltar, pois hoje faz música quase cristã.
Enfim, se não fosse o quase, teríamos uma polêmica um pouco mais quente, daquelas de ganhar tablóide, por enquanto, ficam com um post aqui no Cultura em Foco mesmo.