sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

A era dos macacos



Este homem é Charlies Darwin, criador da Teoria da Evolução. Clique nessa sombria imagem e leia meu último artigo em 2009, numa homenagem singela à esse bem-humorado senhor.

Viva os Republicanos

Fiz mais um teste na revista Veja e descobri, vejam só, que se fosse americano eu seria um Republicano Moderado. Tudo bem, continuei gostando dos resultados. Já tem gente me chamando de "praticamente um ditador". Bobagem gente, é apenas um teste, uma brincadeira. Aliás, por falar em brincadeira, o encontro Cultural entre presidentes da América Latina no Brasil tem o seu quê de comédia. Cristina Kirchner teve que pedir "mais objetividade" ao encontro, o presidente do Equador, sorridente, diz que vai dar um calote no Brasil, bebendo o nosso vinho e comendo na nossa mesa. Incrível como o carisma de Lula só serve mesmo para encantar os pobres, ignorantes, miseráveis e algumas minorias. O que a América Latina precisa, mesmo, é de uma Sarah Palin, que seria a navalha ideal para derrubar os pêlos dos barbudos.

fonte: não interessa.

Madonna e os cambistas

Os cambistas estão sofrendo para revender os ingressos para o show da Madonna. Agora tem gente achando ingresso até por R$ 40,00, segundo o Terra. Ainda assim está caro.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Novidade na área.


Acabo de ler no site da BBC que o Brasil é um dos primeiros no ranking de suborno. A reportagem afirma que o país está em 5° colocado no fator IPS ( Índice de Pagadores de Suborno), num estudo realizado pela ONG Transparência Internacional. Estranho, eu achava que era pior. Em primeiro lugar no maravilhoso estudo estão empatados Bélgica e Canadá. Mais detalhes sórdidos no site da BBC Brasil.

domingo, 7 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008




Pois é, algumas verdades precisam ser ditas. Clique na imagem e leia o artigo anual de retrospectiva. E boa sorte no próximo ano.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Uma boa matéria para os cristãos.



Na Veja desta semana, além do relato jornalístico sobre a tragédia em Santa Catarina, uma boa reportagem sobre a vida nas Comunidades Católicas. Com uma visão secular, a matéria aborda as dificuldades e sacrifícios dos chamados à essa vocação. Vale a pena ler.

domingo, 30 de novembro de 2008

voltando à ativa

É irônico passar uma semana sem abrir a internet para “fuçar” um pequeno editorial para meu blog. Foi uma experiência marcante, depender dos telejornais e dos veículos impressos para ter alguma informação. Depois de exatos sete dias, decido navegar e o que vejo é que quase nada mudou desde o último domingo. Segue uma pequena compilação de percepções que tive durante a semana, e das notícias que acabei de ler, neste meu reencontro com a rede.
A tragédia em Santa Catarina reflete dois fatores que não estão sendo discutidos. O estado também vive do Turismo, a exemplo de outros, e percebe-se que a infra-estrutura não está sendo questionada. Estão fadados a serem mais uma “casca” turística que suga suas paisagens cobrando em dólares dos estrangeiros, em detrimento ao restante deste imenso escopo social, que talvez esteja crescendo inadequadamente e sem nenhum planejamento. A tragédia nos abre os olhos às periferias, que fatalmente sofrerão as conseqüências da ilegalidade das invasões, incentivadas por um tal socialismo democrático, e pelo êxodo resultante dos sonhos em busca de uma melhor qualidade de vida. Não adianta querer acreditar que todas aquelas casas são de gente que nasceu nos morros da bela Floripa, construções visivelmente suicidas. Resta-nos saber se a tragédia terá como resultado as lições mais corretas, ou se seremos obrigados a assistir a esse deprimente espetáculo novamente, no mesmo lugar.
Mudando de assunto, Michael Jackson não conseguiu enganar o árabe em 7 milhões de dólares, seria muita pretensão do cantor. Nesse povo não dá para dar o calote, ainda mais num montante desses. E mais, ele não está em condições de negociar, uma vez que pode, inclusive, perder o Neverland para a justiça americana, por falta de pagamento de suas dívidas, algo em torno de 25 milhões de dólares. Não há dúvida, o negócio de Michael é mesmo cantar e dançar.
Falando em Terra do Nunca e outras fantasias, estamos às voltas com os boatos da morte de Batman, o justiceiro morcegão das HQ’s. O playboy Bruce Waine deverá ter o seu Rust in Peace decretado, mas os fóruns estão discutindo isso há pelo menos dez meses. Comenta-se até que a história já aconteceu na série Batman na Terra, nos anos 70. Enfim, teremos que esperar, afinal, heróis que morrem geram muita renda, depois eles voltam para nos assombrar.
abraços e logo mais novidades

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Muita Correria!!!

Viagem marcada, ensaio, amanhã tem encontro da pós de C0municação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias, e também tem o TechnoChristi, evento gospel Católico no Cajuru, mais precisamente no Centenário, onde participarei com uma guitarra improvisada. Isso aí, a vida é movimento, esse é o nosso estado natural, nunca o repouso. Em breve mais novidades do Cultura em Foco.

abraços a todos.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dia da Consciência Negra

Curitiba, uma cidade predominantemente negra, não decretou feriado. Por quê será?

Uma grande data, eu é que não vou deixar passar em branco, senão serei acusado de racismo.

Boa festa a todos.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Tomara que chova


Pessoal, esse é o novo modelo da Linha Turismo em Curitiba, perfeito para uma cidade que quase não chove como a nossa. Em tempos de aquecimento global, está aí a demonstração de vanguarda da nossa província. Eu também quero ir!

Isso é bom ou ruim?

A imagem acima é do teste que eu fiz no site Veja.com para saber a minha posição política. O resultado revelou que eu sou um "Antiliberal de centro-direita - não concordo que o mercado seja controlado pelo Estado, e admito a existência de restrições à certas liberdades individuais."

Sabe que eu gostei disso? Já estou meio orgulhoso, agora é só procurar um partido político.

PARABÉNS AO ROBISON !!!

O aloprado responsável pela arte e os vídeos do Cultura em Foco está fazendo aniversário! São 30 anos de muito barulho e criatividade! Parece que tem mais, mas o importante é que tenha saúde!

Abraços!

A volta dos poemas

É hora da arte voltar a dominar o seu espaço. Bem vindos aos novos poemas, espero que gostem.

Abraços.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Mais uma piada sobre a Xuxa.

Não é maravilhoso? Xuxa é homenageada pela Conferência Mundial do Meio Ambiente. Tudo bem que ela se dê bem com animais, faz parte do xou. O que mais intriga foi ela ser convidada a ser a porta-voz contra a exploração sexual infantil. Vamos encrementar esta informação, em breve, o embaixador será, ninguém mais, ninguém menos do que Michael Jackson.

Vou levar na esportiva, só pode ser piada.

Ben-Hur ao vivo

Londres terá a famosa cena da corrida de bigas apresentada ao vivo em uma casa de espetáculos local. São mais de 400 atores e 100 animais! O espetáculo terá a participação do produtor Mark Fisher, que será responsável pelo design e efeitos pirotécnicos, o mesmo que produziu a abertura das Olimpíadas de Pequim. Com certeza, se você puder, dê um pulo até lá para ver. Cuidado com a polícia.

Fonte: BBC Brasil

Clawstone in Blog

Já está no ar o blog da Claw Stone, grande intérprte curitibana dona de uma vez de estremecer os guetos do Mississipi. Clique aqui e dê uma olhada nos vídeos e posts da grande Claw!

Morram de inveja, vocês não tem tempo para isso

Está no site da BBC, o recorde mundial de derrubada de dominós! Mais de 4 milhões de peças caíram na Holanda durante um programa de TV! Seria possível montar um desses por aqui, mas em vez das inocentes peças de dominó, poderíamos usar parlamentares...

Clique aqui e dê uma olhada neste e outros vídeos do site da BBC.

Últimas notícias

É quase meia noite e acaba de acabar o CQC, sem o quadro Proteste Já, que consolida a ferramenta do jornalismo que todo mundo deveria fazer. Por falhas técnicas, o quadro não foi exibido, ficam meus sinceros parabéns pelo erro, apesar das falhas técnicas, errar é humano, e o CQC, mesmo errando, continua na frente dos outros.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Estamos de volta

Com profecias e mais ritmo agora, o Cultura em Foco volta com sua missão de despertar o pensamento crítico e cultural. Clique aqui para ir ao novo artigo de Allan Jones, e boa sorte.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Esse vale a pena


Estivemos, no último dia 29 de outubro, no encontro de autógrafos do escritor acidental Willian P. Young, autor do best-seller "A Cabana", atualmente o livro mais vendido nas listas mais influentes do Brasil e do Ocidente. Willian, com bom humor inteligente e espiritualizado, respondeu perguntas durante uma hora na Livraria Curitiba do Park Shopping Barigui.

O livro atinge com competência a todos os públicos possíveis, com uma linguagem simplificada e de alto impacto ao mesmo tempo. Dois milhões de exemplares depois, a comoção ainda é muito forte entre os leitores, com uma diferença vital que distingue a obra de outros fenômenos editoriais anteriores, o preço justo. Esse fator compactua com a idéia de acessibilidade que o livro proporciona nas palavras de encorajamento ao encontro pessoal com Deus. Assim, o livro se consolida diante da contestação de obras desnecessárias que se tornaram best-sellers, como o Código da Vinci, Conspiração Franciscana, A Profecia Celestina e tantos outros que se aproveitam, simplesmente, de fatos históricos para adaptarem sua ficção à um mercado vendável. A Cabana, entre todos, é o que vale a pena.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

PRIMEIRA PRODUÇÃO EM VÍDEO DO PROJETO CULTURA EM FOCO

Amigos leitores, o Cultura em Foco está se desdobrando em vertentes culturais mais profundas. Com a colaboração de Fábio Balemberg e Robison Dominoni dos Santos, a equipe agora vai se especializando no marketing cultural, e pra começar com o pé direito, fizemos a nossa primeira produção focada à inclusão social e diversidade. Atendendo ao concurso cultural da Claro Celulares, está aí o vídeo curtíssima-metragem que está concorrendo no certame Claro Curtas, cujo tema abrange inclusão social e diversidade. Um pouco mais de um minuto, porém, demandou alguns dias de trabalho rápido e objetivo. O vídeo no You Tube, sob o título "Diversidade e Inclusão" e já está arrebanhando acessos. O projeto Cultura em Foco está na incubadora, e já está dando o que falar! Fiquem atentos, por que logo vêm aí as produções do "Projeto Só Deus Sabe", e de tantas outras que falarão muito de teatro, cinema, música, literatura,etc.
Clique aqui , assista e opine. Esperamos que gostem, e participem da idéia de democratização do acesso, do direito de ir e de vir, e de todos os direitos que nos garantam uma sociedade mais culta, e justa.

sábado, 11 de outubro de 2008

curtas e sem dor.

- Campeonato Brasileiro: O Flamengo, de Márcio Braga, Caio Júnior e do fantástico goleiro Bruno (que faz parte da seleção de jornalistas da Globo) levou um também fantástico show de bola do Atlético Mineiro. Com isso, resta agora ajudar a resgatar o Vasco na próxima rodada, devolver o Bruno ao Galo, e o Caio Junior ao Paraná Clube.
Que volte Joel Santana, Zico, Júnior, até o Renato Gaúcho...

- 50 anos de Bossa Nova – Roberto Carlos e Caetano em um inesquecível encontro. Para comemorar o ouvido absoluto de João Gilberto, que romanticamente influenciou os dois e mais alguns abastados da época. Interessante que tanta gente foi influenciada, mas gravar bossa nova mesmo, quase ninguém gravou. Tim Maia arriscou alguma coisa nos anos 90, Caetano na verdade toca algo de samba com preguiça, Roberto Carlos também. Então por que não deixaram só o João Gilberto cantar? Os outros não têm nada para comemorar.

- Eleições: A comédia eleitoral brasileira, pelo menos em Curitiba acabou, com a previsível vitória de Beto Richa. Vamos nos transformando em uma ilha diante da tamanha ascensão do Partido dos Trabalhadores, cujo objetivo é tornar-se o maior do país, dando sequência ao seu plano de poder.

- Eleições II: Como prêmio, teremos o também fantástico Professor Galdino na Câmara de Vereadores, com uma votação que mais parece um recado à velha guarda política da cidade. O resultado, também não se pode omitir, foi resultado do jingle mais conhecido das eleições em Curitiba, muita gente foi votar com a maldita musiquinha na cabeça. Galdino viu sua popularidade aumentar mais de dez vezes em relação a 2004, quando teve pouco mais de 1600 votos. Segundo o Portal RPC, até atentado o político sofreu. Mas agora, está tudo bem, a vizinhança da Mariano Torres agradece.

- Estados Unidos – Sarah Palin é um sonho feminista, ao mesmo tempo caótico e desordenado, que beira a um folclore mal remendado nas eleições americanas. Pode não ser a melhor das conclusões, porém é certo que a vida política americana se tornará mais interessante depois dela, vitoriosa ou não. Obama pode até vencer, mas terá vencido, na verdade, não um branco conservador, mas uma mulher, e isso tirará o mérito de uma vitória clássica de uma minoria. Os republicanos tiraram a graça da vitória dos democratas desta vez.

- Estados Unidos II – É impressionante a empolgação dos americanos diante de ocasiões como o discurso de candidatos. Até os candidatos a vice, principalmente Sarah Palin, têm uma importância crucial na campanha. São verdadeiras festas onde são ouvidos com atenção, raramente aparecem os tais artistas de endosso (ao que me parece, os artistas de lá são bem remunerados, dispensando esse tipo de trabalho), e os discursos duram mais de 40 minutos. Impressionante.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O "piti" do mago

O blog do pseudo letrado Paulo coelho contém um desabafo emocionante com sua decepção com o Ministro da Cultura, Juca Ferreira. A historinha é mais ou menos assim: Paulo convidou Juca para ir à Feira de Frankfurt, que Paulo considera o maior evento literário do mundo, e talvez realmente seja, pois tudo no mundo é muito mais literário que no Brasil. Juca disse que não poderia ir porque estaria com outros ministros da cultura da América Latina em um importantíssimo encontro onde discutiriam as influências Africanas na cultura do continente. Também acredito que seja um evento importante, afinal influências africanas são percebidas em tudo por aqui, até mesmo nas cotas universitárias e nos ministérios, com todo o respeito, inúteis. Uma coisa é certa, de um lado ou de outro a inutilidade impera. Paulo Coelho deveria usar menos a Bíblia em seus pobres textos mágicos, e o ministro da Cultura deveria fechar as portas do ministério e juntar-se aos latino-americanos para um passeio cultural, pago por ele próprio, por toda a extensão da Cordilheira dos Andes. Assim, como num passe de mágica, ambos teriam mais com que se preocupar, fariam as pazes e, quem sabe, marcariam para percorrer o Caminho de Santiago juntos, sem previsão de volta.

domingo, 21 de setembro de 2008

Magia



Estivemos na sexta-feira, dia 19 no Memorial para prestigiar o 7º Festival Anual de Mágicas, organizado pela Magipar. O evento é de abrangência nacional e conta com a participação de empresas especializadas em artigos para o gênero. Bem organizado, encontramos o auditório lotado apesar da pouca divulgação do evento. Na percepção do mundo atual, espera-se cada vez mais do mágico, em função das superproduções de mídia que fazem com que a palavra magia seja cada vez mais ornada com efeitos especiais de cinema à La Harry Potter. Porém depois de presenciar as apresentações de Kiron, Carlinhos, Delfos e Wander percebemos que a verdadeira magia não está nos efeitos. O carisma de cada um no tato com o público valorizou as apresentações, que se deram no melhor estilo circense. Percebemos que falta-nos um pouco da simplicidade, fruto da dimensão dada aos ilusionistas do mundo inteiro, que reúnem multidões diante das câmeras de televisão, e fazem da pirotecnia sua especialidade. Aqui, com Memorial em plena reforma, a Magipar fez acontecer algo que nos faz pensar sobre a verdade da mágica: a magia está, realmente, nos olhos da platéia.



Parabéns aos organizadores, e um agradecimento especial ao Mágico Ravel, que nos recebeu e orientou. Ano que vem tem mais.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

PROFECIA DO DIA

A humanidade continuará pagando para ser enganada.
A diferença entre hoje e amanhã é apenas o preço.

Homenagem do Cultura em Foco


Clicando na imagem você assiste ao vídeo da música
Great Gig In The Sky, composta por Richard Wright





Apenas uns poucos malucos sabem a importância da banda ou do recém falecido tecladista Richard Wright. A maioria prendeu-se aos efeitos alucinógenos de Roger Waters com seu muro caído. O Pink Floyd cantou a guerra, a repressão, a fobia, o sexo, a fome e as drogas com maestria suficiente para se ver livre de Roger Waters, e assim o fez. Wright, mais do ninguém, fazia parte do time, foi co-fundador do grupo cujas músicas ressoam até hoje com inteligência e agressividade. Não é fácil encontrar bons tecladistas. Uns são virtuosos demais, outros simples demais. Wright dispensa comentários, era bom, fazia o que a música pedia e mantinha-se numa discrição que deveria ser ensinada a todos do meio artístico. Afinal, quem deve aparecer mais é a arte e não o artista. Richard Wright assim o fez.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Arranca-me os olhos (pop x erudito)




O Palácio de Versalhes, na França é uma das maiores ostentações culturais do mundo. Patrimônio Mundial da Unesco, o local tem sito a causa de controvérsias e reclamações dos eruditos locais. O motivo: a exposição do escultor (pop) Jeff Koons, cuja ex-mulher é nada menos do que a excelente política italiana Cicciolina. Apesar de ser um dos mais caros artistas da atualidade, a classe erudita afirma que o local é "nobre demais" para tal exposição. A erudição é algo que faz pecar, com os olhos e com a língua. Seguindo a máxima bíblica, a nobreza francesa deveria jogar-se ao solo e implorar ao céu: "Senhor, arranca-me os olhos". Cegos, talvez, se calassem. Clicando na imagem acima, você vai ao site da BBC e pode ver mais fotos da exposição.


fonte: website BBC Brasil


domingo, 14 de setembro de 2008

Que bela amizade

Dilma e Gleisi me lembram uma frase, da qual não me lembro o nome do autor:
"A amizade entre as mulheres é apenas um cessar de hostilidades."



Temos sentido uma identificação feminina muito forte com a candidata petista Gleisi Hoffmann. Talvez pelo visual caprichado e pela postura imponente apresentada por ela, ou ainda pelo seu penteado “imexível”, e pela sua aparente atitude de "mulher moderna". Com seus 42 anos, a moça é esperta, é advogada e já trabalhou com política em todos os lugares do mundo, menos Curitiba. A estratégia petista deste ano é uma grande piada, como sempre. Dilma esteve aqui, Vanhoni, outra piada, também está pela área trabalhando com a militância petista; ou seja, a Casa Civil e o Congresso podem esperar. A figura da mulher vencedora e determinada que tanto Dilma quanto Gleisi tentar passar é outra parte desta grande piada. Dilma lá está por que Lula se elegeu. Gleisi aqui está por que Vanhoni não agüentava mais levar pau aqui em Curitiba, e queriam alguém com uma imagem mais “curitiboca”. Os marqueteiros do PT já foram melhores, incomodaram mais com Vanhoni do que vão incomodar com Gleisi. Quanto à ala feminista, esquerda por natureza, pode continuar espernenando, que nem outra queima pública de sutiãs fará mudar o fato do PT levar outra surra em Curitiba. Amém.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

PROFECIA DO DIA

"Não demorará muito, em breve, mais de 90% da população terá, nos seus doces ou amargos lares, uma foto imponente de um membro da família em um belo porta-retratos: o cão. "

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Nada de Feriado



Isso mesmo! Clique na imagem acima e vá à primeira matéria presencial do Cultura em Foco. Rock'n Roll e cerveja no John Bull dia 06 de setembro, com a banda Carenagem, que toca no circuito Moto Clube de Curitiba.

abraços a todos

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Um artista póstumo



Acabei de conhecer a música da americana Eva Cassidy, dona de uma harmonia invejável e um timbre limpo digno de reverência. Eva faleceu em 1996, vítima de câncer, aos 33 anos. Não ficou famosa por não aceitar as já conhecidas intervenções das gravadoras. A obra fica, e o pós-morten acaba sendo, ainda hoje, a melhor maneira de se vender música de qualidade. Eva vendeu, em 2001 mais de 4 milhões de cópias do seu álbum, Songbird. Um belo epitáfio de uma voz que lembra uma elegia divina. Vale a pena buscar.

sábado, 23 de agosto de 2008

O que vale Ouro no Brasil


Eis a comédia da vida esportiva no Brasil. Ocupam um precioso espaço na agenda da mídia para divulgar a atuação dos brasileiros em Pequim, ou Beijing, ou qualquer ing. O que vale ouro, realmente é o tempo dispensando para abertura e acompanhamento dos jogos, onde vemos, na maioria dos momentos, o choro dos atletas brasileiros em função das derrotas previsíveis.

As grandes redes poderão, da próxima vez, tranquilamente, absterem-se da transmissão, poupando-nos da cômica atuação dos atores do esporte brasileiro.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Um novo membro na família?

Um coelho que funciona com Wi-Fi, é despertador, conta a previsão do tempo, lê livros, conta histórias sobre o que está acontecendo no mundo, esse é o Nabaztag, a versão mais cara e sofisticada do bichinho virtual. Algo que vai bem além das expectativas tecnológicas que temos e suas reais utilidades. Clique aqui e saiba mais sobre o coelhinho.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Saudades do Gage?


Vocês eu não sei, mas eu estou. Clique na imagem e veja o clip em homenagem à Gage Willian Creed, personagem marcante do filme "Pet Sematary".

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Eles voltaram


Consolidando cada vez mais a onda de remakes e revivals, é com orgulho que a Sunny brinquedos está comemorando o sucesso da volta do Playmobil ao mercado brasileiro. Dez anos após sua retirada, o brinquedo, que voltou em maio às prateleiras das lojas, dá sinais de que o sucesso dos anos 80 deverá, se não se repetir, se aproximar de um estágio de maturidade comercial semelhante. São 14 linhas, incluindo uma série para colecionadores. Logicamente que, a estratégia de lançamento atingiu, inicialmente o público adulto. A saudade continua vendendo bem, afinal, saudade também é cultura.
Fontes:

terça-feira, 29 de julho de 2008

Sem cultura


Segue transcrição do blog do ex-deputado Roberto Jefferson:


O jornal Estado de S.Paulo afirma que organizações de defesa da reforma agrária e seus aliados no Congresso estão se articulando para dar maior segurança jurídica ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Instituído em 1998 por portaria do então ministro Raul Jungmann, o programa foi ampliado no governo Lula. De lá pra cá, seu orçamento foi sextuplicado: passou de R$ 9 milhões para R$ 54 milhões, como mostrou a reportagem. A articulação, liderada pelo Movimento dos Sem-Terra (MST), maior beneficiário do programa, tenta criar uma espécie de blindagem, transformando o Pronera em política de Estado, com estrutura e orçamento próprios e menos vulnerável a oscilações políticas. No governo Lula ocorreu uma explosão dos cursos universitários oferecidos a assentados. Em 2003 havia 13 cursos, todos na área pedagógica, com 922 alunos matriculados. Hoje são 3.649 estudantes em 49 cursos que vão da Agronomia ao Direito, passando por Ciências Sociais e Geografia. Mas o que choca mais é que esses estudantes não enfrentam vestibulares comuns e não ingressam no ensino universitário por mérito, mas por indicação dos líderes sem-terra. E ainda têm um calendário escolar diferenciado, que lhes permite conciliar atividades acadêmicas com o trabalho no campo. Além dessa mamata, muitos ainda recebem uma ajuda de custo mensal de R$ 300. Tudo custeado com o meu, o seu, o nosso dinheirinho. É muita cara-de-pau!


Enquanto isso, a cultura vai se perdendo, guerreando pelas migalhas que caem da mesa do governo. No mínimo, vergonhoso.

Castelos de Areia


Há vagas, na excentricidade do primeiro hotel de areia do mundo, que já tem até hóspedes. Instalado na praia de Weymouth, em Dorset, sudoeste da Inglaterra. Por R$ 31,00 o pernoite, pode-se aproveitar a desconfortável instalação, que não tem teto, nem banheiro. As camas também são feitas de areia. O maior argumento a favor do empreendimento é que, pela manhã, as ondas batem na porta, sugerindo um ótimo jeito de acordar. O hotel ficará aberto até que a chuva o leve embora. Seria uma boa idéia, também, construir um Congresso Nacional de areia, que ficasse aberto só até a próxima chuva, afinal, a efemeridade da arte também a valoriza. Fica a sugestão.
Fonte: BBC Brasil

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Ninguém esquece.



Clique na bandeira nazista e vá à interessante reportagem postada no Blog Acerto de Contas sobre os ataques neonazistas pela WEB na Alemanha. A chamada "extrema direita" está apavorando a esquerda alemã com perseguições reais aos antifacistas, antinazistas e outros anti. A ideologia nazista permanece, cercada pelo glamour dos contadores de história, imprensa e mídia que ficam o tempo todos se questionando sobre "como Hitler era tão amado?". Na verdade, muita gente se atrai pela dominância e organização da Alemanha de direita. Que se retenha o que é bom, e que se condene o que for nocivo, tanto de nazistas como de outras facções. Afinal, culpados somos todos, desde que nascemos.

A elegia da guerra


A troca de corpos e de soldados entre o Hezbollah e a Síria demonstra uma afetividade, mórbida, porém correta, na imensa e contraditória noção de sagrado no Oriente Médio. A importância de tal ato tem seu ápice no emocionante reencontro das famílias com os entes vivos, e no direito santo de se dar um final digno aos corpos dos falecidos, alguns da década de 70. Por mais demagogia que se perceba, no Brasil, a relação do Estado com seu povo debocha do direito dos parentes dos brasileiros desparecidos durante o regime militar. Longe da organização, respeito e cultura dos povos do Oriente Médio, que aos olhos ocidentais parecem ser primitivos, estamos nós, com nossa ignorância tirânica e depressiva, além, é claro, das lágrimas de crocodilo. Todos sabemos, os militares jamais devolverão corpos. O que realmente importa, por aqui, são as indenizações. Até já posso imaginar o epitáfio no enterro simbólico das vítimas no Brasil: " João da Silva Nascimento: 1956 - Despedida: R$ 2.000.000,00".

domingo, 20 de julho de 2008

O Ministro é um show!

Não tenho dúvidas de que o ministro da Cultura, o nosso estimado Gilberto Gil é um dos maiores nomes da nossa música. Cada vez mais ele prova isso, como no show que fará no Líbano, conforme noticiado no site da BBC. A musicalidade do ministro é sem fronteiras, e nada como uma boa música para que todos sintam-se afastados dos males do mundo. Por falar nisso, ele bem que poderia fazer mais shows no Brasil, afinal, estamos precisando "espairecer" também. Muito melhor do que a política cultural do governo, lugar de Gilberto Gil é mesmo no palco.
Clique aqui e saiba mais sobre o show no Líbano.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Você acredita no Diabo?


Se não acreditava, basta observar esta simpática espécie da Tasmânia, imortalizada no clássico da Warner. O bichinho é o maior carnívoro marsupial do planeta, o que também o assemelha ao próprio diabo, que aprecia muito as "coisas da carne".

Porém a BBC (website) sinaliza o perigo de extinção da espécie em função de uma doença que está alterando (quem diria) o comportamento sexual do diabo. Segundo a matéria, o coisa-ruim pode ser extinto em 20 anos. O curioso é que, reagindo à doença, o demônio aumentou sua capacidade de reprodução, gerando ninhadas numerosas, ao invés dos três filhotes (de cruz-credo) de costume.

Pois é, na Tasmânia, o capeta já está com os dias contados. Por aqui, como não existe diabo, não há com que se preocupar.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Uma tragédia anunciada

Não se pode negar o mérito de uma equipe como o Fluminense, que venceu grandes clubes como São Paulo e Boca Juniors para chegar à Final da Libertadores. Mas o que pesa, realmente é que havia uma real esperança de que o clube vencesse a competição! A Rede Globo e a ingênua torcida pó-de-arroz criaram uma fantasia da qual foram vítimas, jogando em casa, com inúmeros ingressos falsos e caros, com celebridades vestindo a camisa tricolor e, claro, com muito olho-gordo dos adversários. Renato Gaúcho insistiu em uma receita que só funcionou por acaso contra São Paulo e Boca Juniors, apostando que, sendo o futebol uma caixinha de surpresas, a qualquer momento pode surgir um gol salvador. Na hora do último pênalti, não vi nenhum daqueles cartazes escritos "Eu já sabia". Incrível. Alguém realmente acreditou neles.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Só o fim




Segundo o portal Terra, uma seita americana está anunciando um holocausto nuclear nas próximas horas. O grupo pratica a poligamia e todos os membros chamam-se Hawkins, sobrenome do líder da seita, Yisrayl Hawkins. Esta não é a primeira previsão apocalíptica do Sr. Hawkins, porém, muitos continuam o seguindo. Fica cada vez mais em evidência a carência espiritual do povo norte-americano, dado que deve ser levado em consideração, pois em situação de alto stress emocional, elegeram Bush por dois mandatos seguidos. O fim de tudo, agora, realmente evitaria que continuassem a fazer bobagens políticas. Quanto a nós, em clima de fim de mundo, temos a obrigação de perdoá-los, afinal, não são os únicos a fazer duas escolhas erradas seguidas. Miserere.


quarta-feira, 4 de junho de 2008

Múmia bem viva


O homem-perestroyka Michail Gorbachev está propondo, na Rússia, que seja sepultado definitivamente o corpo de Lenin, líder da Revolução Russa de 1917, e idolatrado por uma tal esquerda. Interessante que , além da múmia, enterrem-se também os péssimos costumes dos "companheiros" e "camaradas" que se enraizaram na sociedade desde então.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Cada um com seu Herói

Na Colômbia, a mansão do traficante Pablo Escobar foi transformada em parque de diversões. O interessante centro de entretenimento está dividindo opiniões na região, quanto a ser ou não um incentivador às crianças a idolatrarem o narcotráfico. Reina, assim, em lugares comuns, a hipocrisia comunitária onde muitos são devedores de favores às organizações criminosas, e outros, que não receberam esses mesmos favores, todos frustrados pelo biotipo dos heróis que criaram. De qualquer forma, "deixa o menino brincar".


fonte: BBC Brasil - website.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Cultura Punk em Viena


É certa a influência do movimento punk na cultura. Por isso, a cidade de Viena está sediando uma exposição sobre a influência punk na sociedade. Diante disso, cada vez mais estou certo de que " punks not dead ", perpetuam-se nos penteados, nas passarelas, nos jeans e também no radicalismo de algumas facções. Fora um certo romantismo rebelde e algumas contestações relevantes, o punk serviu, realmente, para dar um pouco mais de graça à moda. O Supla que o diga.

fonte: BBC Brasil - website.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Prisão Tardia


O Sr. Lou Pearlman, criador do Backstreet Boys e do N'Sync acaba de ser condenado à 25 anos de prisão, por lavagem de dinheiro, nos Estados Unidos.

Fica somente a triste realidade que nos revela que a fragilidade da polícia americana foi tamanha que, não permitiu prendê-lo antes que houvesse cometido o pior dos crimes: aquele contra os nossos pobres ouvidos.

Acima a foto do bandido.

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Auto Retrato de Muita Gente


A pintura acima está exposta no Museu do Louvre, em Paris, e não deixa seus observadores muito confortáveis. O nome da obra é "Auto Retrato do Maior Verme do Mundo", e seu autor chama-se Jan Fabre. Interessante para uma auto-análise.
fonte: www.bonde.com.br

Cultura Disco em Curitiba

Na próxima Sexta-feira, dia 02 de maio, teremos em Curitiba um ícone da Disco Music: o Village People. Com trinta anos de estrada, o grupo que ganhou expressão nas boates gays americanas já vendeu mais de 65 milhões de discos, e ficou imortalizado com canções como "YMCA " e "Macho Man", que tornaram-se repertório obrigatório em casamentos e formaturas. Além disso, claro, o grupo tem o inconfundível estilo Anos 70 de fazer música, e só por isso, já vale a pena.


Seviço: Village People turnê 2008 Quando: sexta (2) Onde: Curitiba Master Hall (Rua Itajuba, 143) Horário: 21h Mais informações: (41) 3315-0808


fonte: http://www.bonde.com.br/

sexta-feira, 25 de abril de 2008

World Press Foto - novos prêmios


O concurso de fotojornalismo mais conceituado do mundo divulga seus novos premiados, entre eles a imagem acima, feita por Brent Stirton, da Getty Images publicada na revista Newsweek. O local é a África do Sul, e mostra a retirada de um dos vários gorilas mortos recentemente nas montanhas, mostrando um pouco da proporção da estupidez humana em relação ao seu tamanho. Fonte: site da BBC.

Cultura em Curitiba


Quentinha da Fundação Cultural, orquestra gratuita e de bom gosto. Acontecerá neste Domingo, a partir das 11 hrs no Centro Cultural Capela Santa Maria, acima o cartaz de divulgação. Cultura: não tem quem não quer.

Protesto de Primeiro Mundo


Dói no coração ver os protestos que acontecem por aqui. Arruaças, badernas, jovens matando aula em busca de um passe escolar depredando o patrimônio público, professores e seus apitos, sem-terra, etc...

A foto acima é da agência O Globo, postada no Blog do Noblat, e mostra o protesto dos ecologistas espanhóis em Bruxelas. Quanta diferença.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Mais um da BBC


Pode-se ter uma noção do que é controvérsia através das imagens corajosas que foram divulgadas através de fotojornalismo e campanhas publicitárias. A imagem acima é de um teste nuclear realizado pelos EUA entre 1945 e 1962, e faz parte de uma exposição cheia de imagens que causaram polêmica quando da sua divulgação. A exposição está acontecendo na Suíça, e para quem não pode ir até lá para ver, tem uma amostra no site da BBC. Clique na imagem e veja mais detalhes sobre a exposição.

Cultura de uma notícia só.

Não dá para deixar de lado o caso Isabella. Principalmente após a entrevista estratégica do casal Nardoni para a TV Globo. Sabendo claramente que podem vir a júri popular, os talentosos advogados, mais o pai advogado arquitetaram as atitudes e trejeitos dos acusados, propiciando-nos um espetáculo jurídico que nos mostra do que são capazes os profissionais da Lei. Bem remunerados, podem adiar e especular sentenças, buscar brechas nas investigações, postergar decisões e utilizar de todas as formas legais que existem para que seus clientes não sofram os rigores da Lei. Resta aos que não podem pagá-los por tão bom serviço prestado, admirar as performances esquivantes destes profissionais, valendo-se de um ditado escuso que perambula nos corredores da Justiça no Brasil: "Para os amigos, os favores da Lei. Para os inimigos, os rigores da Lei. Para os que não conhecemos, a Lei. "

Cultura de luxo

Uma mostra com caríssimos diamantes chama a atenção do mercado de luxo para a cidade
de Antuérpia, que fica a uns 50 km de Bruxelas. A cidade tem nos diamantes seu principal negócio e a exposição reúne peças utilizadas por nobres e famosos. 80 peças originais cujo valor nem é divulgado para não despertar o alheio interesse pelo alheio. Que não ouçam isso os socialistas. Clique aqui e vá ao site da BBC para conhecer mais detalhes.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Evolução Tecnológica


Agora os rabiscos de Charles Darwin, autor da famosa Teoria da Evolução podem ser vistos na net. Estão disponíveis no site britânico do famoso cientista, que nos remeteu com suas teorias ao eterno parentesco com os animais. Acreditando nele ou não, vale a pena pelo conteúdo cultural histórico e científico dos pergaminhos que reúnem a obra completa de Darwin. Pensando bem, conheço muitos seres humanos que podem, realmente estar diretamente ligados aos animais em suas origens, como o da figura acima. Mas essa é uma outra história. Clique na imagem e visite o site britânico, vale a pena.


segunda-feira, 14 de abril de 2008

Tendências


O ser acima é uma previsão do que podem ser os animais daqui a alguns milhões de anos. Uma exposição francesa chamada "Animais do Futuro" traz várias simulações da evolução da fauna terrestre. Clique na figura para ir ao site da BBC e ter mais informações. Pena que não fizeram dos seres humanos, ou fizeram e não divulgaram, assustados com o resultado.

sábado, 12 de abril de 2008

Cultura da Terra

O Abril Vermelho do MST é assim. Invasões, baderna, bandeiras, bonés, churrasco, e agora, provavelmente cerveja, com a invasão de 600 famílias às propriedades da AMBEV. Mais cultural do que isso, é só a ação sempre conivente da Comissão Pastoral da Terra, exigindo explicações do porquê do assassinato do líder do movimento no Paraná, denunciando a violência dos ruralistas e levantando a bandeira do socialismo disfarçado. Talvez isso fosse mais cultural se a Igreja Católica adquirisse por meios legais, terras e propriedades consideradas improdutivas e assentasse nelas as famílias do movimento, criando assim comunidades rurais inicialmente providas pelo dízimo. Ah! Isso não é possível! Claro que não. Então que se fechem as portas da tal CPT, e que a Igreja ensine a seus fiéis o que eles realmente precisam aprender: espiritualidade e cultura.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Blog do Herek

Esse negócio vai pegar mesmo. O professor Edson Herek está postando na web um pouco de sua vasta percepção de vida e marketing. Bacana para quem quiser ler de tudo um pouco. Marketing, poesia e o que mais for necessário. É mais um a favor da cultura e contra a baixaria na rede. Vale a pena acessar http://novidadesvelhas.blogspot.com/ .

Amém para a vida corporativa.

O tempo é escasso mas vamos vivendo a nossa vida corporativa com intensidade. As empresas
estão sendo queimadas a ferro quente, para serem marcadas com o estigma indefensável e incontestável de "messias" na atual sociedade. Pior para as Igrejas e outras instituições que perdem seus adeptos para o racionalismo cartesiano que torna a tudo, e a todos, doutrinados em uma espiritualidade comprada e adaptada conforme o "jeito de cada um". Assim sendo, surgem cada vez mais "empresas universais do reino de Deus" dispostas a nos libertar, para sempre, da espiritualidade subjetiva e sincera, em troca dos melhores resultados nas nossas planilhas financeiras.
Que na contabilidade de Deus, haja lucro, caso contrário, a falência da alma estará decretada.

sábado, 29 de março de 2008

Cultura Sangue Ruim

O HQ "Sangue Ruim, de Joe Coleman, é uma preciosidade na literatura americana. Cumplicidade, contravenção, crime, vida suburbana e um cenário que revela todo lado obscuro do sentimentalismo de assassinos, prostitutas, andarilhos, bêbados e todos que formam a classe social mais movimentada da sociedade. Vale a pena, no Brasil, por enquanto só esse.

terça-feira, 18 de março de 2008

Justificativa

Caros leitores, como sabem estou em fase final de graduação e o tempo anda escasso. Porém tentarei dar alguns pitacos diários, curtos e sinceros aqui neste espaço mesmo, até as coisas normalizarem. Está em andamento o projeto Cultura em Foco.com para execução no segundo semestre, com livros, vídeos e algumas novidades mais. Enquanto isso, vamos nos divertindo com a crise americana, que logo deverá bater à nossa porta e surpreender nosso governo mensaleiro com sua política de "pão e circo para o povo".
Lembrando a todos que na Sexta-Feira da Paixão, o grupo Lanteri, do qual faço parte, fará a já tradicional apresentação na Pedreira Paulo Leminski, comemorando também seus trinta anos encenando a peça, apesar dos atrapalhos da Fundação Cultural de Curitiba, que mais parece interessada em ver o fim do espetáculo , ou cair nas mãos dos subgrupos que mais parecem aves agourentas esperando que pereçamos. A peça acontecerá, e será uma resposta à FCC da qual, esperamos, no mínimo, que se digne a comparecer à Pedreira para presenciar o espetáculo qual, estamos certos, não conhecem sequer a primeira parte.

Abraços a todos.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Quarta feira de Cinzas - O significado das cinzas

O texto abaixo é para os que não entendem o porquê das cinzas, mais para os católicos
que estão chegando agora, de ressaca do Carnaval. Para os outros, serve para entender
que a Igreja Católica não foi inventada, como outras, e que seus ritos são muito bem
fundamentados.


O uso litúrgico das cinzas tem sua origem no Antigo Testamento. As cinzas simbolizam dor, morte e penitência. Por exemplo, no livro de Ester, Mardoqueu se veste de saco e se cobre de cinzas quando soube do decreto do Rei Asuer I (Xerxes, 485-464 antes de Cristo, aquele mesmo, do filme300) da Pérsia que condenou à morte todos os judeus de seu império. (Est 4,1).
Jó (cuja história foi escrita entre os anos VII e V antes de Cristo) mostrou seu arrependimento
vestindo-se de saco e cobrindo-se de cinzas (Jó 42,6). Daniel (cerca de 550 antes de Cristo)
ao profetizar a captura de Jerusalém pela Babilônia, escreveu: "Volvi-me para o Senhor Deus a
fim de dirigir-lhe uma oração de súplica, jejuando e me impondo o cilício e a cinza" (Dn 9,3).
No século V antes de Cristo, logo depois da pregação de Jonas, o povo de Nínive proclamou um
jejum a todos e se vestiram de saco, inclusive o Rei, que além de tudo levantou-se de seu trono
e sentou sobre cinzas (Jn 3,5-6). Estes exemplos retirados do Antigo Testamento demonstram a prática estabelecida de utilizar-se cinzas como símbolo (algo que todos compreendiam)
de arrependimento.

O próprio Jesus fez referência ao uso das cinzas. A respeito daqueles povos que recusavam-se
a se arrepender de seus pecados, apesar de terem visto os milagres e escutado a Boa Nova,
Nosso Senhor proferiu: "Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se tivessem sido
feitos em Tiro e em Sidônia os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas
se teriam arrependido sob o cilício e as cinzas. (Mt 11,21)
A Igreja, desde os primeiros tempos, continuou a prática do uso das cinzas com o mesmo
simbolismo. Em seu livro "De Poenitentia" , Tertuliano (160-220 DC), prescreveu que um penitente deveria "viver sem alegria vestido com um tecido de saco rude e coberto de cinzas".
O famoso historiador dos primeiros anos da igreja, Eusébio (260-340 DC), relata em seu livro
A História da Igreja, como um apóstata de nome Natalis se apresentou vestido de saco e coberto
de cinzas diante do Papa Ceferino, para suplicar-lhe perdão. Sabe-se que num determinado momento existiu uma prática que consistia no sacerdote impor as cinzas em todos aqueles que deviam fazer penitência pública. As cinzas eram colocadas quando o penitente saía do Confessionário.


O cristão deve se preparar para o começo da Quaresma compreendendo o significado profundo das cinzas que recebe. É um tempo para examinar suas ações atuais e passadas e refletir seus pecados. Só assim poderemos voltar nossos corações genuinamente para Nosso Senhor, que sofreu, morreu e ressuscitou pela nossa salvação. Esse é o tempo, também, da renovação das promessas batismais.


O significado atual das cinzas:

A imposição das cinzas, hoje leva à seguinte reflexão e, recebendo-as, o cristão aceita que :

1. Somos todos criaturas mortais; temos consciência de nossa fragilidade, do inevitável fim de
nossa existência terrestre, nos ajuda a avaliar melhor os rumos que compete dar à nossa vida:
"você é pó, e ao pó voltará" (Gn 3, 19).
2. Somos chamados a nos converter ao Evangelho de Jesus e sua proposta do Reino, mudando nossa maneira de ver, pensar, agir.


Veja mais embasamentos bíblicos sobre as cinzas através das seguintes passagens: (Nm 19; Hb 9,13)
; como sinal de transitoriedade (Gn 18,27; Jó 30,19).
Como sinal de luto (2Sm 13,19; Sl 102,10; Ap 19,19).
Como sinal de penitência (Dn 9,3; Mt 11,21).



OBS: FONTE - MISSAL DOMINICAL, página de 140, © Paulus, 1997
site www.recantodasletras.uol.com.br

domingo, 27 de janeiro de 2008

Bom filme

Para céticos, ateus, cristãos, judeus e outros, o filme "A Colheita do Mal"
é uma boa opção para a reflexão. Cumprindo com competência o verdadeiro
papel da arte, que é fortalecer a cultura e a convivência de todos
os seres humanos, através da beleza e das mensagens que, nem sempre,
serão belas.
O cinema tem estrutura e tecnologia para transformar qualquer mensagem
em um visual que nos ajude a compreender e formar nossas opiniões
sobre os mais diversos temas que envolvem a cultura.
O filme, sem muitos artistas consagrados, exerce com eficácia a soberania
culta da sétima arte. Vale a pena.

domingo, 20 de janeiro de 2008

Maravilha virtual em Cuba


Clique no simpático leão e não perca a oportunidade de fazer uma "tour" vitual
pelo maravilhoso Museu Napoleônico de Havana, sem dúvida um dos mais
importantes acervos do período, que guarda objetos usados pelo próprio
Napoleão. Do site temos também uma panorâmica da Praça da Revolução.
Vale a pena acessar.

Primeiro artigo do ano

O comércio e o BBB já estão movimentados, mas será que é isso que precisamos? Clique aqui e aproveite para deixar seu comentário na seção artigos. Afinal, "sua opinião é muito importante para nós."

abraços e boa leitura

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Aonde anda Capitão Nemo

Este selo foi publicado em Mônaco, em junho de 1955, homenageando ninguém menos do que Júlio Verne, o homem da Nautilus e de muitas viagens inesquecíveis. Vale a pena acessar, é um site de um senhor israelense que dedicou a página a seu filho, que morreu com apenas 19 anos. São selos, ilustrações e muitas curiosidades sobre Júlio Verne. Clique no selo, e boa viagem.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Lembram deste filme?



Este é um dos pôsters do filme "O Corvo", clássico gótico estrelado por Brandon Lee, que morreu
misteriosamente nas suas filmagens. Clique aqui e veja também algumas imagens perdidas das filmagens, entrevista com Brandon, e as cenas cortadas do filme. Realmente interessante.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Portal do Julgamento

A imagem abaixo é do fantásito Portal do Julgamento, da Catedral de Notre Dame. Em estilo gótico, a representação de um juízo final típido, com a balança de são Miguel equilibrando as decisões do Julgador. Podemos observar também, que há um rebanho de condenados sendo levados pelo Coisa-Ruim! Uma grande obra de arte que nos leva, com certeza a pensar sobre o dia em que todos seremos pesados, medidos, e considerados, ou não, suficientes. Todos, sem excessão. A imagem é da Wikipedia.

Portal do Julgamento

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Primeira do ano

Nesta primeira postagem uma breve explanação das mudanças no blog.
A página principal trará, de hoje em diante, mais informações sobre
cultura geral, deixando temas como política, mídia e comportamento
para a seção "artigos", aí ao lado. Justifico afirmando que essas três
áreas da sociedade não têm contribuído significativamente para a cultura.

Estréia também, uma nova seção: Entrevista Digital, onde postarei
breves entrevistas com "gente como a gente". Principalmente vocês que
recebem os links do blog, estarão sujeitos aos convites para
responderem as entrevistas. É mais um espaço para exercermos, por conta,
a liberdade de expressão e a democracia que tanto ouvimos
comentar na teoria, mas que na prática ainda está engatinhando.

A primeira entrevista é com S.C., um amigo que preferiu não ser identificado. Preso
durante o período de uma manhã por uma agressão no trânsito, ele fala um pouco da situação da prisão e da ação da polícia. Aqui.

Feliz 2008 e espero que gostem das novidades.