Quando conheci essa história de blogs, confesso que achei que era apenas mais uma brincadeira adolescente do tipo Orkut e outras coisas. Até então já tinha feito e excluído uns três perfis no Orkut, meu único contato com uma rede social. Via nos blogs poemas, fotinhos, gis animados e posts com palavras do tipo "naum" "kd vc" e outros frutos do analfabetismo internetês. O blog Confraria dos Poetas foi meu primeiro, com um poema sobre rock, mas vi que era algo muito pessoal e decidi entrar para o ramo dos tais "editoriais" de internet. Teria meu blog de comentários, pois já escrevia artigos e mandava para os meus amigos por e-mail. Muitos destes amigos já se tornaram inimigos, o que significa que apesar da pouca audiência os textos dão resultado. O Cultura em Foco começou apenas com editorias opinativas minhas, e depois de dois anos acabou por se transformar em um projeto cultural, em busca das vertentes culturais de Curitiba e analisando de um ângulo diferete a produção cultural em geral. Amigos foram se reunindo à idéia, e também a abandonando, o que é natural e faz parte de qualquer processo de formação de uma organização. As noites com internet discada eram sofridas, em lan houses levando o texto anotado no caderno da faculdade para passar para o blog, depois enviar os e-mails com links. Saudade? Sinceramente nem um pouco. Hoje o blog já está com pouca vertente opinativa, e com a presença de novos editores a minha opinião acaba ficando como uma sombra maldita, nas entrelinhas dos meus posts, mas principalmente nos artigos do Contratextos. E isso deixa a editoria mais atraente, e mais ampla, sem fazer questão de acompanhar a mídia chapa branca e os assuntos mais comentados do momento. Temos hoje no projeto a Cia. de Artes Père Marie, uma companhia de artes que se supera a cada dia com propostas inovadoras em todas as áreas. Também o Projeto Rock Acústico, nosso orgulho mais recente, com músicos de qualidade nos acompanhando e divulgando o blog.
Propagamos uma cultura própria e sem vínculos, e os posts de hoje são a prova disso. Do colorido do trabalho dos irmãos gêmeos mundo afora, postados pelo Samuel Gonçalves, e do vídeo stop motion que a Ana Carolina cavocou na net para abrilhantar esse aniversário.
Além da sua leitura, hoje temos mais um presente. A ressurreição do blog Confraria dos Poetas, com a estréia do ator e poeta Thiago Dominoni nos posts de hoje. A poesia sempre nos acompanha nas entrelinhas, não poderíamos deixar ela sem um espaço especial neste projeto! E cada novo poeta que pintar por aqui vamos ter o maior prazer de divulgar, pois quem pode ver beleza nesta vida e transformá-la em palavras é, por si só, um herói, com todos os méritos.
Agora alguns nomes importantes e muito importantes neste processo todo!
Adriana M. Nunes (@NunesDrika), a paciente namorada que virou esposa, e que viu tudo isso começar. Robison Dominoni, multimídia sempre com qualidade! Os amigos Juliano Magalhães de Lima, Fábio Balemberg, Everaldo Golo (Image Fotos) , a cabeça de pano Emília Pereira, Volnei Pereira (irmão não conta né ), Gilson Latuf (leitor nº1) Adriano Burda (@adrianoburda), Edson Herek (@herek), Moto Clube Dragões da Noite, Grupo Lanteri, Assep (c)ia de Teatro, Comunidade Nossa Senhora de Sion, Blogs Palhaço Piri, Pimentas no Reino, Curitiba no Copo e Bullshit Rock, e em especial para o Carlos Roberto Jr, amigo de faculdade que faleceu no dia 22-06-2008, que foi um dos primeiros editores do blog Cultura Rock. (RIP).
E os grandes responsáveis por essa história são vocês, nossos leitores culturais, esperamos fazer mais e melhor e por muitos anos! Fiquem conosco, por que onde houver arte, existirá uma chance.
Parabéns por todos esses anos de empenha cultural e obrigada por chamar para participar deste projeto!
ResponderExcluirDo mesmo jeito que começou, continuou, agora vai aumentar e funcionar cada dia mais.
Tudo vale a pena. Todo esforço tem seu preço, seja em real ou em aprendizado.
Filosofei, rsrs.
Valeu cabeça!
Obrigado cabeça! Na real você está conosco desde o início!! Vâmo que vâmo!!
ResponderExcluirParabéns amor pelo quatro anos de Cultura, e pelo Confraria dos Poetas, que eu em particular tenho mais de 200 poemas de sua autoria, inspiração de começo de namoro rsrsrs...e que venha mais e mais quatro anos.
ResponderExcluirbjus
Allan,
ResponderExcluirParabéns pelo blog e agora o Projeto Cultura em Foco, Eu e a Ana somos os caçula do projeto e digo de minha parte que pegue o mesmo orgulho que você tem pela arte e pelo CF. E valeu pelo convite!
Abraço!
Vida longa ao Cultura em foco e a todos aqueles que de forma direta ou indireta fazem com que o blog se torne uma referência cultural.
ResponderExcluirO sucesso do Cultura em Foco é um fato, a recompensa virá com toda certeza!
Trás amanhã e trás amanhã de novo,
ResponderExcluirVai, a pequenos passos, dia a dia,
Até a ultima silaba do tempo;
E todos esses novos ontens
Têm alumiado aos tontos que nós somos
Nosso caminho para o pó da morte.
Breve candeia, apaga-te! Que a vida
É uma sombra ambulante; um pobre ator
Que gesticula em cena uma hora ou duas,
Depois não se ouve mais; um conto cheio
De bulha e fúria, dito por um louco,
Significando nada.
*Shakespeare, William.Macbeth,
( Só o tempo mesmo meu amigo... Para trazer paz às palavras ditas pelo homem. Em sua pujança, ele difere tudo e todos. E ficam somente os fortes, pois os fracos sempre caem no sono de Edymion
Parabéns meu amigo... pelos nobres tratados, sobre o nada e sobre o tudo.!
E TENHO DITO