terça-feira, 18 de setembro de 2012

Crítica - Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros


Samuel Gonçalves
 
Na tentativa de vingar a morte de sua mãe, Abraham (Benjamin Walker) tem o plano de destruir Jack Barts (Marton Csokas), que não funciona como planejado. É quando ele conhece Henry (Dominic Cooper), um homem misterioso que o apresenta ao mundo dos vampiros e o transforma em um pupilo que recebe missões pontuais de vilões que se escondem atrás da máscara de meros humanos. Mas Abraham quer o confronto com Barts, que nunca chega. Até se encontrar com seu maior inimigo, ele conhece Mary Todd (Mary Elizabeth Winstead), por quem supostamente se apaixona. Lógico que não vai demorar para que as pessoas que cercam a vida de  Abraham sejam prejudicadas por suas atitudes de exterminador do mal. É quando o protagonista descobre que Barts é só uma ponta de uma liga vampiresca que pretende sair das sombras em breve.

Quando vampiros brilham diante da luz do sol, você acha que não há como tratar a espécie de forma pior nas telonas. Mas eis que Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros chega as telas. Mas o filme não é pior que  Crepúsculo e claro que não tem tanto blá blá blá romântico.

No fim, depois de um começo aborrecido e um desfecho decente, o filme consegue aumentar a mítica em torno do Lincoln real, valorizando um pouco a história do 16º Presidente Americano. 

O ingresso vale pelo fato de retratar um pouquinho a vida do Mr. President Lincoln, claro que o Livro do autor Seth Grahame Smith é melhor.

Há 42 anos o Mundo perdia Jimi Hendrix



Há 42 anos morria Jimi Hendrix, o mais influente guitarrista da história do rock. O norte-americano tinha 27 anos quando foi encontrado morto no Hotel Samarkand, em Londres. Hendrix asfixiou-se em seu próprio vômito.

A idade de Hendrix no momento da tragédia ajudou na criação do mítico "Clube dos 27", formado por músicos que morreram aos 27 anos - a última a integrar a lista foi a cantora Amy Winehouse .

James Marshall "Jimi" Hendrix (do latim que Jimi:"Bunds" e Hendrix: Brancs) (nascido Johnny Allen Hendrix; Seattle, 27 de novembro de 1942 – Londres, 18 de setembro de 1970) foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano. Frequentemente é citado por críticos e outros músicos como o melhor guitarrista da história do rock, e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, em diferentes diversos gêneros musicais.

Depois de obter sucesso inicial na Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de sua performance em 1967 no Festival Pop de Monterey. Hendrix foi a principal atração, dois anos mais tarde, do icônico Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, em 1970. Hendrix dava preferência a amplificadores distorcidos e crus, dando ênfase ao ganho e aos agudos, e ajudou a desenvolver a técnica, até então indesejada, da microfonia.

Hendrix foi um dos músicos que popularizou o pedal wah-wah no rock popular, que ele utilizava frequentemente para dar um timbre exagerado a seus solos, particularmente com o uso de bends e legato baseados na escala pentatônica.

Foi influenciado por artistas de blues como T-Bone Walker, B.B. King, Muddy Waters, Howlin' Wolf, Albert King e Elmore James, guitarristas de rhythm and blues e soul como Curtis Mayfield, Steve Cropper, assim como de alguns artistas do jazz moderno. Em 1966, Hendrix, que tocou e gravou com a banda de Little Richard de 1964 a 1965, foi citado como tendo dito: "Quero fazer com minha guitarra o que Little Richard faz com sua voz."


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

30 anos sem Grace Kelly

Princesa Grace Kelly
 
 Samuel Gonçalves

A morte da atriz e princesa Grace Kelly completa 30 anos nesta sexta (14). Nascida nos Estados Unidos, Grace Patricia Kelly começou a atuar ainda jovem em peças teatrais. Sua estreia no cinema aconteceu aos 22 anos, no filme "Quatorze Horas" (1951) - o pequeno papel não chamou muito a atenção.
 
Grace Patricia Kelly (Filadélfia, 12 de novembro de 1929 — Mônaco, 14 de setembro de 1982) foi uma premiada atriz norte-americana, vencedora do Oscar na categoria Melhor Atriz e, após seu casamento com Rainier III, príncipe-soberano de Mônaco, tornou-se a princesa de Mônaco, sendo conhecida também como Princesa Grace de Mônaco.
 
James Stewart e Grace Kelly com o diretor Alfred Hitchcock 
no set de "Janela Indiscreta", 1953. 
Foto: Getty Images

Além de atriz e aristocrata, Grace Kelly também foi uma filantropa e ajudava especialmente pessoas que desejavam seguir a carreira artística. Seus trabalhos humanitários se intensificaram após seu casamento com o príncipe, pois ela ficara impossibilitada de exercer sua profissão de atriz. Kelly foi madrinha de várias instituições sociais entre elas a Association mondiale des amis de l'enfance, uma organização internacional, criada pela própria, que tem como objetivo ajudar crianças carentes.

Ref. Brturbo.com

Estréia no Cinema - Resident Evil 5 - Retribuição


No quinto filme da série, Alice (Milla Jovovich) se vê presa num complexo da Corporação Umbrella sob uma geleira na Rússia, e precisa contar com uma aliança até então improvável para continuar combatendo a infestação zumbi e os planos de controle global da organização.

Ação/Horror - (Resident Evil: Retribution) EUA, 2011. Direção: Paul W.S Anderson. Elenco: Milla Jovovich, Michelle Rodriguez, Sienna Guillory, Shawn Roberts, Li Bingbing, Johann Urb, Boris Kodjoe, Oded Fehr, Kevin Durand. Duração: 95 minutos. Classificação: 16 anos.