terça-feira, 29 de março de 2011

Taxi Driver, clássico do diretor Martin Scorsese, completa 35 anos


Parece mentira, mas houve um tempo em que os adultos eram o público-alvo primordial de Hollywood. Um ano antes de a história do cinema norte-americano abraçar, para sempre, a causa do entretenimento intergeracional, com o fenômeno planetário de Star Wars – Guerra nas Estrelas (1977), Taxi Driver, obra-prima de Martin Scorsese, integrou aquela que talvez tenha sido uma das últimas grandes safras de filmes para gente grande a sair dos estúdios.



Vencedor da Palma de Ouro, Taxi Driver foi indicado ao Oscar de melhor filme ao lado de pesos-pesados dos anos 70, como Rede de Intrigas (de Sidney Lumet), Esta Terra É Minha Terra (Hal Ashby) e Todos os Homens do Presidente (Alan J. Pakula). Acabou nocauteado por Rocky, um Lutador, escrito por Sylvester Stallone e dirigido pelo hoje esquecido John Avildsen. Era um indício da mudança de ventos.


Passados 35 anos de seu lançamento nos cinemas, Taxi Driver é, entre os títulos citados no parágrafo anterior, o que melhor resistiu ao tempo. Na edição comemorativa que será lançada em 6 de abril no formato Blu-ray, saltam aos olhos as qualidades que fazem do longa-metragem de Scorsese um clássico contemporâneo.



Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo e obrigado por participar!