terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Clipe da Vez - Epica - Feint

Outra obra prima da banda holandesa. Deleitem-se.

Poema do Dia - Serenata

Permita que eu feche os meus olhos,

pois é muito longe e tão tarde!

Pensei que era apenas demora,

e cantando pus-me a esperar-te.

Permite que agora emudeça:

que me conforme em ser sozinha.

Há uma doce luz no silencio,

e a dor é de origem divina.

Permite que eu volte o meu rosto

para um céu maior que este mundo,

e aprenda a ser dócil no sonho

como as estrelas no seu rumo.

(Cecília Meireles) 

via www.astormentas.com 

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Constituição - Antes e Depois

Pois se a primeira Constituição já foi deste jeito, que dizer das outras? A nossa lei é bela,  só isso. Até hoje sabemos que ela serve apenas de pretexto para que o Estado usufrua os benefícios da Democracia, em detrimento dos benefícios a que milhões têm direito.  Via professor Eduardo Bueno. (@brasil1historia)




As Bruxas de Robie Zombie




Está quase pronta a nova produção cinematográfica de Robie Zombie. Segundo o site Omelete, The Lords of Salem conta a história de bruxas com mais de 300 anos que voltam para assombrar uma DJ que as conjurou através da música. É grande a expectativa dos fãs  e dos críticos ao trabalho de Zombie, após "Rejeitados pelo Diabo" e "A Casa dos 1000 Corpos". Vamos aguardar.

Poema do Dia - Chove

Chove... 

Mas isso que importa!, 
se estou aqui abrigado nesta porta 
a ouvir a chuva que cai do céu 
uma melodia de silêncio 
que ninguém mais ouve 
senão eu? 

Chove... 

Mas é do destino 
de quem ama 
ouvir um violino 
até na lama.


Por José Gomes  Ferreira  

via www.astormentas.com 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Estréia no Cinema - Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres


Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada – o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Henrik está convencido de que ela foi assassinada e entrega o caso nas mãos de Mikael Blomkvist, um jornalista investigativo cuja carreira e credibilidade se encontram ameaçados após um processo por difamação.


Estréia no Cinema - Os Descendentes


Depois que sua esposa Elizabeth (Patricia Hastie) sofre um grave acidente de barco que a deixa entre a vida e a morte, o milionário havaiano Matt King (George Clooney) leva suas duas filhas Alexandra (Shailene Woodley) e Scottie (Amara Miller) para uma viagem de Oahu para Kauai, onde ele irá confrontar o corretor de imóveis Brian (Matthew Lillard) com quem ela teve um caso antes do ocorrido.


Estréia no Cinema - J. Edgar


"J. Edgar" é a cinebiografia de J. Edgar Hoover (Leonardo DiCaprio), primeiro diretor do FBI. Por quase 50 anos, Hoover foi admirado e temido. O filme abordará suas decisões à frente do FBI, mas centrará na trama que envolve sua vida pessoal, especialmente sua afeição a Clyde Tolson (Armie Hammer), relação que poderia ter destruído a carreira de Hoover, caso fosse descoberta pela grande mídia da época.




Rouba mas Faz desde os tempos de Colônia

Uma relação promíscua entre Ademar de Barros, que tornou a frase famosa, e Mendes Sá, um dos nossos supostos heróis. Por Eduardo Bueno.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Homens Cordiais na História do Brasil.

O professor Eduardo Bueno faz esses maravilhosos "teasers" no History Channel Brasil. Eles valem muito mais do que a enrolação de aulas de história a que fui submetido durante minha formação escolar. Vale a pena compartilhar. Hoje posto esse com um comentário sobre a famosa Sabinada.

Poema do Dia com Vinícius

Soneto do Amor Total - Vinícius de Moraes 

Amo-te tanto meu amor... não cante

O humano coração com mais verdade...

Amo-te como amigo e como amante

Numa sempre diversa realidade.


Amo-te enfim, de um calmo amor prestante

E te amo além, presente na saudade.

Amo-te, enfim, com grande liberdade

Dentro da eternidade e a cada instante.


Amo-te como um bicho, simplesmente

De um amor sem mistério e sem virtude

Com um desejo maciço e permanente.


E de te amar assim, muito e amiúde

É que um dia em teu corpo de repente

Hei de morrer de amar mais do que pude
.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Boa de Hoje - Lei pode mudar, só não sabemos quando




A nossa lei de Incentivo à Cultura está prestes a sofrer uma pequena alteração, em âmbito federal. Está circulando na pauta do Congresso uma proposta do deputado do PT Newton Lima, que obrigará aos beneficiários pelo patrocínio do Estado, a doarem parte dos produtos originários dos seus projetos para a União, o que já acontece em muitas leis municipais. 

É difícil de acreditar, mas o Estado, além de patrocinar os editais, os quais extremamente direcionados e com evidente favorecimentos aos amigos dos amigos, ainda compra os produtos originários dos editais, ou seja, investe duas vezes nos projetos. 

A proposta está lá, mas com certeza deve esperar muito tempo, assim como qualquer ação que tenha a cultura como foco.  Enquanto isso Chicos, Caetanos e Marias Bethâneas da vida seguem como ícones de uma Lei feita para poucos, num país que se diz de todos. 

Poema do Dia - Autor Desconhecido

Às vezes, parece que a vida não é mais do que um teste para nossa paciência e resistência.

Há dias em que a alegria já acorda em nossa companhia; e há dias em que levantamos sem ânimo, sem mesmo saber para quê, pois até a esperança de felicidade parece extinguir-se.

O cansaço e a desesperança atacam a todos, sem excepção; e há os que sucumbem e se rendem à vida, abandonando a luta e aceitando a derrota.

Que tu não sejas um destes e acordes, hoje, como um bravo; alguém a quem a vida, muitas vezes, não oferece nada, nem mesmo a esperança - mas que, mesmo assim, cerra os dentes, levanta, reage e luta!

Que acordes como um valente, de quem o destino pode tirar os sentidos e a respiração, mas não pode tirar a coragem.

Pois, se a vida nos testa, mostremos a ela que nosso corpo pode ser frágil, mas que nossa alma é de aço.

E que a espinha de um bravo verga, mas não quebra!



via www.astormentas.com


Exposição Titanic em Curitiba - últimos dias




Encerra-se no próximo dia 29 a exposição dos artefatos originais resgatados do Titanic. Os objetos estão expostos no Espaço Cultural do Park Shopping Barigui, e os ingressos custam R$ 30,00. Maiores informações acesse o site

Novo pôster para o lançamento O Corvo

Mais um belo pôster para o filme que colocará Edgar Allan Poe numa intrigante investigação policial, onde um serial killer comete crimes inspirado nas suas histórias. O pôster é bacana, aguardemos o filme.


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Imagens Culturais - Oito belas pernas

Angelika Warmuth/France Presse

Com 9 metros de altura, a aranha de Louise Bourgeois está exposta em frente a um museu da Alemanha. Via Folha de São Paulo.

Crítica - Alcatraz


Salve Galera Cultural

Ontem pela Warner Bros estreou a série de J.J. Abrams (Lost) o episódio piloto de Alcatraz deixou uma ótima impressão bem ao estilo de Abram, mistério, segredos, assassinatos e uma pitada de sarcasmo por parte de alguns personagens.

A série apresenta as investigações em torno de misteriosas ocorrências na ilha de Alcatraz, localizada na área de São Francisco. Há cerca de 50 anos, 302 prisioneiros desapareceram da ilha sem deixar pistas. Sem mais nem menos, essas pessoas reaparecem no tempo presente sem ter envelhecido um dia sequer.

A narrativa de “Alcatraz” apresenta duas linhas de tempo/espaço, algo que já está se tornando uma característica das produções de J.J. Assim sendo, o telespectador acompanha a série no tempo presente e no passado, mais precisamente na década de 1960, quando somos apresentados à história do prisioneiro que será visto em cada episódio. Se a história do prisioneiro predominar na trama de cada episódio, esta abordagem levará a série a se aproximar de uma estrutura antológica.

Fica ai a dica de uma novidade! Basta torcer para não se tornar um fracasso como Lost.

Ref. Veja

Samuel Gonçalves


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Poema da tarde

Bom é que não esqueçais - Fernando Pessoa 




Bom é que não esqueçais

Que o que dá ao amor rara qualidade

É a sua timidez envergonhada

Entregai-vos ao travo doce das delicias

Que filhas são dos seus tormentos

Porém, não busqueis poder no amor

Que só quem da sua lei se sente escravo

Pode considerar-se realmente livre

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Clipe da Vez - Lançamento Bruce Springsteen

Os dinossauros caminham sobre a terra. Aqui vai uma das faixas do novo cd do Bruce Springsteen, ícone do American Way dos anos 80.





Poema do dia: É o poema de quem rasga os versos




                                                                           É o poema de quem rasga os versos


porque os sentiu demais para os dizer

e os ouve nas ondas tão dispersos

como os sonhos que teve e viu morrer

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Crítica - Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras


Por: Samuel Gonçalves

Sherlock Holmes (Robert Downey Jr) está de volta e desta vez encontra um adversário a sua altura o astuto Professor Moriarty (Jared Harris).

O longa se inicia amarrando algumas pontas soltas da película anterior, como uma série de atentados arquitetados por Moriarty, o casamento de Dr. Watson, e o destino da amada de Holmes Irene Adler (Rachel McAdams).

Sherlock e Watson encontram novos aliados como a cigana Simza (Noomi Rapace) e os três adentram a este jogo de charadas, e enigmas criado pelo Professor M. O filme está à altura do seu original se não até melhor, com a sua trilha perfeita, roteiro envolvendo humor, ação, romance e muito sarcasmo por parte de Holmes e de Moriarty.

Robert Downey Jr é mais uma vez brilhante no papel do detetive da rua 221B Baker Street, e encontrou um antagonista a sua altura Jared Harris da vida a um vilão tão inteligente quando Holmes, mas quem vence este jogo?

Fica ai a dica de um excelente filme.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Poema do dia - Capitães da Areia


A cidade dormiu cedo.
A lua ilumina o céu, vem a voz de um negro do mar em frente.
ta a amargura da sua vida desde que a amada se foi.
No trapiche as crianças já dormem.

A paz da noite envolve os esposos.
O amor é sempre doce e bom, mesmo quando a morte está próxima.
Os corpos não se balançam mais no ritmo do amor.
Mas no coração dos dois meninos não há nenhum medo.
Somente paz, a paz da noite da Bahia.

Então a luz da lua se estendeu sobre todos,
as estrelas brilharam ainda mais no céu,
o mar ficou de todo manso
(talvez que Iemanjá tivesse vindo também a ouvir música)
e a cidade era como que um grande carrossel
onde giravam em invisíveis cavalos os Capitães da Areia.

Vestidos de farrapos, sujos, semi-esfomeados, agressivos,
soltando palavrões e fumando pontas de cigarro,
eram, em verdade, os donos da cidade,
os que a conheciam totalmente,
os que totalmente a amavam,
os seus poetas

Jorge Amado

Clipe da Vez: Ramones - Substitute



No início dos anos 70 surgiam várias vertentes do rock nos Estados Unidos e no Rino Unido o punk rock foi uma delas. Em 30 de março de 1974 os Ramones tocaram pela primeira vez.

sábado, 7 de janeiro de 2012

“Novos Mosaicos – A Tinta de Pedra”

Exposição de Mosaicos de Bea Pereira e mosaicistas

Esta exposição de 40 trabalhos propõe uma percepção da importância do mosaico na arte e na história do mundo contrastando com sua evolução na era contemporânea. Pois mostra que a “ tinta de pedra” usada a milênios agora tem a liberdade de ser usada em técnicas e idéias inovadoras.

Ingresso: gratuito

Data(s): 17/12/2011 a 22/01/2012.

Horários: de terça à sexta 9h às 12h e das 13h às 18h – sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h

Espaço cultural: Memorial de Curitiba

Trigésima edição da Oficina de Música de Curitiba começa domingo

A partir deste domingo (8), a cidade abriga mais uma vez os sons produzidos por músicos do mundo todo, participantes dos cursos e espetáculos da Oficina de Música de Curitiba. Em sua trigésima edição, o evento realizado pela Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, e com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel, presenteia a população com uma programação artística e pedagógica de qualidade internacional, que se estende até o dia 28 de janeiro.

O espetáculo de abertura acontece às 20h30 de domingo (8), no grande auditório do Teatro Guaíra, com um concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência do maestro português Osvaldo Ferreira, que também responde pela direção artística da fase de Música Erudita da Oficina. No repertório está a peça "Infinito Presente", composta especialmente para a ocasição pelo pianista fluminense André Mehmari, que se baseou em poemas de Helena Kolody, falecida em 2004. Um dos símbolos da autêntica cultura do Paraná, a poeta terá o centenário de nascimento comemorado em 2012.

O programa, que ainda leva ao palco a premiada pianista brasileira Cristina Ortiz, atualmente radicada na Inglaterra, completa-se com "Acordes poéticos", de Liduíno Pitombeira sobre textos de Júlia da Costa, "Rondó em Ré Maior K 382", de Wolfgang Amadeus Mozart, e "Concerto para piano e orquestra nº 2 Fá Maior Op.102", de Dmitri Shostakovich.

"Em 2012, a Oficina de Música proporcionará uma festa de brilho intenso, fazendo com que a música seja fator de alegria e interação", destaca Roberta Storelli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba. A expectativa pelo sucesso é compartilhada pela oboísta Janete Andrade, que responde pela direção geral do evento e está ligada à Oficina desde sua criação, quando ainda frequentava os cursos como aluna: "A programação preparada para comemorar a conquista de três décadas voltadas à formação e divulgação musical promete ser um presente para os curitibanos e a todos os participantes desse evento marcante".

Serviço:

Abertura da 30ª Oficina de Música de Curitiba, com concerto a cargo da Camerata Antiqua de Curiba, sob a regência do maestro Osvaldo Ferreira.

Data e horário: dia 8 de janeiro de 2012 (domingo), às 20h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto do Teatro Guaíra (Rua Conselheiro Laurindo, s/n - Centro)

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada) e gratuito para alunos da Oficina de Música de Curitiba.

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Estréia no Cinema - Alvin e os Esquilos 3


Os irmãos Alvin, Simon e Theodore partem em uma viagem de cruzeiro juntamente com Dave (Jason Lee) e as esquiletes, formadas por Eleanor, Jeanette e Brittany. Durante a viagem Alvin quer se divertir, enquanto que Dave tenta ter algum controle sobre os esquilos. Numa de suas brincadeiras Alvin acaba em uma asa delta, que o leva, juntamente com os irmãos e as esquiletes, para uma ilha. Dave parte atrás deles usando outra asa delta e acaba carregando consigo Ian (David Cross), o ex-empresário dos esquilos que agora trabalha vestindo a roupa de um pelicano, para entreter os passageiros do cruzeiro.


Imagens Culturais - Beleza oculta das aranhas


Em algumas culturas, as aranhas têm uma imagem positiva. Em partes da África, elas representam sabedoria e inteligência, e mulheres na Sibéria as comem para "aumentar sua fertilidade". Foto: Alain Canard