terça-feira, 30 de novembro de 2010

Curitiba - Lendas e Literatura

Largo da Ordem - Curitiba - Pr


Lendas, clima e hábitos curitibanos criam circunstâncias para uma cena literária potente que transborda o estado para ganhar o país.

Algo se passa com a literatura de Curitiba há tempo. Hoje, a cidade tem uma aura literária que ultrapassa o estado e faz os escritores daqui e os livros escritos aqui serem comentados no país inteiro. Tão importante quanto isso, a cidade venceu o “eixo” para ter um cenário e referências próprios.

Lendas?


O mundo literário de Curitiba não é muito grande nem muito velho, mas as poucas histórias que tem são fabulosas ou trágicas e acabam virando objeto de culto. É a “Teoria das Lendas” e ela faz sentido.

Dalton Trevisan é o “vampiro” de 85 anos intolerante à vida social. Paulo Leminski (1944-1989) era o poeta faixa-preta em judô. Wilson Bueno (1949-2010), o romancista obcecado pela forma do texto que morreu esfaqueado em maio passado. A galeria de autores locais – nascidos ou não em Curitiba – tem figuras simbólicas da literatura experimental: Manoel Carlos Karam (1947-2007) e Valêncio Xavier (1933-2008) são referenciais para autores como Joca Reiners Terron e Marçal Aquino.

Fonte: Gazeta do Povo

Derbys in London - Um Belo Dia



E finalmente,  o tão esperado acontecimento para nossa amiga Derbys: Não, ainda não é um emprego, mas  a NEVE! Segundo ela hoje foi dia de euforia entre os brasileiros. Ela também contou que a  juventude
estudantil lá continua indignada com os cortes de subsídios que geraram protestos nos últimos dias. Olha aí as fotos que ela mandou hoje, sai de mim inveja!  Valeu Derbys, boa sorte aí nas entrevistas!

(Clique nas imagens para ampliar.)




Clipe da Vez - Lynyrd Skynyrd - Simple Man



A história de qualquer banda de rock é difícil, quando uma banda quer fazer algo mais além de simplesmente
tocar, é mais difícil ainda. O Lynyrd Skynyrd é prova viva desta sina. Música e mensagem, comportamento de acordo com o que o mundo espera de um artista, se alguém por acaso esquecer deles, as pedras cantarão suas canções. Com vocês, Simple Man, a conversa franca entre mãe e filho, com a sabedoria do rock: Seja um tipo simples de homem, seja algo que você ame e entenda.




Revistaria - Revista SET - Para Quê Serve um Astro?





A chamada de capa é sobre Harry Potter. Mas há algo mais nesta edição de SET. Uma análise bacana sobre os papéis dos astros na nova Hollywood, suas carreiras e suas atuações político-sociais, o peso da imagem e do comportamento.  A revista traz como sempre a análise das grandes produções, ainda com sua periodicidade irregular, consegue ser muito útil por cumprir um editorial atemporal sobre um tema que sempre é interessante. Se quiser saber mais, ela já está nas bancas. 

Poema da Noite - Concreto e sombra

 
 



Vestidos de cinzas, penitentes
Olhamos as ruas padecendo,
Bêbadas do nosso suor
Satisfeitas com nossas lágrimas

Cai sobre nós a noite bela

Como dádiva tardia
Luzes ofuscantes pesam e nos derramam
E vemos as paredes como paisagens

Aqui não se lamenta pouco
Sofre-se a demora da vida
Da causa ideal que nos envolve
Da derrota perene que o concreto esconde

Eis da noite que surge uma vida nova e fria
Para o remanso que procuramos sob o sol escaldante
Tudo o que queremos
É encontrar sombras abstratas sob o concreto e as luzes

Pois as luzes belas da mentira
Nos matam mais que a verdade que a escuridão esconde
Sob as sombras, vivos estaremos.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Boa de Hoje - O Bonde da Leitura em Curitiba





Taí um gol de placa marcado pela Fundação Cultural de Curitiba, o antigo bondinho da rua XV  transformou-se em biblioteca, com mais de 1500 títulos à disposição da população.  E se você não sabia o endereço da biblioteca pública, é impossível não saber onde fica o bondinho da XV, basta chegar lá com um documento oficial com foto e fazer o cadastro. É permitido emprestar dois livros por vez e ficar com eles durante duas semanas.   O diferencial é que o espaço contará também com títulos contemporâneos, mais raros em outras bibliotecas. Então leitor, não tem mais desculpa, passar pela rua XV agora também é motivo para por a leitura em dia. 

estou ali @allanlpereira

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Boa de Hoje - Deu B.O. Cesar Filho?

clique para ampliar 

É.  Acabo de ler no Paraná On line algumas alterações nas âncoras do jornalismo televisivo. A que mais me impressionou foi a aprovação de Silvio Santos para que Cesar Filho apresente o Boletim de Ocorrência. O apresentador, que teve seus momentos de glória anunciando os queridinhos da música brasileira no extinto Globo de Ouro, agora fará parte do time que mostra a "realidade dos fatos". Nada como um plano de carreira, boa sorte,  Cesar Filho! 





fui 


Estréia no Cinema - Demônio

História, produzida por M. Night Shyamalan, mostra um grupo de pessoas presas em um elevador. Logo, elas descobrem que o diabo está entre eles.





Fonte: Cinema com Rapadura

Estréia no Cinema - Os Outros Caras


Na trama, o detetive Aleen Gamble (Will Ferrell) cuida de assuntos forenses sem se interessar pela ação nas ruas. Seu parceiro, o detetive Terry Hoitz (Mark Wahlberg), teve fim parecido depois que um acidente em
serviço acabou rebaixando-o na hierarquia. Ambos idolatram os dois astros da divisão policial de Nova York, Danson e Manzetti (The Rock e Samuel L. Jackson), e o destino colocará Gamble e Hoitz numa posição de responsabilidade que eles não imaginavam.



Fonte: Cinema com Rapadura

Estréia no Cinema - Amor Por Acaso

Ana Vilanova é vendedora de uma loja de departamento no Rio de Janeiro, namora um playboy e tem um irmão com problemas com a máfia. Ana descobre que herdou uma vinícola em Webster, na Califórnia, mas
parece que Jake Sullivan tem uma pousada na vinícola de Ana. Ela, então, viaja decidida a despejá-lo, vender a terra e ajudar seu irmão. No entanto, se surpreende com o que encontra na terra do vinho e no seu possível adversário.


Fonte: Cinema com Rapadura

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Derbys in London - Eu vejo gente morta.



A Débora também achou nas suas andanças nos museus ingleses, essa bela múmia. Perguntei a ela quem é, ela disse que não conhece, que é gente sem importância. Mas isso não pode ficar assim. Leitores, por favor,  se alguém reconhecer, se for parente ou conhecido, pode entrar em contato com ela via twitter, tem o endereço ali na aba de redatores.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Livro da Vez - O Pequeno Vampiro


O livro é fantástico. Mesmo sendo infanto-juvenil,  um pouco mais  para o infantil, garanto que é maravilhoso de se ler em todas as idades. Ao invés de se render a febre dos vampiros, esse livro já é antigo, de 1987. A história é mais sobre amizade, sendo o vampirismo um algo a mais. Anton é um menino de 9 anos de idade que gosta muito de filmes de terror. Um dia, quando mais uma vez seus pais o deixam sozinho em casa, o menino encontra um vampiro em sua janela. Trata-se de Rüdiger, um vampiro que tem, aparentemente, a mesma idade que Anton. Ele declara não ter interesse em m0rder o menino e, logo faz amizade com ele, pegando livros emprestado, o levando para conhecer sua família e etc. Anton se vê cada vez mais na vida de Rüdiger, compartilhando segredos, como o fato de ele ser vampiro e onde é sua tumba, e protegendo contra o coveiro durante a luz do dia. É um livro para qualquer dia e qualquer espécie de humor.

É uma Série de 15 Livros escritos pela Alemã - Angela Sommer-Bodenburg.

Clipe da Vez - Metallica - Mama Said



Tudo bem, abusou do chroma, mas também abusou do desabafo e da poesia. Metallica dispensa apresentações. Fiquem por aqui, com esse momento para repensar valores que são contestados, hoje, gratuitamente, mas que sempre serão necessários.



Boa de Hoje - Uma Pérola Séria do ENEM


 
Essa não é engraçada, mas se quiser rir tudo bem. Uma professora da Bahia que iria aplicar a prova do ENEM abriu a prova destinada aos deficientes visuais, deu uma rápida olhada e ligou para o marido, para que este passasse para o filho, o tema da redação. É a interferência  da família no enredo da vida laica. Uma piada de mal gosto de uma pseudo profissional da educação, cujo filho deve pertencer à classe das crianças mal-criadas. O mais irônico é o tema da redação: "O Trabalho na Construção da Dignidade Humana." Mesmo que ela passasse o tema com uma semana de antecedência, não conseguiria escrever sobre ele. O mais importante é viver o que se escreve, e o que se fala também.


Pela volta da palmatória, jamais me calarei @allanlpereira

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Contos das Encruzilhadas - Não adianta fugir




O violão às vezes me cansa. Parece que todos passam pela mesma esquina, e durante anos me verão ali, acompanhado deste instrumento como se fosse um membro do meu corpo.  E mesmo quando penso em
parar por que sei que meus dedos estarão doendo e minha cabeça de repente vai começar a produzir poemas e pensamentos nostálgicos, algo me faz vir pra cá.  E sem perceber toco as mesmas músicas, de novo, e vejo a emoção nos olhos dos que ouvem, e parece que é a primeira vez.  Algo fará desta noite diferente, uma nova história, um novo relato, alguém com mais um dos seus rompantes emotivos. Há um momento onde a exaltação produzida pelas músicas dá a impressão de que o mundo vai mudar ao último acorde, que tudo estará resolvido. O conhaque acaba, o copo vazio deixa triste a amizade, que de agora em diante será movida a cigarros, esses elos malditos e necessários.  Já é madrugada, e parece que a felicidade musical é perturbadora, as luzes das casas se acendem impacientes, janelas e vozes que nos amaldiçoam.  Eles demoram a entender que estamos numa encruzilhada, e não nos seus quintais. Eles demoram a entender que estar na encruzilhada é mais do que físico,  é pessoal, musical, é sobrenatural. Alguns desertam diante da batalha. Eu permanecerei aqui, sem conhaque, e os cigarros estão acabando, com apenas mais algumas músicas no repertório, que eu preciso que aquelas pessoas das janelas ouçam. Espero que entendam, não é nada pessoal. Isso não me fará melhor, nem pior do que os mais chatos incrédulos que me perseguem. Não me importa ser melhor ou pior do que eles, desde que não se sintam felizes por isso.  Aqui, temos outros valores, mas chega de conversa, é hora do show.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dia do Músico - Duras Verdades com Pedra Letícia

Verdades bem humoradas da nossa trágica e cômica sina. Parabéns mais uma vez a todos que vivem tudo isso com fé e força!!




Dia do Músico - Pato Fu canta Jose Luis Perales - Por Que Te Vas

 Músicas que fizeram a infância de muita gente, quando a Amplitude Modulada, com sua imensa abrangência emocionava a milhares de pessoas, que faziam suas próprias trilhas sonoras.  Com vocês, Pato Fu, seguindo no dia do Músico!





Galldino. Exemplo de música útil.




Minhas convicções políticas são muito diferentes do pessoal do Teatro Mágico. No entanto, as convicções artísticas são as mesmas; e acredito que arte e cultura estejam acima das ideologias políticas. No fim restarão
somente os feitos para serem contados às novas gerações. Música útil, como faz o Galldino, na sua parceria com a Edilene Borges (@Canela_) levando música e história para a garotada. Assistam e vivam, e repliquem, multipliquem. Vida., cultura e música para todos! 



Via  @_Canela_   pessoa que também faz da música uma maneira de intervenção justa na sociedade.

Editorial - Dia do Músico



Em tempos de tão pouca música, fica difícil separar o joio do trigo.  Hoje ser músico é uma tarefa ao alcance
de todos. Ser um bom músico, já depende de um pouco mais de esforço,  e ser um músico útil, é quase uma utopia.  Viver a dualidade das palavras e dos acordes, em cinco minutos de música boa, e em semanas de prostituição nos bares, festas, casamentos, baladas em geral. Ou tentar ainda o estrelato através de seu próprio trabalho, suas composições, esbarrando no jabá e na dominância da cultura da banalidade. O público crítico, hoje saudosista e sem esperança, apenas come as migalhas de tudo de bom que já foi feito. A classe não percebe que pode fazer muito mais, por si mesma e pelo público. A riqueza dos músicos está nos detalhes, nas entrelinhas, nos ensaios, na solidão da composição, na experiência de vida e na solidariedade do palco. Neste dia do Músico, parece que está faltando algo que não se explica, mas que só as belas melodias nos esclarecerão. Abaixo, um vídeo com um momento, um belo momento musical. Simples assim.





sábado, 20 de novembro de 2010

Dia da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Fonte - Super Pesquisa

www.diadaconsciencianegra.com.br

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Boa de Hoje - Não Chora não, Claudinha.

Claudia Leite foi vaiada aqui no Paraná, em Pato Branco, terra da Bozena. Pois é, mas como todo respeito, venho prestar minha solidariedade, afinal, qual artista não atrasa DUAS HORAS para começar o show? Incrível. Todo mundo acha que qualquer coisa pode acontecer, e fazer o que quiser em cidades do interior , onde não há disponibilidade de infra-estrutura suficientes para os fãs vararem madrugadas para ver o show dos seus ídolos, e um defeito no painel de LED não deveria atrasar o início da apresentação. Quem realmente se preocupa com o público sabe disso. 
Mas não fica assim não Claudinha, assim como existem aplausos, existem vaias, e se você manter essa linha de atuação,  muitas outras hão de vir. Guarda o discurso pras próximas.

pelo respeito ao fã, aqui @allanlpereira

Super Estréia no Cinema - Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1


A Parte 1 começa quando Harry, Ron e Hermione iniciam uma perigosa missão para encontrar e destruir o segredo da imortalidade e destruição de Voldemort — as Horcruxes. Sozinhos, sem a orientação de seus mentores ou a proteção do Professor Dumbledore, os três amigos agora dependem um dos outros mais do que nunca. Mas no caminho estão Forças das Trevas que ameaçam acabar com eles.

Enquanto isso, o mundo da magia se tornou um local perigoso para todos os inimigos do Lorde das Trevas. A guerra aguardada com temor há muito tempo já começou e os Comensais da Morte de Voldemort tomaram o controle do Ministério da Magia e até mesmo de Hogwarts, assustando e capturando qualquer um que se oponha a eles. Mas eles ainda buscam o prêmio de maior valor para Voldemort: Harry Potter. O Escolhido se tornou o caçado quando os Comensais da Morte saem em sua busca com ordens de levá-lo para Voldemort… vivo.
A única esperança de Harry é achar as Horcruxes antes de ser encontrado por Voldemort. Mas, à medida que procura por pistas, ele descobre uma lenda antiga e quase esquecida — a lenda das Relíquias da Morte. E se a lenda for verdadeira, isso poderia dar a Voldemort o imenso poder que ele tanto busca.
Harry nem imagina que seu futuro já foi decidido pelo seu passado, quando naquele dia fatídico, ele se tornou “o Menino que Sobreviveu”. Não mais só um menino, Harry Potter está cada vez mais próximo da tarefa para a qual está se preparando desde o primeiro dia em que pisou em Hogwarts: a batalha final com Voldemort.
Fonte:
Gazeta do Povo
Cinema com Rapadura

Estréia no Cinema - Você Vai Conhecer O Homem dos Seus Sonhos

Alfie (Anthony Hopkins) e Helena (Gemma Jones) estão casados há 40 anos, até que um dia ele resolve que precisa recuperar a juventude perdida e decide pedir o divórcio. Helena fica destroçada com a notícia e, com o apoio da filha,

Sally (Naomi Watts), passa a consultar periodicamente Charmaine (Lucy Punch), uma vidente. Paralelamente Sally precisa lidar com o desejo crescente por seu novo chefe, Greg (Antonio Banderas), e com a crise em seu casamento com Roy (Josh Brolin), um escritor que apenas fez sucesso em seu livro de estreia e enfrenta dificuldades em concluir seu novo trabalho. Enquanto aguarda a resposta da editora sobre seu novo livro, Roy passa a flertar com sua nova vizinha, Dia (Freida Pinto), que sempre se veste de vermelho.



Fonte:
Gazeta do Povo
Cinema com Rapadura

Promoção: Siga o perfil do Cultura em Foco no Twitter e ganhe uma camiseta do filme Tropa de Elite 2!



Bom dia leitor cultural!

Para divulgar o nosso perfil no Twitter, estamos lançando hoje nossa primeira promoção na WEB. Basta seguir  o perfil e dar RT no link do sorteio que você já está concorrendo! A promoção vale para quem dar RT  até as 16h de hoje e só ganhará o prêmio quem estiver seguindo o perfil. Boa sorte!

Estréia no Cinema - Um Homem Misterioso


Jack (George Clooney) é um matador impecável, porém um de seus trabalhos dá errado e ele decide se
aposentar. Mas antes de mudar de vida ele tem de realizar o último trabalho em uma pequena cidade da Itália, onde Jack encontra uma nova paixão e uma razão para viver.



Fonte:
Gazeta do Povo
Cinema com Rapadura

Estréia no Cinema - A Vida Durante a Guerra


Trish (Allison Janney) e seus filhos estão prestes a mudar para uma vida melhor. Ela está de casamento marcado e a família poderá deixar para trás o fantasma de Bill (Ciarán Hinds), seu ex-marido, preso por pedofilia. Mas nem

tudo acontece como esperado. Bill é solto e Trish e as crianças terão que lidar com o passado. Enquanto isso, sua irmã Joy (Shirley Henderson) também é assombrada por antigos relacionamentos. Após o divorcio ela abandona seu emprego e parte em busca de uma vida mais simples tentando superar seus traumas e encontrar a felicidade. Revelando que de perto nenhuma família é perfeita, A Vida Durante A Guerra é um filme ousado com rumos inesperados.



Fonte:
Gazeta do Povo
Cinema com Rapadura

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A Mona Lisa


Pintada em 1503-06, a pintura mais famosa de Leonardo da Vince, provavelmente a mais famosa do mundo, é Mona Lisa, intitulada: La Gioconda, que, com seu sorriso enigmático, deu à pintura fama universal.

A história da pintura não é clara e foi alvo de muita discussão. De acordo com Vasari, a modelo é jovem mulher Florentina (Mona) Lisa, que, em 1495 casou-se com Francisco del Giocondo, e, portanto, ficou conhecida como "La Gioconda". O trabalho provavelmente foi feito durante a segunda estada de Leonardo
em Florença, e ele gostou tanto de sua obra que o carregou consigo para a França, onde foi vendido a Francisco I.

Há Controvérsias a esta teoria para a origem do quadro, porém, no que Leonardo sempre manteve um registro dos modelos que se utilizava nas pinturas, mas não há um registro para qualquer modelo para Mona Lisa. A doutora Lillian Schwartz, dos laboratórios Bell, formulou a teoria de que a Mona Lisa teria sido um auto-retrato de Leonardo, e conseguiu apoiar sua tese através da digitalização dos dois retratos e superposições das imagens, mostrando claramente que os traços faciais da Mona Lisa se encaixam nos de Leonardo da Vinci.

O Mundo de Sofia – Jostein Gaarder

É sempre tão confortável aconchegar-se lá embaixo, na pelugem macia do coelho, não é? A partir dessa percepção é que Sofia Amudsen, uma menina que começa a receber estranhas cartas anônimas, com perguntas do tipo “Quem é você?”, “De onde você vem?”

ou “Como começou o mundo ?”, descobre o quão pouco sabemos sobre este mesmo mundo onde vivemos.

Então ela decide respirar ar puro, lá em cima, nas pontas dos pelos do coelho.


Em O Mundo de Sofia, obra de maior expressão de Jostein Gaarder, somos levados a uma viagem através da história da filosofia e, subitamente, percebemos que algo tão distante e misterioso, pode tornar-se essencial para nossa existência.

Desde Demócrito com a teoria do átomo, até Darwin com a sua teoria da evolução das espécies, passando por Sócrates, Platão, Aristóteles, Tomás de Aquino, René Descartes, Spinoza, Marx, Hegel e outros, conhecimento não apenas a vida desses grandes gênios do passado e suas teorias, mas também entendemos melhor a nós mesmos e aprendemos a pensar de forma muito diferente sobre tudo que nos cerca.

Fica ai a dica de uma boa Leitura.

Boa de Hoje - Esmola de Carnaval


 Não gosto nem um pouco do Carnaval, nem daqui, nem de lugar nenhum. Respeito, porém, o trabalho de quem faz a coisa acontecer, e estou impressionado com a quantia destinada à realização dos desfiles de rua em Curitiba.  Segundo a coluna do Pierpaolo, uma esmola de 190 mil reais dividida entre todas as escolas dos grupos A e B, e mais os blocos. Isso já nos tira a esperança de ver algo melhor acontecendo. Por isso, sou a favor do Baile de  Máscaras. Com essa grana dava para fazer um bem bacana, em frente ao Palácio das Araucárias. Vamos deixar a mulher pelada e carro alegórico para o Rio de Janeiro, afinal, Curitiba não tem muita tradição no jogo do bicho.


tamborim de gato aqui @allanlpereira

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Boa de Hoje - Revelação em CWB

 

A Boa de Hoje vem do Bem Paraná, com a notícia fulminante e inédita :"Revelação do Sertanejo se apresenta em Curitiba".  Sim amigos da cultura, é verdade! Só este ano já contei umas 764 revelações do tal Sertanejo Universitário só em CWB. Mas para não dizer que não divulgamos, o nome da revelação agora é Gusttavo Lima, e sua história é igual a de todos os outros, veio do interior, sonhava em um dia tocar viola na TV, trabalhou na roça, etc, e está por aqui para lançar uma turnê paranaense, com o show "Inventor dos Amores". Ou seria "Meteoro da Paixão"?


vou ficando por aqui, só eu e Deus no sertão:  @allanlpereira 

Novas exposições ocupam as salas do Museu da Gravura


As salas do Museu da Gravura de Curitiba, no Solar do Barão, ganham novas exposições, a partir da próxima quarta-feira (17). Com as mostras que estão abrindo, mais as que foram inauguradas na última
terça-feira (9), o espaço oferece cinco diferentes exposições, dando oportunidade ao público de apreciar numa só visita uma diversidade de técnicas e linguagens artísticas.

Serão abertas a coletiva “Eussoutro Soumos”, a individual de Cleverson Antunes de Oliveira, “Fronteiras: uma jornada pelas Américas”, e a mostra de acervo com trabalhos de artistas participantes da XI Mostra da Gravura de Curitiba, realizada em 1995. Continuam em cartaz as exposições “Universos Paralelos” e “Pequenos Formatos”.

A artista Ana González fez a curadoria da mostra “Eussoutro Soumos”, reunindo artistas que, em seus trabalhos, propõem questionamentos sobre o homem contemporâneo. “Os artistas focam questões ligadas principalmente à identidade e à sexualidade, atravessadas por fatores diversos, que incluem padrões culturais tradicionais e as múltiplas decorrências das tecnologias atuais na visão que o ser humano tem a respeito dele mesmo”, explica a curadora.

Mais Informações:
Fundação Cultural de Curitiba - (41) 3213-7500

Exposições no Museu da Gravura de Curitiba (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro) - Entrada Franca


Poema da Noite - Sua Queda.




Revisite sua queda, ser humano
Esperto, inquieto
Cheio das suas dúvidas provocadas
Ira que se consome na própria ignorância

Revisite sua queda, e não olhe para mim
Não é aqui que você se encontra
Sua alma pereceu e você não viu
Tinha tanto para se preocupar

É a sua vez de jogar, já não há mais forças
Não pensa, não consegue se mexer,
Eram outros tempos em que você sorria
Sua agonia hoje, enfeita o pescoço de alguma donzela sorridente

Não se debata, apenas revisite, e reflita
Nos seus tempos idos, quando desprezou os livros
Quando deixou que te levassem ao prazer medonho da banalidade
Corrupto, se lançou em uma luxuriosa alegria

Alegria, jamais, apenas revisite sua queda
Chore, incrédulo, pois na solidão está teu prêmio
O gozo eterno da vingança de uma Sabedoria caridosa
Que desprezaste em troca do vil metal

Quando você chegar lá embaixo,
Começaremos tudo de novo.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Boa de hoje - A Lógica da Divulgação (massagem no ego)

Está bem comentado o lançamento do livro Os Franceses no Paraná, que vai acontecer hoje no Paço da Liberdade. Só ontem eu li quatro notas sobre o assunto, sobre a importância do documento, coisa e tal. Sem dúvida, é uma bela obra. Mas qual a necessidade de se divulgar tanto um evento fechado? A obra sequer será comercializada, irá direto para as bibliotecas, pois é fruto da Lei Rounet. Seria muito mais útil divulgar sua chegada nos pontos de consulta, e para falar sobre o lançamento, realizar entrevista com as autoras, Maí Nascimento Mendonça e Maria Thereza Brito de Lacerda.  Parece mais uma massagem no ego da assessoria de imprensa da Aliança Francesa. Tá bom, eu também gosto de uma massagem no ego.

Então fica assim, pessoal, o lançamento é hoje 19h no Paço da Liberdade, mas você não pode ir, tá?

Jamais me calarei:  @allanlpereira

Editorial - Cultura e Acessibilidade



Estimado Leitor


Recentemente, recebi da Giselle Morais (@coisasdagi)  a prévia do seu livro, chamado "A Toda
Velocidade". Giselle é de Recife, fisioterapeuta e para escrever esse livro, viveu 30 Dias como cadeirante.

Nós, brasileiros, estamos muito mal acostumados com as questões que dizem respeito aos diferentes. Ora queremos ajudar e abraçamos causas que, quer vocês gostem ou não, são secundárias, e ora esperamos que aconteçam as campanhas beneficentes. Então, já que é assim que funciona, pelo menos a classe que lê terá na sua estante uma campanha profunda e permanente, com detalhes riquíssimos não só sobre as dificuldades, mas as passagens mínimas da vida dos cadeirantes, que nenhuma novela conseguiria nos transmitir.

Giselle acerta ao associar o movimento pela acessibilidade com um produto cultural como o livro. A linguagem é bem democrática e não dá para parar de ler.  O aspecto de "militância chata"  não existe, e nos deixa corados de vergonha logo no início na demonstração de tudo o que podemos fazer em 30 Dias, e também quando nos taxamos, errôneamente, de "normais". Quem disse que cadeirante é "anormal"?.  Além disso também descreve situações de cotidiano dos cadeirantes como almoço, lavar a louça, ir ao banco e muito mais. O livro A Toda Velocidade,  o qual faço questão de pautar seu lançamento, assim que tivermos a data, mostra que a produção cultural pode sim,  na prática, melhorar a qualidade de vida na sociedade. Afinal, foi feita para todos, andantes e cadeirantes. Aguardamos em CWB o lançamento desta obra com importância vital.  Enquanto isso, podemos acompanhar a Giselle no blog Fisioativa, de onde "furtei" o vídeo abaixo. 

Boa notícia para começar a semana. Onde houver arte, existe uma chance.



segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Derbys in London - papo cabeça



Taí a Débora em plena interação com imperadores, imperatrizes e aquele pessoal simpático do Império
Romano no British Museum. O museu abriga a história de praticamente todos os povos, com peças raras e inusitadas. Segundo a própria Débora, até agora em duas visitas não conseguiu visitar a metade do acervo. 




siga as aventuras da Débora na terra de Jack, O Estripador aqui @derbyscwb

sábado, 13 de novembro de 2010

Nova Seção : Contos das Encruzilhadas



Eu ainda não sei por que continuo com isso. Três horas tocando violão, os sorrisos acontecem, flertes, favores para as almas dos artistas que carregam doses dolorosas de uma solidão, sempre desejada. Esta noite nada foi diferente, as mesmas músicas, a sensação de que todos os acordes poderão ser os últimos, e
que cada estrofe representa a alma daqueles que a cantam. Encosto o violão, se foram os flertes e ficaram somente as amizades, fiéis como esta esquina, como esta noite fria e cheia de vultos por trás desta neblina espessa. A fogueira já não nos aquece, e seu crepitar é somente o caminhar desesperador para o fim de mais este encontro. Daqui a pouco, todas as palavras serão lamentos regados pela embriaguês necessária, uma embriaguês que destrava o desabafo dos boêmios, que fingiram ser felizes durante todo o dia. Tento pegar o violão de novo, antes que isso aconteça, mas minhas mãos dóem muito. Faço isso há muito tempo, e cada vez mais tenho certeza de que não sou o dono deste espaço. O clima muda durante a madrugada, o frio é intenso e o cheiro da fumaça já impregnou na roupa. Há alguém do outro lado da rua, apenas nos observa. Tento avisar aos outros, mas percebo que não há mais ninguém ali. Eles foram embora enquanto eu meditava sobre sua embriaguês necessária.  O vulto do outro lado da rua não parece com os boêmios da periferia, não se parece com ninguém. Não vejo expressão, não vejo rosto, e ele também não fala, apenas acende o cigarro, e senta no meio-fio. Pego o violão e começo de novo,  blues, rock, psicodélico, o conhaque ajuda a me manter aquecido. Ao final da quarta música, ele já não está mais lá.  O violão volta para a sua capa, a garrafa de conhaque, meus passos já não são tão firmes. Para trás, fica a fogueira em seus últimos momentos. A noite terminará com tudo no seu lugar, e cada lugar com seu dono.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Estréia no Cinema - Jackass 3D


Johnny Knoxville e seu grupo de malucos estão de volta para se jogar em brincadeiras e acrobacias arriscadas. Entre as façanhas, estão uma língua

de sogra soprada pelo ânus e uma câmera amarrada a um pênis que urina em colegas. Há ainda a pior forma de acordar do mundo, com desfibriladores, banho de xixi e morcegos vampiros, e o heli-cockter, um helicóptero guiado por controle remoto por um ...



Fonte:
Cinema com Rapadura
Gazeta do Povo

Estréia no Cinema - Machete


Machete (Danny Trejo) é uma máquina de matar e foi contratado por um homem (Jeff Fahey) para assassinar um senador. Contudo, quando está para cumprir a missão, descobre que alguém mais foi chamado para o
mesmo serviço, tendo ele como alvo. Agora, Machete sai em busca de vingança aliado ao velho amigo "O Padre" (Cheech Marin).



Fonte:
Cinema com Rapadura
Gazeta do Povo

Curitiba com Música e Literatura em Parques.


No fim de semana, a Fundação Cultural de Curitiba combina descontração e lazer com cultura, promovendo apresentações de música e atividades literárias em espaços urbanos. Neste domingo (14), às 15h30, o
Parque dos Peladeiros sedia mais uma edição do Música nos Parques, com a apresentação do Grupo Serenô, enquanto o Parque Barigüi recebe o Biblioparque, posto móvel de empréstimo gratuito de livros, que atenderá das 10h às 18h. Em caso de chuva, o equipamento não poderá funcionar.

Mais Informações:
Fundação Cultural de Curitiba.

Estréia no Cinema - Senna


Junho de 1984, GP de Mônaco de Fórmula 1. Seis atuais ou futuros campeões mundiais estavam na pista,
mas as atenções ficaram voltadas para um jovem que largara em 13º lugar e estava apenas em sua sexta corrida. Ultrapassando um a um, ele alcançou seu primeiro pódio e apenas não venceu devido a uma questão técnica. Seu nome era Ayrton Senna. A trajetória do tricampeão mundial, contada desde a ascensão no automobilismo até sua morte em pleno GP de San Marino, em 1994, passando pela rivalidade com Alain Prost e os problemas enfrentados nos bastidores da Fórmula 1.



Fonte:
Cinema com Rapadura
Gazeta do Povo

Estréia no Cinema - Muita Calma Nessa Hora


Três jovens amigas, Tita, Mari e Aninha, encontram-se diante de situações desafiadores. Em busca de novos caminhos, decidem passar um fim de semana na praia. Na estrada, conhecem Estrella, uma hippie, que lhes
pede carona para tentar achar o pai desconhecido. As quatro garotas vivem situações hilárias, absurdas e emocionantes. Mais que mudar de ares, mudam a si mesmas.



Fonte:
Cinema com Rapadura
Gazeta do Povo

Estréia no Cinema - Red – Aposentados e Perigosos


Adaptação da HQ homônima escrita por Warren Ellis (Transmetropolitan, Planetary), sobre um ex-agente da
CIA (Willis) que se torna alvo da dita agência numa operação de "queima de arquivo". No texto original, isso deflagra uma guerra entre o homem e seus exs-empregadores; na adaptação isso também acontece, mas ele recorre à sua velha equipe (Freeman, Malkovich e Mirren) para assisti-lo.



Fonte:
Cinema com Rapadura
Gazeta do Povo

Estréia no Cinema - Minhas Mães e Meu Pai


Nic (Annette Bening) e Jules (Julianne Moore) são casadas e dividem um harmonioso lar na Califórnia com
seus filhos adolescentes Joni (Mia Wasikowska) e Laser (Josh Hutcherson). Antes de Joni entrar para a Universidade, Laser pede  ajuda para encontrar o pai biológico deles, já que os dois jovens foram concebidos por inseminação artificial. Ela, indo contra a vontade de suas mães, entra em contato com o pai (Mark Ruffalo). Os jovens logo se identificam e criam laços com ele. Na medida que o pai começa a fazer parte da vida de todos, um novo e inesperado capítulo se inicia para esta família inusitada e nada convencional.


Fonte:
Cinema com Rapadura
Gazeta do Povo

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Nova seção no blog - Derbys in London



Olá leitor, estamos reformulando o nosso humilde espaço de produção e crítica cultural, e agora estamos contando com a preciosa colaboração da Débora - @derbyscwb. Conheci a Débora no twitter, ela é de
CWB, tem um bom humor venenoso  e está em Londres, de onde vai nos mandar imagens de tudo o que achar bacana por lá. 

Este post traz algumas imagens do Imperial War Museum, fundado em 1917, em memória às guerras em que o Império Britânico esteve envolvido. É o maior espaço do mundo dedicado à memorabilia de guerra.  Destaque para as propagandas inusitadas dos tempos de conflito. Clique nas fotos para ampliar.







quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Smallville - Season Finale


Se a décima temporada de "Smallville" é mesmo sua última, nada como fazer aquela recapitulação básica de tudo o que o seu protagonista já passou até aqui.

Muita coisa já foi dita sobre o momento em que Clark (Tom Welling) alcançará seu destino para se tornar o super-herói que todos conhecemos. E é precisamente nesta última temporada de "Smallville" que finalmente veremos a transformação.


Ao som de "Nature boy", a um pouco da jornada de Kal-El, desde que saiu de Krypton até se tornar Clark Kent e dizer para Lois Lane que a ama, em cena que presta homenagem ao filme de 1978.

A décima e última temporada de "Smallville" começou no Brasil na semana passada. Ela é exibida na Warner Channel.



Fontes:
Warner Channel
Omelete Entretenimento

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Boa de Hoje - John Lennon no seu bolso


Que John Lennon é um dos maiores nomes da música todos sabem, mas a popularidade e o respeito que o ex-beatle tem pode ser comparado ao de Winston Churchill e William Shakespeare. Por quê? Assim como as personalidades citadas, a cara do músico britânico agora estampa uma moeda comemorativa no Reino Unido.



Segundo nota da BBC, a edição limitada da moeda (no valor de cinco libras) conta com apenas 5 mil unidades, custando, cada uma, £ 44,99 (cerca de R$ 120). Elas começaram a ser vendidas na última sexta, 29 de outubro. "A quantidade de votos que ele recebeu mostra claramente o quanto a sua morte prematura ainda mexe a nação", disse Dave Knight, diretor da Royal Mint.

John Lennon morreu em 1980, assassinado pelo "fã" Mark Chapman. Em 9 de outubro de 2010 celebraram-se os 70 anos do nascimento do ídolo.

Fonte: Blog Rolling Stone Brasil

sábado, 6 de novembro de 2010

150 Anos do Pai da Pintura Paranaense - Alfredo Andersen

Porto de Paranaguá - Alfredo Andersen

O Museu Alfredo Andersen, o Museu Oscar Niemeyer e o Paço da Liberdade abrigam exposições em comemoração aos 150 anos de nascimento do pai da pintura paranaense Alfredo Andersen. São iniciativas
de caráter histórico, que apresentam obras significativas de diferentes fases e temas do artista, pertencentes a instituições e coleções particulares. O museu que leva o nome do pintor norueguês radicado em Curitiba exibe duas mostras: Primeiro Salão Paranaense de Artes Plásticas: a Continuidade do Trabalho de Andersen, com obras expostas no Salão de 1941, além de documentos, fotografias e objetos do evento, e Alfredo Andersen em Família, com as mais espontâneas criações de Andersen, retratando seu universo familiar.

Fonte: Gazeta do Povo

Mais Informações:
Museu Alfredo Andersen - http://www.maa.pr.gov.br/
Museu Oscar Niemeyer - http://www.pr.gov.br/mon/