terça-feira, 31 de julho de 2012

Curta Metragem da Oficina de Cinema de Pinhais-PR




Allan Luis Pereira 


Uma história cheia de elementos que não precisam necessariamente estar explícitos para nos "alfinetar" em relação aos nossos conceitos.  Este é mais um dos inúmeros trabalhos da Oficina de Cinema de Pinhais-PR, que cresce em tamanho e qualidade a cada dia que passa.  Com Direção de Arnaldo Silveira, produção de Nara Cavalli e Letícia Santos (que temos orgulho de já ter dando uma "canja" bem animada aqui na Cia de Artes Père Marié) somado com a atuação do premiado e jovem elenco do Centro Cultural Wanda dos Santos Malmann,  para coroar um trabalho sério. Por tudo isso, acredito que seja mais do que digno de compartilhar com vocês que nos acompanham.  E não deixem de divulgar, vocês são a boca e os olhos da arte independente!



Obrigado e bom filme a todos.



Filme sobre "nova" Curitiba lança em Agosto

Com Jackson Antunes, que já vem participando de algumas produções paranaenses através das produções da RPC, ou GRPCOM, ou seja lá o que for, Curitiba Zero Grau promete lançar um novo olhar sobre a Curitiba queridinha da mídia e mostrar o lado, digamos, mais real da história, e pouco conhecido do público nacional e internacional, o lado mais paranaense do Brasil. O filme estréia dia 17 na telona, numa produção assinada por Salete Machado, Marcos Cordioli, J.Olimpio (in memoriam), Talicio Sirino e roteiro de Altenir Silva, Erico Berduchi e Eloi Pires Ferreira. O filme já recebeu prêmio no Festival de Cinema Ibero-Americano do RJ, com o primeiro lugar na categoria "Eleitos pelo Público". Como bom curitibano, e chato que sou, vou assistir, mesmo que desconfiado, pois as premissas prometem um bom resultado. Confira o Trailler:


Green Day com mais Protesto

Música de protesto das boas, o trio americano Green Day lançou esta semana um vídeo com uma faixa inédita de seu novo álbum "iUno!". Com certeza uma dose de motivação para os roqueiros nesta terça-feira de inverno de verdade aqui no sul. Deleitem-se, por que Green Day sempre vale a pena.  A música se chama Let Yourself Go. 


segunda-feira, 30 de julho de 2012

Editorial: Rafinha Bastos no Roda Viva




O programa Roda Viva da TV Cultura, há pouco encerrou a entrevista com o comediante Rafinha Bastos, considerado uma das figuras mais influentes do Twitter e, certamente uma das figuras de maior carga midiática e polêmica dos últimos tempos na pobre televisão brasileira.

Reitero, mais uma vez a importância deste programa para o jornalismo do Brasil, e o quanto está sendo difícil vê-lo neste novo formato, que consegue ser mais sofrido do que as gravações feitas por Marília Gabriela, hoje, uma das melhores âncoras do jornalismo brasileiro. 

Mais do que uma simples conversa que pouco produz em termos de conteúdo jornalístico, e que se valha a pena noticiar, mesmo aqui no nosso humilde blog, o Roda Viva sempre explorou seus convidados, provocou e se fez provocar em inesquecíveis momentos de pura imersão naquelas cabeças que pareciam se debater diante de tantas, e tão profundas questões. 

Rafinha Bastos, assim como todos os outros convidados que vi este ano, colocou os convidados "no bolso", e teve uma hora confortável. Jornalistas que reclamam de formatos de programas estrangeiros,  ou sempre apontam para as polêmicas populares, essa foi a temática, que pouco mostrou além do convidado que todos nós conhecemos, creio que até melhor que os jornalistas da bancada. 

Rafinha bastos continua sendo comediante, independente de eu gostar ou não das piadas,  faturando com isso, é uma figura pública e com certeza tem muito mais a oferecer do que os mesmos discursos da época em que fez a piada com a filha do Zezé. 

Triste, no mínimo. Limite de Comédia? Análise sobre origem de polêmicas? Jornalistas negando a origem das polêmicas envolvendo celebridades?  Rafinha, o que você sentiu naquele momento difícil? 

Nós, pobres mortais, ainda somos consumidores de jornalismo, e os poucos formatos interessantes estão se autodestruindo no mesmo redemoinho das mídias de massa. 

Aguardamos melhoras. 

Há 80 Anos, Disney surpreendia.


Allan Luis Pereira 

Há 80 anos, o gênio Walt Disney ganhava seu primeiro Oscar com um curta-metragem de animação. Flowers and Trees foi o primeiro curta-metragem animado em cores da história. Vale a pena "perder" estes sete minutos e se encantar com a habilidade de Disney em entreter as pessoas.

domingo, 29 de julho de 2012

Os Adoráveis Delírios da Monarquia



Allan Luis Pereira

Há 31 anos acontecia, diante das câmeras de televisão do mundo todo, o casamento do Príncipe com a Plebéia. Tudo bem, lá tudo parece um imenso conto de fadas, com reis, rainhas, princesas e cavalheiros. Naqueles tempos de relativa tensão mundial, o casamento televisionado reforçava as prerrogativas de viabilidade da Monarquia Inglesa. A imprensa se transformava, agora de maneira clara e definitiva em instrumento de formação de opinião e idéias, foi realmente lindo e ótimo para a monarquia viver aquele momento de pompa e circunstância. A idéia de se ter um rei ou uma rainha ficara mais aceitável, além de converter essa história em um volume turístico até hoje invejável. 
Mas vejam como a vida é. A mesma imprensa que se deliciou com os louros acabou por matar a princesa. Outros entendem que quem matou a princesa foi a Rainha, com sua mania de manter tradições a qualquer custo. Essa versão é mais defendida pela imprensa, e hoje pelo cinema. 
Com a Inglaterra novamente em evidência com as excelentes Olimpíadas, nós, reles plebeus ficamos aqui, deslumbrados com tanta beleza e violência, também um pouco envergonhados diante de tanta organização. Mas como não somos súditos da Rainha, resta-nos esperar que Kate Midleton  encontre uma imprensa mais consciente, afinal, a Monarquia, mesmo bela, já está cansada.




sábado, 28 de julho de 2012

A Queda do Cangaceiro


Allan Luis Pereira


Há exatos 74 anos, numa daquelas belas madrugadas do sertão de Sergipe, uma patrulha volante empreendia aquela que seria a operação policial que entraria para a história recente do Brasil, como sendo a que derrubou Lampião, um cangaceiro venerado como herói, apesar de bandido. 
Segundo pesquisadores e historiadores, a queda do bando de Virgulino Ferreira foi relativamente fácil, dado ao elemento surpresa da patrulha e os armamentos utilizados pela polícia. 
Apesar do romantismo das histórias, o bando de cangaceiros apavorou várias cidades do Nordeste desde 1921 até 1938, causando um furor tamanho onde passavam, que logicamente a situação era humilhante para as autoridades. 
Após a captura e morte dos cangaceiros, suas cabeças foram decepadas e exibidas durante muitos anos em IML's e faculdades de odontologia. A mania macabra acabou somente depois que os entes familiares dos cangaceiros entraram na justiça para dar um enterro digno a seus parentes. 
Lampião é um ícone da cultura brasileira, um anti-herói que gerou manias, e segundo alguns biógrafos, é autor da canção popular "Mulher Rendeira" . Conta-se que os cangaceiros chegavam a entoar a música durante suas invasões. E digo mais, a canção, pelo menos até o ano de 1998, quando dei baixa no Exército, ora vejam, também era entoada nas casernas como canção de guerra. Pelo menos esse perdeu a cabeça, se fosse hoje estaria em Catanduva, comendo, bebendo e fazendo telemarketing. Tem gente que tem saudades dos tempos da Maria Bonita, e já tem gente até falando que tem saudade dos tempos do Verde-Oliva, vai vendo.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Especial Dia do Motociclista

Não é difícil vocês perceberem que nós aqui do blog, temos um carinho especial pela galera dos Moto Clubes.  O Rock, as roupas pretas, a união fraterna, o respeito pelas famílias e tudo o mais que eles fazem pela cultura justificam a nossa ligação. Em especial com os amigos do Moto Clube Dragões da Noite, que nos acolheu em produções de vídeo, eventos como o Rock Acústico, estão presentes no vídeo clipe da Banda Carenagem. Além de tudo estão conosco nas produções artísticas, como nas peças da Paixão de Cristo, do Grupo Lanteri, nas apresentações da Cia de Artes Père Marié,  e em tantas outras produções.  Nosso obrigado mais do que especial a todos os motociclistas que fazem da liberdade e da amizade uma bandeira contra a baderna e os maus exemplos. É difícil citar a todos os Moto Clubes e motociclistas parceiros, poderemos cometer alguma injustiça, portanto, sintam-se todos abraçados através dos nossos vizinhos Dragões. 


Abaixo algumas imagens que temos de ações bacanas em conjunto com os Dragões da Noite. 

O profeta "Cicatriz" na peça A Mulher do Gênesis ao Apocalipse

Peça A Farsa do Advogado Pathelin 

Solidariedade para Morretes-PR


Projeto Rock Acústico na Sede dos Dragões




Estréia no Cinema - Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge


Oito anos depois da morte de Harvey Dent, Gotham passa por um período de tranquilidade, mas a Liga das Sombras ataca a cidade novamente, agora com Bane, e Batman se vê forçado a voltar à ação.


Ação - (The Dark Knight Rises) EUA, 2012. Direção: Christopher Nolan. Elenco: Christian Bale, Tom Hardy, Anne Hathaway, Joseph Gordon-Levitt, Marion Cotillard, Gary Oldman, Michael Caine. Duração: 164 minutos. Classificação: 12 anos.

O novo "Eu" dos universitários.




Allan Luis Pereira


Ainda há quem pergunte o porquê citarmos os universitários em um blog de Cultura. Explico: quem tem mais condições de adentrar na vida cultural de forma efetiva são eles. Têm acesso, instrumentos e estão num momento mais "pensante" do que nós, reles mortais inseridos no mercado, ou pelo menos deveriam estar. Uma recente pesquisa da Federação Internacional de Faculdades Católicas mostrou que a grande maioria dos estudantes está  muito mais preocupada com suas realizações pessoais, do que em ser útil à sociedade. 
O excesso de individualismo surpreende? A mim, pelo menos, não. 
A cultura do auto-descobrimento, independência, e do "eu" prevalecente sempre foi um grande impulsionador de consumo para os mais diversos segmentos, mas só de alguns anos pra cá encontrou um público sem defesa. Apesar do grande volume de informações e de conhecimento disponível, não há ideologia social e seus movimentos dificilmente ultrapassam os vazios aspectos midiáticos. 
O mais interessante na pesquisa é o fato de que foi realizada por uma associação de instituições católicas. A Igreja Católica, mãe do sistema universitário, mais uma vez demonstra que, apesar de sua força política, seu pioneirismo e qualidade educacional, nunca esteve tão longe de implementar seus objetivos cristãos na área de ensino. Vide os boletos das mensalidades. 
Mas também sabemos que as instituições católicas não estão sozinhas neste molho. E também sabemos que a educação dos jovens passa, obrigatoriamente pelos conceitos das suas origens. 
Se Deus quiser, haverá um julgamento, e faltará espaço no banco dos réus. Resta-nos, como sempre, a misericórdia da Compadecida. Tomara que ela não tenha assistido a nenhuma das micaretas como a do cartaz acima.

Para saber mais sobre a pesquisa, acesse aqui.


fonte: www.estadao.com.br

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Editorial: Mudando para Mais


Allan Luis Pereira 


Já sabemos que existem outros programas com o mesmo nome do Cultura em Foco. Isso não seria impossível desde o primeiro momento, no entanto, apesar de não possuirmos o domínio oficial, é necessário esclarecer que este blog está há 07 anos no ar, e com um editorial diferenciado dos blogs mais tradicionais de cultura. Há espaço para todos e essa é a parte boa da WEB, onde a acessibilidade à informação é um pouco mais democrática que nas outras mídias. 
Neste contexto, apresentamos a vocês o novo Layout, a nova logo, e o novo foco do blog Cultura em Foco.  Com a correria acontecendo nas nossas atividades artísticas, creio que seja interessante voltarmos a nossa editoria à acompanhar mais de perto a produção que está acontecendo nos bastidores aqui do blog, e também da Cia de Artes Père Marié, que agora entra no âmbito de cinema, com a produção de curta-metragem,  e com o acompanhamento de artistas que são nossos parceiros há tempos, como a Banda Carenagem, Nuvens e tantos outros.  Além disso, teremos mais notícias com foco à produção cultural para entendermos como estamos sendo influenciados pela política cultural e econômica do país do futebol.  É apenas para se fazer entender que faz, sim, muito sentido manter o nosso blog vivo, mesmo com um nome replicado. 
Seguimos em frente com a crítica e o debate sobre o que é melhor para a nossa esquecida Cultura, e estamos atentos à eleição que se aproxima. 
Vamos lançar hoje também, nossa página no Facebook, para nos infiltrar ainda mais na "websfera". 


Seguimos em frente. 

terça-feira, 17 de julho de 2012

Curta não oficial - O Justiceiro


Thomas Jane, que viveu O Justiceiro no filme de 2004, voltou a encarnar Frank Castle em um curta não oficial que também conta com a participação de Ron Perlman. 

Apresentado na Comic- Con 2012

Superman – Homem de Aço

A Warner Bros. divulgou  o primeiro pôster oficial de “Superman – Homem de Aço”  no painel destinado ao herói na Comic-Con. O novo trabalho do diretor Zack Snyder (“Watchmen”) já uma das grandes promessas do próximo ano, e para muitos já considerado o primeiro filme da “era heróica” da DC Comics nos cinemas.


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Clipe da Vez - Metallica Orquestra Hero Of The Day



S&M (abreviatura para Symphony & Metallica) é um álbum ao vivo da Banda gravado em 21 e 22 de Abril de 1999 no Berkley's Community Theatre juntamente com a Orquestra Sinfônica de São Francisco. Este álbum apresenta duas faixas inéditas, "Minus Human" e "No Leaf Clover".

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Poema da Tarde - A Arte de Amar


Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
Não noutra alma.
Só em Deus - ou fora do mundo.

As almas são incomunicáveis.

Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.

Porque os corpos se entendem, mas as almas não.

Manuel Bandeira

Estréia no Cinema - Espetacular Homem-Aranha


A trama reconta a história de Peter Parker (Andrew Garfield), um estudante rejeitado por seus colegas e que foi abandonado por seus pais ainda criança, sendo então criado por seu Tio Ben (Martin Sheen) e pela Tia May (Sally Field). Como muitos adolescentes, Peter tenta descobrir quem ele é e como tornou-se a pessoa que é hoje. Peter também está começando uma história com sua primeira paixão, Gwen Stacy (Emma Stone), e juntos eles lidam com amor, compromissos e segredos. Quando Peter descobre uma misteriosa maleta que pertenceu a seu pai, ele começa uma jornada para entender o desaparecimento de seus pais - o que o leva diretamente à Oscorp e ao laboratório do Dr. Curt Connors (Rhys Ifans), antigo sócio de seu pai. Procurando por respostas e uma conexão, Peter comete um erro que o coloca em rota de colisão com o alter-ego do Dr. Connors, O Lagarto. Como Homem-Aranha, Peter tem que tomar decisões que podem alterar vidas, para usar seus poderes e moldar seu destino de se tornar um herói.

Imagens Culturais - Londres 'escondida'


Graças ao investimento do Old Vic Theatre, que tem direção artística do ator americano Kevin Spacey, uma série de passagens ferroviárias e túneis, escondidos embaixo da estação de Waterloo, no centro de Londres, se transformou em um espaço para filmes, peças e exposições de arte. (Foto: Old Vic Tunnels) 

Ref. BBC

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Clipe da Vez - Karmanghia 64

Olha aí uma prévia do novo clipe da banda Karmanghia 64, com a música "Esqueça", uma das faixas do CD que a banda está gravando. A faixa conta com a participação especial da Catia Saladin, vocalista da banda Old Rock. 


Direto da BBC - Arte em Revista