quinta-feira, 30 de junho de 2011

Cia de Artes Père Marie define Elenco para A Farsa do Advogado Pathelin

Fernando Ott, Samarone Martins, Ana Paula Soares, Ana Carolina  e Allan Luis.
Não há um esperto que não encontre outro mais esperto. 


Com mais foco nos processos de construção, e com muita vontade de progredir nas artes cênicas. Esse é o clima no trabalho da Cia de Artes Père Marie. Ontem foi realizada a leitura dramática do texto A Farsa do Advogado Pathelin, que deverá ter cinco apresentações ainda no segundo semestre de 2011. Em outubro, a peça será novamente apresentada no Centro Cultural Wanda dos Santos Malmann, em Pinhais durante o FETAEPI,  festival anual de teatro amador e estudantil que movimenta o cenário cultural da cidade. Este ano a peça traz duas novidades no elenco, com Fernando Ott no papel de Teobaldo, e Samarone Martins , como o Mestre Guilherme Côvado. A direção também mudou, agora está nas mãos de Ana Paula Soares, o Juiz da peça. Breve mais novidades sobre o andamento dos trabalhos!   

Banda Carenagem Grava DVD ao Vivo na Casa do Tal em Curitiba



Não tem desculpa, todos os roqueiros de verdade tem que levantar a bandeira independente e dar um pulo urgente ali, na Casa do Tal, para presenciar a banda Carenagem, na gravação do primeiro DVD ao vivo! E a entrada é 10 reais e você ganha o CD da Banda. O Cultura em Foco estará presente na festa, nos encontramos lá!!

Imagens Culturais - Comemorando a Contradição

China Dayly - Reuters - fonte: Folha de São Paulo



A comemoração do aniversário do Partido Comunista na China é uma bela imagem, que mostra como somos contraditórios. Simpáticos ou não à ideologia vermelha, sabemos que a História do mundo é marcada por ela, para o bem ou para o mal, assim como todas as outras ideologias.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Imagens Culturais - Bolhas de arte


Quem nunca se divertiu com água, sabão e um pequeno aro para fazer bolhinhas durante a infância? O artista norueguês Odin Standal levou a brincadeira para a fase adulta e a transformou em arte.

Fonte: Revista Casa e Jardim

Estréia no Cinema - Carros 2


O astro das corridas Relâmpago McQueen (voz de Owen Wilson) e o incomparável reboque Mate (voz de Larry the Cable Guy) levam sua amizade para novos e excitantes lugares em "Carros 2" quando partem para o exterior para competir no primeiro World Grand Prix e determinar quem é o carro mais rápido do mundo. Mas o caminho para o campeonato está repleto de buracos, desvios e surpresas hilariantes quando Mate se vê envolvido em uma aventura fascinante: espionagem internacional. Dividido entre dar assistência a Relâmpago McQueen nas corridas e continuar com sua missão ultra-secreta de espionagem, a jornada cheia de ação de Mate o leva em uma caçada explosiva através das ruas do Japão e da Europa, seguida de perto por seus amigos e sendo assistida pelo mundo inteiro. Somada a diversão em ritmo acelerado está um colorido elenco de carros novos, que inclui agentes secretos, vilões ameaçadores e corredores internacionais.




quarta-feira, 22 de junho de 2011

Cia Père Marie Recebe Novos Integrantes

clique na imagem para visualizar o álbum

Após um intervalo nas produções, a Cia de Artes Père Marie retorna às atividades. Em pauta a retomada da peça "A Farsa do Advogado Pathelin" com foco em apresentações para a comunidade local. Para reforçar o time, chegaram a Neuza, a Thais Broza, o Rosca, a Pimenta  e o Binho, todo mundo para contribuir com a arte e com a cultura! Sejam todos bem vindos e aguardem boas novidades deste time! 

terça-feira, 21 de junho de 2011

Clipe da Vez - Breakout - Pra começar bem a terça

Este trio pop inglês apavorou as rádios nos bons anos 80, e até hoje continua compondo e se mostra referência no exterior, principalmente no Japão.  A faixa do vídeo fala das expectativas que criamos, o nome "Fuga" se refere ao ímpeto de mudar e fazer acontecer sempre, com inteligência e busca. Boa letra e boa música para animar a terça. Aproveitem.


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Karol Concá mostra o Rap de CWB ao Brasil

Karol Concá vai mostrando as ferramentas do rap curitibano neste vídeo de muito ritmo e miscigenação. A artista curitibana já chamou a atenção da MTV e agora lança o vídeo de Boa Noite. Na participação dos BBoys temos um conhecido aqui do blog, o Ramon do Ganna Crew 1957, que já conversou com a gente sobre a crescente do cenário Break aqui na cidade. Confiram, excelente produção, fotografia, e música de qualidade.


domingo, 19 de junho de 2011

Hora do Café - Moderno e Tradicional

Beth Nobrega 


No passado, nossos avós usavam saco de pano e bebiam café de coador. Passamos depois para um papel especial e, hoje, convertemo-nos ao espresso italiano, cuja máquina é dotada exclusivamente de componentes metálicos e plásticos. Como os italianos, preferimos o café encorpado, mais forte. Já os ingleses e americanos continuam preferindo a bebida mais rala - que chamamos de “chafé”. Existem, portanto, diversas formas de preparo de um bom café. Entre elas, a imutável maneira árabe, com tripla fervura.
Porém, hoje, a mais difundida nas grandes cidades do mundo é a italiana, com o café expresso. O nome, derivado do italiano espresso, resume o processo popularizado na Itália a partir de 1946 quando o seu inventor, Achille Gaggia, começou a vender máquinas de café sob pressão. É a infusão mais delicada.
O padrão brasileiro é de 7 gramas de pó mergulhados em 50 mililitros de água, mas os italianos preferem menos água, usam apenas 30 mililitros.

Definitivamente, um bom expresso precisa muito mais do que água e café: os grãos são selecionados e usados a partir de blends (misturas de grãos) mais adequados, a moagem é mais rigorosa e a extração é mais encorpada, valorizando a espuma e o sabor do cafezinho. Basta comparar a infusão que se toma na padaria da esquina para perceber a diferença. E que diferença! O sabor, o corpo, o aroma e muitas vezes até a temperatura são incomparáveis.

seguimos ali no @BondeCafe

fonte: www.doural.com.br

Cia de Artes Père Marie Convida Interessados em Teatro


A Cia de Artes Pére Marie convida atores amadores ou profissionais para integrar o seu quadro artístico. Assim, para conhecer melhor o projeto será realizado um encontro na sede do Moto Clube Dragões da Noite, no próximo dia 21 de junho, terça-feira. Será apresentado o projeto para o Segundo Semestre que compõe várias apresentações da Companhia e também a consolidação do elenco e realização de novas produções. 
Todos são bem vindos à esta nova forma de fazer arte, com ética, moral e principalmente paixão pela verdadeira vida artística. Segue o serviço, compareça! Clique aqui e veja imagens das produções da Companhia de Artes Pére Marié. 


Encontro da Companhia de Artes Père Marie.
Moto Clube Dragões da Noite. 
Rua Generoso Nascimento Teixeira Filho, 318 - Cajuru 
horário 20h. 

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Estréia no Cinema - Meia Noite em Paris


A trama acompanha uma família que viaja para Paris a negócios. Entre eles, um jovem casal cujo noivado se transforma durante a viagem. Em comum, a ilusão que as pessoas têm de que se levassem uma vida diferente seriam mais felizes.




Estréia no Cinema - Contra o Tempo


Esta não é a vida dele...e ele não está no corpo dele. Quando o capitão Stevens (Jake Gyllenhall) acorda e se vê na pele de um homem que ele não conhece, descobre que está fazendo parte de um experimento criado pelo governo americano chamado de "Código Fonte". O programa possibilita que Stevens assuma a identidade de um outro homem em seus últimos 8 minutos de vida. Agora sua missão é encontrar os responsáveis por um atentado que deixou milhares de vítimas. Embarque nesta missão diferente de tudo que já se viu, onde cada segundo tem que ser aproveitado numa luta contra o tempo.


Estréia no Cinema - Arthur – O Milionário Irresistível


O irresponsavelmente charmoso Arthur Bach sempre contou com duas coisas para viver sua vida: sua fortuna ilimitada e sua babá de longa data, Hobson, mantendo-o longe de confusão. Agora, ele vai passar pelo maior desafio de todos: escolher entre um casamento arranjado que manterá seu luxuoso estilo de vida ou um futuro incerto com a única coisa que o dinheiro não pode comprar, Naomi, a única mulher que ele já amou. Com a inspiração de Naomi e uma ajuda nada convencional de Hobson, Arthur irá assumir o risco mais caro de sua vida e, finalmente, aprenderá o que significa ser um homem.




quinta-feira, 16 de junho de 2011

Clipe da Vez - Thru Jerusalém



Terra de todas as rivalidades, e de todas as artes. Salaam Aleikum

 (via @jhernandez)

Boa de Hoje - Suzana Vieira por 1,4 milhão?




Depois de abertamente criticar a Lei Rouanet, Suzana Vieira, a longeva atriz que se debate para se manter visível na Vênus Platinada, recebeu autorização para captar o montante de 1,4 milhão para sua peça, intitulada "A Falsária". O título é apenas coincidência?

Salvem-se, por aqui @Allanlpereira. 

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Hora do Café - Cappuccino ou Capuccino?




A grafia correta deste termo ainda é indefinida no Brasil. No mundo, a versão com dois pês predomina, segundo a matéria no blog Café Capuccino, que se escreve com um pê só. No Brasil, patriotas chegam a defender o "caputino", simplificando e embrasileirando a expressão. No final de tudo, sabemos que o que importa mesmo, é o sabor da bebida, que é uma das preferidas do Cafezeiros de Plantão.


Saiba mais aqui.


seguimos ali no @BondeCafe

Direto da BBC - Tumbas Incas



terça-feira, 14 de junho de 2011

Imagens Culturais - João Paulo II e o Dalai Lama


"O Papa, assim como eu, sentia que os seres humanos não precisam apenas de desenvolvimento material, mas também de espiritualidade." Dalai Lama, líder espiritual budista do Tibete.

Hora do Café - As Primeiras Sementes no Brasil





A história destes preciosos grãos é no mínimo curiosa. Os portugueses, no anos de 1727 decidiram que o Brasil tinha condições, clima, solo fértil e tudo mais que fosse necessário para o plantio do café. Porém, não tinham as sementes. Mandaram então, um jovem oficial à Guiana Francesa para pedir ao Marquês M. d’Orvilliers algumas mudas.   Como o café era uma cultura rara, o Marquês, seguindo expressas ordens da França, não atendeu ao pedido. Palheta, o oficial, desacaradamente galanteou a esposa do Marquês, a bonitona da foto aí em cima, que não resistiu aos seus encantos e lhe presenteou com flores onde, escondidas pela folhagem, estavam as sementes do que seria o poderoso império brasileiro do café. Danadinha. 

continuamos por ali no @bondecafe 

Na História - Che Guevara - Nasce um Mito Controverso


De todos os ídolos que surgiram no século XX, com certeza Che Guevara, aniversariante de hoje, é o mais controverso. O argentino revolucionário que se uniu a Fidel Castro na revolução que deixou Cuba à  margem do mundo tem a imagem mais divulgada e reproduzida depois da imagem de Jesus Cristo. É dele também o mérito não muito honrado de  ter liderado centenas de execuções sumárias sentenciadas pelo então Tribunal Revolucionário de Havana. Ainda assim, com o discurso libertário que a esquerda representa e com a adoção e propagação de histórias românticas do período das ditaduras militares na América Latina, Che é considerado um herói, e um mito na eterna luta dos socialistas contra o imperialismo americano. Se vivo, Che completaria hoje 83 anos, e talvez não fosse tão perigoso quanto é morto. 

Contos das Encruzilhadas - Vinho e Fogo.



E quando nos encontramos ali, mais uma vez, na volta das nossas perdidas tentativas de normalidade frustrada, nos olhamos e percebemos que somente cantar nos libertaria. O vento soprava em harmonia, prevendo que o silêncio logo se quebraria, e os acordes tornariam livres nossas pobres almas esforçadas. A piedade tomava conta das mãos congeladas que, relutantes, voltavam aos instrumentos. Regamos as vozes com vinho e fogo, e fomos consumidos naquele instante pela verdade que a música grita nos ouvidos de todos, mas que é diferente no coração de cada um. As garotas sorriram entre lágrimas que se desmanchavam no asfalto que outrora bebeu nosso sangue. Era o som de gerações que se uniam em torno da fogueira das vaidades que nos mostrava um terrível futuro, de renúncia e ressentimentos que nos fariam profetas, cujas palavras soariam sempre como nostalgia e no entanto, seriam reais e jamais esquecidas. Já não tínhamos mais a juventude. Naquela canção, envelhecemos sentindo o vento da idade soprar em nossos ouvidos as histórias que contaríamos no futuro, os homens e mulheres da encruzilhada ali, eram uma só voz, e talvez um dia não haja mais mentiras, pois o consolo das palavras não tardará a uní-los novamente. Meus dedos dedilhavam e doíam, era frio e o vinho e o fogo não mais aqueciam, não adiantavam, e eu não queria parar, pois se suportar a dor significava tocar eternamente aquela canção, isso seria feito. Os primeiros sinais de que aquilo estava chegando ao fim apareceram, e a dor nos dedos também foi esquecida, substituída por outra, mais cruel, mais vazia. Provamos nossa arte no vinho e no fogo, e nossas verdades eram piores do que queríamos. No final, nos importa somente a cicatriz daquele momento, os acordes, as palavras, e os olhares. As lágrimas foram um presente caprichoso que deixamos ali, na velha encruzilhada, que outrora bebeu o nosso sangue. Há quem diga que foi melhor assim, há quem diga que preferia nos ouvir de novo. Agora, a dignidade passa longe daquele cruzamento, que parece que está sempre à espera de alguém que ali possa derramar suas lágrimas, ou seu sangue. A isso, abriremos mais uma garrafa de vinho,  só não sabemos quando.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Hora do Café - Um Lugar Especial em Ribeirão Preto

Allan Luis Pereira



Este aí é o Museu do Café Francisco Schmdt, ele possui um importante acervo do período em que o precioso café movimentou a economia da cidade de Ribeirão Preto - SP, possui maquinários e tudo mais da época. Com certeza vale a pena dar um pulo lá, programa cultural para todo bom cafezeiro. Clique aqui para saber o endereço e horários de visitação. 


fontes: 
www.cidadederibeiraopreto.com.br 
www.ribeiraopreto.sp.gov.br

Imagens Culturais - Fé e Dor no Afeganistão



Os confrontos no Afeganistão prosseguem sem previsão de trégua, e o soldado ferido pratica sua fé enquanto é levado ao atendimento médico. Foto de Anja Niedringhaus/Associated Press

Santo Antônio, Exu e Você. Vai Pedir o Quê?


Não, este não é Santo Antônio.


O sincretismo religioso brasileiro, na época da escravidão associou Santo Antônio, aquele um companheiro de São Francisco, ao Exu da Umbanda, e ao Ogum do Candomblé.  O Santo católico foi doutor da igreja, professor de teologia e depois se juntou à vida penitente dos franciscanos. Ficou conhecido como santo casamenteiro, mas na verdade era um bom conciliador de casais, não há registro de que, em vida, tenha "arranjado marido" à nenhuma donzela solitária. A relação sincrética com os Orixás do Candomblé ou com as entidades da Umbanda é no mínimo interessante. Ogum é a deidade da Guerra, da forja dos metais e poderoso vencedor de demandas, não consta bondade extrema nos currículos de nenhum orixá, aliás, todos eles têm comportamentos muito próximos aos nossos, com a diferença de que são dotados de uma carga sobrenatural. Já Exu é um elemento neutro, na Umbanda ele trabalha à base de troca, mas é constantemente confundido com espíritos trevosos que atrapalham os rituais de paz e piedade da Umbanda.  A grande verdade é que os populares se apegam às estas entidades como provedores imediatos de soluções para suas mazelas.  O Catolicismo, a Umbanda e o Candomblé nutrem diferenças fundamentais, mas todas são monoteístas, embora se diga que o Candomblé é Panteísta, mas está claro que Olorum  (cultuado na nação Ketu) é criador de todas as coisas, inclusive dos Orixás, ou seja, o culto se presta de maneira intercessória, no meu entendimento. Mas como não há como parar as crendices, fica uma dica preciosa se você é do tipo que vai fazer simpatia ou reza atrás de marido ou namorado: Santo Antônio está mais preocupado com os pobres, Ogum não tem nada a ver com isso, e Exu, este sim vai te ouvir. Só lembrando que para Exu você pede, para Exu, você paga.


Boa de Hoje II - Políticos e os Meios de Comunicação no PR




Mais uma bacana de hoje na Gazeta do povo, segundo matéria de Karlos Kolbach, pelo menos 15% das rádios do estado do Paraná estão nas mãos de lideranças política. É um bom assunto, merece mais discussão, o que sabemos também, é que a situação não é assim só no Paraná, cabendo ao setor competente evitar a politicagem da comunicação, desde que o próprio setor competente não seja favorável a este ou aquele partido. É uma ferramenta covarde e que gera muitas vantagens eleitorais para estes distintos senhores, e um país sério não permitiria tal situação. Transformar o Brasil em país sério seria o primeiro passo. 

jamais me calarei @allanlpereira

Boa de Hoje - Contradições da Imprensa em CWB


Slayer em Curitiba (Curitiba Underground) 



O veículo Gazeta do Povo publicou uma matéria bacana sobre o heavy metal, com um subtítulo no mínimo curioso: "Abundância de shows importantes camufla crise da cena local porque as bandas não tem apoio nem oportunidades". Primeiro equívoco, não há abundância de shows importantes, segundo, se falta apoio às bandas, o primeiro passo é divulgar o trabalho que for bom na grande mídia, que dá preferência direta às tais bandas bonitas. Terceiro, divulgar o trabalho de bandas que não pagam jabá e merecem ser divulgadas por que tem um bom trabalho. Quarto, por outro lado, divulgar as bandas locais não é obrigação da mídia, afinal, o fato de serem locais não quer dizer que sejam boas. Mas o que intriga é o maior veículo de comunicação afirmar que não há apoio às bandas locais, e dizer que a culpa é dos promotores dos eventos. 

jamais me calarei @allanlpereira

sábado, 11 de junho de 2011

Hora do Café - Africanos são elogiados

Beth Nobrega/Allan Luis Pereira 



Na Etiópia e no Quênia, a tradição do café se mistura à cultura local gastronômica através das combinações. Abaixo a transcrição da matéria da Revista Espresso, feita pela barista Isabela Raposeiras. 



"Os quenianos apresentaram uma acidez mais acentuada e brilhante. São cafés preparados por via úmida (despolpado), com fermentação em tanques, e colheita manual, realizada de outubro a dezembro. Ambos são top, a melhor qualificação do país; e AA (double A), que é uma referência ao tamanho do grão, equivalente às nossas peneiras maiores. Na degustação, as bebidas apresentaram aroma e sabor característicos de ácido lático, comuns nos grãos da região e que remetem ao aroma e sabor de produtos à base de leite, como iogurtes e queijos.
Já os etíopes são menos ácidos que os quenianos, mas ainda muito mais que os brasileiros. São cafés preparados por via seca (natural) com grãos cereja – em vez do boia, como é utilizado no Brasil –, e a colheita é manual e seletiva, realizada de dezembro a fevereiro. Durante a prova, destacaram-se a presença de frutas vermelhas no aroma e no sabor, além de uma doçura marcante. Os cafés foram avaliados por 12 apreciadores inscritos e pela equipe da Espresso, pelo método profissional de prova, o cupping."

Agora segue a transcrição da prova de quatro cafés, na degustação de quem entende do negócio: 

dido Aricha 2
O café apresentou uma acidez pronunciada, corpo médio e doçura muito alta; aromático e exótico, com notas intensas de frutas vermelhas queremetem ao vinho, como o morango, notas cítricas, de abacaxi maduro, maracujá, jaca e de especiarias como pimenta-da-jamaica e almíscar.
Origem: Yerga Cheffe, Etiópia
Altitude: 2.000/2.100 metros
Torrefação: Tim Wendelboe Roast master: Tim Wendelboe
Torra: clara

NdaroiniA bebida mostrou-se com uma acidez alta, mas agradável, corpo leve e doçura bastante presente; aroma de frutas vermelhas, presença de ácido lático que remete aos iogurtes de morango e notas cítricas; também apresentou uma leve adstringência.
Origem: Nyeri, Quênia
Altitude: 1.600 metros
Torrefação: The Coffee Collective
Roast master: Peter Dupont
Torra: escura

GichathainiA bebida mostrou-se com uma acidez alta, mas agradável, corpo leve e doçura presente; notas de chocolate e melaço, goiaba e cedro, presença de ácido lático que remete ao creamcheese e de um levíssimo amargor.
Origem: Nyeri, Quênia
Altitude: 1.600 metros
Torrefação: The Coffee Collective
Roast master: Paul Germscheid
Torra: escura

Idido Aricha 32O café apresentou uma acidez pronunciada, corpo médio e doçura muito alta, que lembra o mel; bastante aromático e exótico, com notas intensas de frutas vermelhas que remetem ao vinho, como o morango, notas cítricas e de especiarias como pimenta-da-jamaica.
Origem: Yerga Cheffe, Etiópia
Altitude: 2.000/2.100 metros
Torrefação: The Coffee Collective
Roast master: Isabela RaposeirasTorra: clara


Seguimos ali, no @BondeCafe

fonte:
Site Revista Expresso 

Contos das Encruzilhadas - O Silêncio e as Nuvens Sombrias.



Apenas observamos, em silêncio, as nuvens se aproximando. Pareciam nos conhecer e pairar sobre nós. Quietos e nos observando parecíamos adultos e maduros. Sérios e decididos a saber o que fazer, e para onde ir. A lua oculta às vezes se denunciava, mas por muito pouco tempo, não podíamos desfrutar de sua luz e de seus romances inspiradores.  A nós restou apenas observar o tempo passar, e cada um tomou suas decisões. Partiam os peregrinos em busca de algo que não conheciam, mas que precisavam. Densas, as nuvens eram presságios e maldição, e ao mesmo tempo, alento para a loucura dos dias cansativos. Era melhor com elas ali, que demonstravam a presença maior de um mundo que nos engoliria em breve, com seus crimes e castigos. Os animais traiçoeiros que nos cercavam, apenas esperavam que sucumbíssemos perante a dor da juventude interrompida. Eles queriam nossas almas, e algumas conseguiram. Não derramamos lágrimas pois seu cheiro atrairia ainda mais predadores e mercadores do sangue alheio. O silêncio não nos encantava, pois deixava à mostra, na distância de outras esquinas, os gritos de outras almas, solitárias e esguias que se perdiam na terra sem lei dos que andam na noite. As nuvens se dissiparam e ficamos em menor número. Agora será mais duro, e a piedade não nos será possível. Apenas seguimos lamentando sem lágrimas as baixas das batalhas. Um dia teremos mais chances, quem sabe. O amor ficará para depois, mais uma vez. 

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Imagens Culturais - Rimas - De Camões



A reprodução acima é de uma edição de Rimas, do poeta português Camões, cujo aniversário de falecimento é hoje. O poeta, considerado um dos grandes nomes da literatura, morreu em Lisboa em 1580, e deixou uma vasta herança cultural com sua obra cheia de religião, fantasia e crítica.

Estréia no Cinema - Kung Fu Panda 2


A história já mostra Po como Guerreiro-Dragão e protetor do Vale da Paz junto com seus companheiros, os Cinco Furiosos. No entanto, a calmaria é ameaçada por um novo vilão que pretende dominar a China e acabar com o kung fu, usando uma arma indestrutível.




Crítica - Piratas do Caribe e os ditados populares.

Allan Luis Pereira 






Poucas vezes se desmentiu o sábio dito popular que afirma que um é pouco, dois é bom, e três é demais. No entanto, em se tratando de Piratas do Caribe, fica-se com a sensação de costume, e de que a qualquer momento vamos topar com Jack Sparrow, ou melhor, o Capitão Jack Sparrow nos corredores da nossa empresa tomando um café, ou ainda sentado na cadeira do chefe com os pés sobre a mesa. A verdade, no entanto, é que a simpatia da personagem já é tão comum a nós, que não há absolutamente nenhuma surpresa no quarto filme da franquia. Fica-se à mercê de uma fonte da juventude, e o grande trunfo do filme pode ser o affair mal resolvido entre Jack e Angelica, personagem de Penélope Cruz, de quem também se esperava mais, não da atriz, mas da personagem.  A compensação pela falta de oscilação vem em personagens como o Barba Negra, de longe o pirata que melhor se identifica com aqueles que nos foram apresentados na infância, cruel e sanguinário. E outro destaque para as sereias, claro, cuja aparição à um grupo de homens usados como iscas para capturá-las monta uma cena inicial repleta de beleza e terror. No final, voltamos ao velho Sparrow,  que terá, como sempre, um flash de ética moral e resolverá a situação-problema, do seu jeito, claro. Piratas do Caribe continua sendo uma boa opção, divertido, com a qualidade Disney de sempre, mas não espere nenhuma grande inovação no enredo, afinal, em time que está ganhando, não se mexe. 

Contos das Encruzilhadas - Ninguém estava pronto



Mesmo que soubéssemos quais os destinos que nos aguardavam, bons ou maus, não seríamos capazes de escolher a despedida. No final de cada rua havia um acorde ecoando pelas cabeças, que amadureciam e pensavam em todas as possibilidades de fugir do que seria levar uma vida normal, fugir dos riscos de sermos cidadãos comuns. Precisávamos vender e vencer, precisávamos perceber que todos os que nos assistiam e nos aplaudiam, que nos incentivavam estavam nos passando para trás em troca do conforto e da preguiça. Ficamos para trás por que ninguém estava pronto a negar a arte de viver da arte. Ninguém estava pronto a deixar as mulheres e seus olhares sedentos de curiosidade  e excitação a cada canção nossa. Ninguém queria que os entorpecentes acabassem e não houvesse mais dinheiro pra comprar, a ponto de acabar o sorriso falso e a alegria despencada de uma noite rebelde. Nunca estivemos prontos, e todos os que  ali viveram sentirão a cada dia o perfume da velha encruzilhada, com sua luxúria constante e sua paz vadia, gloriosa pelas histórias e assombrada pelos fantasmas que criamos ali, e até hoje não libertamos, por que talvez eles sejam a personificação do nosso medo. Nossas noites serão assombradas pelos rostos de alegria que jamais veremos  novamente.  É hora de voltar. Os fantasmas nos esperam. 

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Boa de Hoje - Quer comprar um Cinema?

Allan Luis Pereira 




Pois é, aqui em Curitiba, a escassez de salas públicas de cinema culminou com o fechamento do tradicional Cine Luz. Mesmo não acompanhando a temporada comercial de exibições, sempre foi um espaço interessante inclusive para a produção local, que pouco dele se utilizou. Agora, se você quiser, pode comprá-lo pela bagatela de R$ 1,2 milhão, vamos torcer para que algum apaixonado por arte faça este investimento e tenhamos mais um espaço cultural na cidade. Sonho meu. Atualmente, a única sala pública de cinema em Curitiba é a Cinemateca. 

sigo ali no @allanlpereira 



fonte: site Gazeta do Povo

Editorial - Cia de Artes Père Marie no blog




Há muito que estamos nos estruturando para poder melhor comunicar as atividades do projeto. Além de crítica e divulgação específica de produção cultural, como sabem, temos a Cia de Artes Père Marie, que hoje está focada no teatro. O blog é nossa ferramenta de crítica, opinião e comunicação, por isso, em consenso, optamos por transferir todo o editorial e os fatos que envolvem a companhia de artes para este mesmo espaço, tornando mais conhecido o trabalho e valorizando mais os seus colaboradores. Por aqui você, nosso leitor acompanhará as nossas reuniões, ensaios, apresentações, mudanças de elenco e conhecerá nossos parceiros, atores, diretores e tudo mais que a companhia estiver aprontando. Hoje mesmo teremos as primeiras notícias.  

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Imagens Culturais - Ballet Quebra Nozes



Apesar do clima flamenco da imagem, ela pertence à uma apresentação do Ballet Quebra Nozes, um clássico natalino criado em 1816. Na história, uma menina de doze anos ganha um soldadinho de chumbo de seu pai inventor e entra numa guerra fantasiosa com ratos e roedores. 

Divulgação - Obras de Goeldi em Curitiba



Um dos maiores mestres das artes visuais tem obras expostas no Museu da Gravura em Curitiba. Já falamos de Goeldi aqui, e é uma excelente oportunidade para os curitibanos verem de perto. Ao lado dele, estarão obras de artistas que adotaram técnica semelhante. Segue o serviço: 


Projeto Goeldi e individuais de Hélio Fervenza, Newton Goto, Rômolo e Loizel Guimarães. 
Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba – Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533 - Centro)
Data: de 7 de junho (abertura às 19h) a 21 de agosto de 2011.
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h
Entrada franca
Informações: (41) 3321-3269

Revistaria - Piauí 57 e a Despedida Da Fábrica de Máquinas de Escrever



Na revista Piauí deste mês, além de todas as costumeiras seções com excelentes textos, como o impagável Diário da Dilma, a Despedida vêm com um toque especial de Nostalgia e tristeza. O Fechamento da última fábrica de máquinas de escrever mecânicas do mundo, a Godrej & Boyce, em Mumbai. Além do texto, sempre belo, de Dorrith Harazim, fotos da redação de O Globo, e a inusitada imagem acima, de um repórter do Grupo Time-Life, no topo de uma das colunatas da Praça São Pedro, aguardando o anúncio de um novo Papa no ano de 1958, após a morte de Pio XII. 

Mais detalhes nas bancas. 

Hora do Café - Café Expresso

Cafe Storici di Torino

Mais forte e bem mais encorpado que o café de coador, o café expresso teve origem na Itália. É preparado através da passagem de água bem quente sob alta pressão pelo pó do café. Muito concentrado, é mais comum ser tomado em pequenas doses (curto), mas também pode servir de base para outras bebidas, como o capuccino.  Segundo a tradição cafezeira, a cidade Italiana de Torino tem o melhor café espresso do mundo, além de belas cafeterias, como a da foto acima.  

Seguimos aqui no @BondeCafe


fontes: 
Wikipedia
Blog Espresso Cafe Mister Blend

terça-feira, 7 de junho de 2011

Hora do Café - Café Continental



Beth Nobrega/Allan Luis Pereira 







A designação do tipo de café tem a ver com o acompanhamento. O Café-Continental é uma versão personalizada e  simplificada, pelos europeus,  do nosso já conhecido Café-Colonial, que é de origem inglesa.  Neste caso, o café é apenas acompanhado por pão francês, torradas, manteiga, geléia e suco. Esse estilo de servir também deu nome a lugares famosos e importantes, como o Café Continental de Recife, nos anos 50 (foto)



fontes:
Cobra, Rubem Q. - Café. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2003
Blog Palavra Rocha 





Boa de Hoje - Assembléia do PR Voa Só de Primeira Classe



O processo de moralização da Assembléia do PR continua. E desta vez, a moral está realmente alta, afinal, avião de luxo fretado e carros de luxo à disposição é só pra quem tem muita moral, não é mesmo?  Me mata de orgulho, sr. Presidente! 


jamais me calarei @allanlpereira



fonte: Portal Bem Paraná

Conheça Hanna - Uma História a Ser Escrita - Por Você e @AnaGouvea

Allan Luis Pereira





"Meu nome é Hanna. Mentira, é Ana, mas inglês é chato até pra isso. A aparente dificuldade em pronunciar um nome tão brasileiramente simples me leva a escrevê-lo assim, tipo nome de pobre, mas de uma forma que inglês leia. Brasileira, óbvio, mas meio que fugi pra Inglaterra no meio da faculdade de jornalismo. Sei lá, me sentia perdida, deslocada, mal enquadrada na foto de formatura que não tirei.  Sempre achei formatura uma coisa idiota, ainda mais nos dias de hoje em que diploma não é garantia de trabalho. Ainda mais pra jornalista. Enfim, fingi um intercâmbio e não voltei, acabei me distanciando da família - que nunca entendeu minha opção de não casar e não ser dona de casa - e sinceramente não sinto falta deles, que se resumem em mãe e uma irmã mais velha e insuportavelmente antiquada.

Tipo filhote que sai do ninho e descobre o mundo, voei pra Inglaterra e me encontrei. Tenho o emprego dos sonhos da maioria das pessoas que conheço: cuido do marketing de um estúdio na Abbey Road e das bandas que gravam e ensaiam aqui. Passo o dia vendo músicos, cantores e compositores, papparazzi na janela de vez em quando, turistas fotografando a famosa faixa de pedestres o tempo todo."

Estes são os parágrafos iniciais da história de Hanna. Ana Gouvea é  Redatora, Blogueira, Assessora de Redes Sociais, Produtora de Conteúdo, etc. Ana está escrevendo esta história com a participação dos leitores. Para você continuar lendo e participar deste livro, envie um e-mail para ana@lexico.com.br e ela vai compartilhar com você o conteúdo através do Google Docs. A partir disso é só dar suas opiniões e fazer junto com ela a história de Hanna. Você também pode seguir a Ana no Twitter no @AnaGouvea.  Vamos lá, escrever um livro à várias mãos?  





sexta-feira, 3 de junho de 2011

Direto da BBC - Culto à Santa Morte no México.



Imagens Culturais - Primeira Mão - Batman - "The Dark Knight Rises"

Após o sucesso de Batman Begins e Batman - O Cavaleiro das Trevas o diretor Christopher Nolan volta à ação para fechar a trilogia do Homem Morcego, com a intenção de manter a dinâmica dos antecessores Nolan, solta o primeiro viral com Tom Hardy "Bane; a nova produção que tem sua estréia marcada para 20 de julho de 2012. Conta com a volta de Christian Bale com protagonista.

Estréia no Cinema - O Casamento do Meu Ex

Amigos e familiares se reunem em uma casa de praia para celebrar o casamento de Tom e Lila, mas o clima não anda às mil maravilhas porque a dama de honra, Laura, namorou o noivo antes dele conhecer sua futura esposa.



quinta-feira, 2 de junho de 2011

Estréia no Cinema - X-Men: First Class


First Class acompanha o início épico da saga X-Men e revela uma história secreta de famosos eventos globais. Antes que os mutantes se revelassem ao mundo, e antes de Charles Xavier e Erik Lensherr adotarem os nomes Professor X e Magneto, eles eram dois jovens descobrindo seus poderes pela primeira vez. No começo, não eram rivais, mas amigos próximos, trabalhando juntos com outros mutantes (alguns familiares, outros novos) para impedir o Armageddon. No processo, uma grave cisão entre os dois se abre, o que dá início à eterna guerra entre a Irmandade de Magneto e os X-Men do Professor X.



Hora do Café - Pacote de Poesias em Curitiba

Ana Carolina 





Para quem gosta de tomar um delicioso café, indico o café do Paço da Liberdade. Além de um ambiente aconchegante, o espaço tem o Pacote de Poesias que consiste em um pequeno saco de pão, em papel Kraft, com poemas escritos em folhas soltas.

O saco pode ser retirado gratuitamente e tem diferentes autores. Pegue o seu!

ONDE ENCONTAR:
Paço da Liberdade, SESC da Esquina e SESC Centro.

A foto é do @marcelginn.

Imagens Culturais - Primeira Aparição do Batman


A primeira aparição do Homem Morcego nos quadrinhos foi em 1939 no HQ 'Detective Comics'. No ano passado um colecionador arrematou a revista em um leilão no valor de US$ 1.075.500 superando a do Superman que tinha um recorde de US$ 1 milhão.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Poema da Noite - Vinícius de Moraes "Como dizia o poeta "


Quem já passou por essa vida e não viveu
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu
Porque a vida só se dá pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu
Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não
Não há mal pior do que a descrença
Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão
Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair
Pra que somar se a gente pode dividir
Eu francamente já não quero nem saber
De quem não vai porque tem medo de sofrer
Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão
Quem nunca curtiu uma paixão, nunca vai ter nada, não

Fonte: PensadorUol

Marilyn Monroe - Entre o glamour e a realidade





Hoje é aniversário de nascimento da bela Norma Jeanne Mortensen, nome real de Marylin Monroe. O cinema a endeusou num momento em que a indústria de Hollywood se mostrava viável como agente motivador do povo americano. Artistas eram o foco das mensagens governamentais, de um país em crise para controlar a Máfia e com sérios problemas de opinião pública em relação à sua política bélica. Marylin casou-se três vezes, e foi amante do presidente Jonh Kennedy. Morreu em circunstâncias até hoje não explicadas nem pelo Wikleaks, prevalecendo apenas a versão oficial de overdose de barbitúricos,  e a documentação que diz respeito à necrópsia e laudos de atendimento simplesmente desapareceram. A nós, mortais, sobraram apenas os registros, e a dura realidade. Hoje, ela completaria 85 anos. 

Hora do Café - Charge - #cafezeirosonline


charge hoje da Gazeta do Povo





Pois é, cafezeiros. Tendo em vista a primeira crise institucional do governo Dilma, só podemos chegar à conclusão que há várias mãos no leme deste nosso barco furado. Está em xeque a liderança daquela que foi eleita ostentando a aura de independente, forte e administradora. 

Clipe da Vez - Raimundos - Saudade, hein?

Raimundos era só Raimundos. Não importava se era rock misturado, ou o que fosse, cantaram os palavrões que causaram furor no início dos anos 90, com aquele sotaque brasileiro rústico e  também a sonoridade do nordeste, usaram nossas raízes para fazer boa música, irreverente e competente.  Era música de homem.  Rodolfo pulou fora e deixou a coisa um pouco cambaleante, mesmo assim digna créditos. Mas não dá para negar, Raimundos, mesmo, era esse time do clipe aí embaixo. Deliciem-se.