terça-feira, 31 de maio de 2011

Jhon Bonham - Criatividade e Inovação a serviço do Rock.

Allan Luis Pereira 




Há 63 anos nascia Jhon Bonham, que viria a ser nada mais nada menos do que o baterista da lendária banda Led Zeppelin.  Considerado um inovador, tocou até 1980, ano da sua morte, após singelas 40 doses de vodka.  Enfim, o que ficou foi uma obra-prima. No final do post, tem um vídeo para apreciar.












Clipe da Vez - Simon & Garfunkel - Mr. Robinson.


A música Mr. Robinson não é gospel, apesar da letra. Ela foi composta para o filme A Primeira Noite de Um Homem, mais especificamente para a personagem de Anne Bancroft, de mesmo nome. Simon & Garfunkel faziam um pop bacana, competente e limpo, sem apelações desnecessárias. Boa para dar uma pausa no trabalho e recarregar as baterias. 

Editorial - Mais Uma Mudança na Fundação Cultural de Curitiba




A Fundação Cultural de Curitiba tem nova liderança, o nome da vez é Roberta Storelli, que já esteve em comissões julgadoras de editais,  já foi diretora de marketing da Prefeitura Municipal de Curitiba, e atualmente é diretora artística da Rádio e TV Educativa.  Mesmo com todas as mudanças, não deve acontecer nenhuma alteração significativa na forma de atuar da Fundação, a não ser que sejam tomadas ações de maior evidência política em função das eleições que se aproximam e o notório interesse de Luciano Ducci se eleger. Aqui, na parte baixa da pirâmide, até agora muito pouco se sentiu das mudanças feitas. Vamos torcer pela sra. Roberta Storelli. 


fonte: Jornale.



segunda-feira, 30 de maio de 2011

Na História - Joana D'Arc - Ao Crepitar das Chamas


Allan Luis Pereira





Há exatos 580 anos,   Joana D'Arc morria condenada pela Inquisição, acusada de práticas ocultas contrárias ao cristianismo. A menina, de 19 anos na ocasião, lutou ao lado dos franceses na chamada Guerra dos 100 Anos.  No entanto, a heroína foi esquecida e seus feitos só vieram à tona mais de 200 anos depois, e ainda assim, era um nome que dividia opiniões, pois sempre era citada em favor do regime Monárquico.  Como já sabemos, foi executada por engano, e a Igreja Católica a canonizou em 1920, num ato que serviu também para aproximação política com a França. Foi registrado em seu interrogatório, que ela afirmou ouvir vozes desde os 13 anos. Estas vozes,segundo ela mesma revelou, lhe davam conselhos de guerra e de doutrina cristã. Ela é apenas uma das muitas "bruxas" queimadas pelo Tribunal da Inquisição na Idade Média, e acabou por ser tornar, além de santa,  o símbolo maior de uma Igreja que hoje tenta juntar as próprias cinzas.   

Turismo - Divulgação - Rotas do Pinhão

Ana Carolina 





Rotas do Pinhão – Dicas para o inverno de Curitiba

Esta é uma bela opção  turística barata e convidativa, que inclui Curitiba e municípios da Região Metropolitana.


Cultura, gastronomia, ruralismo e qualidade de vida compõem o mix variado de turismo presente nesta rota. Ela engloba desde Cerro Azul e Balsa Nova, até Campina Grande do Sul e São José dos Pinhais.

As baixas temperaturas não são empecilho para desfrutar das belezas e atrativos da região, que conta com 67 pontos turísticos diferenciados, que funcionam o ano todo.

Aromas e sabores atraem os visitantes, a começar por Santa Felicidade, o bairro mais italiano de Curitiba, que reúne um grande número de restaurantes servindo comida típica.

No Mercado Municipal de Curitiba é possível conhecer comidas típicas do mundo todo e o primeiro Mercado de Orgânicos do País, em um espaço em que os aromas de frutas e peculiaridades de um atendimento muito diferenciado chamam atenção.

O Paço da Liberdade é o elegante edifício que já abrigou a Prefeitura Municipal e o Museu Paranaense. Revitalizado recentemente, o Paço da Liberdade – Sesc Paraná transformou-se em patrimônio estadual e nacional e hoje é um centro cultural da cidade.

Fora da Capital, produtos coloniais e muito vinho ganham destaque no Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo e no Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais e em Campo Largo

Os municípios de Campo Largo e Campo Magro oferecem como destaque cultural o Roteiro de Turismo Rural nas Colônias Polonesas. São 10 pontos de visitação que incluem cafés coloniais, espaços de artesanato, comercialização de plantas medicinais, chás, flores e mel, além da degustação de pratos típicos poloneses, preparados pelas próprias famílias de descendentes.

Em Curitiba, o roteiro de parques pode ser visitado em um passeio pelos ônibus da Linha Turismo, que passa por 25 pontos turísticos da cidade. A Linha funciona de terça a domingo, com saída dos ônibus a cada 30 minutos.

Em meio às paisagens naturais das Rotas do Pinhão, o turista que gosta de atividades de aventura e prática de esportes se delícia com o cicloturismo por estradas rurais, vôo livre, escalada, rapel e outras opções de experiências ao ar livre, muitas deles incentivando o ecoturismo, com uma enorme quantidade de parques naturais e áreas preservadas, que garantem passeios inesquecíveis junto à fauna e flora local.

Piraquara também se destaca pelo ecoturismo, que pode ser praticado durante o inverno na região do Caminho do Trentino dos Mananciais.

Fica a dica para quem está procurando boas distrações nesse inverno gostoso de Curitiba.

Serviço:
Contatos para os visitantes
Instituto Municipal de Turismo Curitiba Turismo – (41) 3250-7720
www.viaje.curitiba.pr.gov.br
Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de São José dos Pinhais – (41) 3398 9613
Agência de Viagens Praia Secreta – (41) 3256-3333
Departamento de Turismo de Piraquara – (41) 3673 4442 / 3673 0186

Fonte: EcoViagem – Turismo fácil e interativo

Hora do Café - Expresso ou Espresso?

Allan Luis Pereira /Beth  Nobrega






Só para tirar a dúvida, a grafia correta, segundo o professor Pasquale Cipro Neto, é expresso.  Em julho de 2009 ele escreveu na sua coluna na Folha de São Paulo, explicando a grafia correta, e também reclamando que, pelo menos na época, não havia no Brasil o verdadeiro café expresso, de origem italiana. Creio que hoje a situação melhorou, mas a forma como ele descreve um verdadeiro expresso italiano deixa realmente com água na boca. A grafia espresso é italiana, e seu uso também é aceito, porém como estrangeirismo.  Na ocasião, Pasquale alertava, se quiser usar a grafia italiana no seu café, é necessário aprender a fazê-lo. Fica o recado às cafeterias. 



Fonte: Folha de São Paulo 26/07/09

sábado, 28 de maio de 2011

Hora do Café - Homenagem aos #cafezeirosonline

É isso mesmo, hoje a Hora do Café tem um gostinho especial, estamos nos aproximando de 200 seguidores com apenas um mês de vida, e isso reflete o carinho que essa galera querida aí embaixo tem pelo precioso líquido que alegra o nosso bate-papo. Obrigado a todos e pra comemorar, adivinha o que vamos beber?





Get your twitter mosaic here.