sexta-feira, 29 de abril de 2011

Crítica - Thor

Por:  Ana Carolina Nolli


Fui ontem na pré estreia do filme, no Palladium. Não sabia sobre o filme, sobre a história muito menos que estava sendo lançado. Tá, ok. Você pode achar que sou desinformada e etc., mas realmente não li sobre este filme em específico. Ganhei o ingresso da imprensa e fui surpreendida. Não pela história, que no geral é mais uma daquelas Hollywoodianas. Mas pelo áudio do filme. As trilhas são de arrepiar. As imagens, pós produção, efeitos especiais e etc. são muito bons.



Resumindo, o roteiro do filme envolve uma história de um príncipe que viraria Rei e no dia que estava sendo nomeado os inimigos fazem uma zona no castelo real e este príncipe toma decisões de um garotinho infantil
querendo aniquilar com todos estes inimigos. O Rei, Odin, manda Thor para viver entre os mortais na Terra como castigo, fazendo ele desmerecer todos seus poderes e etc. Entre estes mortais, Thor encontra uma mulher que vira sua paixão. Talvez esteja aqui a continuação deste filme.

Deu para perceber que a história não é muita novidade. Então, concluímos que o que realmente deixou o filme fantástico foi a produção, efeitos especiais e trilha. Estes pontos são extremamente importantes. Pense em um filme com este roteiro e com trilha e efeitos fracos. Não seria nem um pouco legal. Seria mais um no catálogo.

Enfim, vale a pena ver. Com certeza.

Ah! Disseram que depois dos créditos tem mais umas cenas do filme. Eu não vi. Fomos embora, mas ouvimos boatos. Para quem for assistir, fica a dica. Depois entra aqui no blog e comenta.

Valeu!

Estréia no Cinema - Thor


Thor é um habilidoso, porém arrogante guerreiro cujas ações impulsivas reiniciam uma guerra milenar. Como castigo, seu pai, Odin o força a viver entre os humanos. Na Terra, o herói nórdico aprende o que é necessário para ser um verdadeiro herói quando o mais perigoso vilão de seu mundo envia as forças do mal de Asgard para invadir o planeta.




Estréia no Cinema - Como Você Sabe


Lisa Jorgenson é uma atleta de 31 anos que vê sua carreira terminar repentinamente. Ela tenta buscar um novo rumo em sua vida quando se vê no meio de um triângulo amoroso entre um corporativista em crise e seu atual namorado, um jogador de beisebol.




Estréia no Cinema - Água Para Elefantes


O filme é uma adaptação do livro homônimo de Sara Gruen (em português publicado como Água para Elefantes) e a trama foca em Jacob Jankowski (Pattinson), um órfão e vive na era da Grande Depressão. Sozinho, ele decide entrar num trem de passagem e acaba em um mundo maluco de circo e fica responsável por cuidar do zoológico, por sua experiência veterinária. Lá ele conhece a domadora de cavalos Marlena (Whiterspoon), casada com August (Waltz), treinador dos animais circenses. Jacob, Marlena e August formam o triângulo amoroso do filme.





quinta-feira, 28 de abril de 2011

Boa de Hoje - 90 Segundos




Acabo de ler no Jornale, que a TV Cultura de São Paulo demitiu de seu quadro funcional o maestro Julio Medaglia. Erudito e revelador de talentos musicais que fazem até hoje carreira no exterior, o maestro informou que, após 24 anos de trabalho, a emissora levou apenas um minuto e meio para demití-lo. A guilhotina era mais rápida, e sem dor. 

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Poema do Dia - Fernando Pessoa diz: Posso ter Defeitos


Posso ter defeitos, viver ansioso
e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que minha vida
é a maior empresa do mundo,
e posso evitar que ela vá à falência.


Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver
apesar de todos os desafios,
incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas
e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si,
mas ser capaz de encontrar um oásis
no recôndito da sua alma.

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica,
mesmo que injusta.

Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...

Fonte: Pensador.uol

terça-feira, 26 de abril de 2011

Sabor & Arte Lança Blog com Receitas Culturais!



E o nosso amigo Leandro Bortoloti, proprietário da Sabor & Arte que já divulgamos aqui, decidiu compartilhar conosco receitas primorosas no Blog Sabor & Arte Gastronomia. As receitas têm, além dos temperos o complemento textual interessantíssimo do Leandro, o que torna o blog de uma leitura agradável até para quem, como eu, não lê receita alguma. Clique aqui e acesse! Só lembrando que a Sabor & Arte agora está na Rua Brasílio Cumam 427 - Loja 2 - São Braz. O link do blog também ficará ali ao lado nos parceiros!

Vou ali, na cola do Alfajor.

Boa de Hoje - A Vocação de Lady Gaga



Acabo de ler no site da 91 Rock que a pop star engajada em causas diversas Lady Gaga trabalhou nos camarins de uma turnê do Iron Maiden, fazendo os serviços básicos do tipo servir bebidas, passar roupas et. Tudo por ser uma grande fã da banda. Considerando verídica esta informação, resta-nos lamentar o fato dela não ter seguido na profissão, seria muito mais útil. 


jamais me calarei @allanlpereira

Imagens Culturais - Especial Grupo Lanteri

Foto: André Luis  Pinheiro


O registro de André Luis Pinheiro mostra o Jesus da Paixão de Cristo, vivo, esse era o foco do espetáculo. Após mais de 50 dias de ensaios, reuniões, discussões e tudo o mais que envolve o imenso universo cênico, temos, na singela imagem de um ator, a melhor representação do que foi o espetáculo este ano: emoção pura. 

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Boa de Hoje - A Copa já ficou mais Cara em CWB




O presidente do Clube Atlético Paranaense afirmou na semana passada que a obra da Arena para a Copa de 2014 precisará de mais R$ 40 milhões para atender exigências da FIFA.  Amanhã tem audiência pública no Pinheirinho para discutir as obras da Copa do Mundo aqui, seria interessante alguém levantar a questão, afinal, o Atlético ainda não fechou seus direitos de transmissão para 2012, segue com o inútil Clube dos Treze, acabou de levar uma sova em casa do seu maior rival, e sabe que, se manter esse ritmo, não conseguirá manter um time de futebol à altura do estádio que pretende construir. Enquanto isso, a conta da Copa vai ficando mais cara. A audiência pública é amanhã às 19 horas na Administração da Regional Pinheirinho. Vale a pena conferir e questionar a demora e o conseqüente aumento no custo das obras. 

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Imagens Culturais - Especial Grupo Lanteri


foto: Marcos Xreda


Bela imagem da cena da Gazara, onde Pedro nega a Jesus três vezes, a foto foi tirada no último Domingo, durante o ensaio na Pedreira Paulo Leminski. A Paixão de Cristo será apresentada na Sexta Feira Santa, às 19h, a entrada é 1kg de alimento não perecível. Venha se emocionar conosco! 

Imagens Culturais - Especial Grupo Lanteri

foto: Marcos Xreda


Está quase tudo pronto para a encenação da Paixão de Cristo 2011, na Pedreira Paulo Leminski. Na imagem o ensaio da cena onde Herodes chega à cidade e encontra João Batista, que o exorta duramente. Nesta cena estão presentes as legiões de soldados romanos de Herodes e a Legião da Guarda de Caifás, o sumo sacerdote. A Paixão de Cristo será encenada na Sexta-Feira Santa, dia 22 de Abril, às 19h. Venha se emocionar conosco!

Estréia no Cinema - Hop – Rebeldes Sem Páscoa



Júnior (Russell Brand) era um coelho que adorava tocar bateria e queria conhecer o mundo, mas seu pai (Hugh Laurie) deseja que ele dê continuidade à tradição de tornar-se o Coelho da Páscoa, seguida a quatro mil anos. Júnior até estava pensando em se deixar convecer pela ideia, mas um dia, em Hollywood, acabou atropelado por Fred (James Marsden)e sua vida mudou. No meio de gente famosa, seu sonho de viver de rock'n roll veio á tona novamente e agora ele vai ter que se virar para driblar da família porque seu pai contratou as poderosas Boinas Rosas para resgatá-lo.




Estréia no Cinema - A Garota da Capa Vermelha

Valerie (Seyfried) é uma bela e jovem mulher dividida entre dois homens. Ela está apaixonada por um estranho forasteiro, Peter (Fernandez), mas seus pais lhe arranjaram um casamento com o rico Henry (Irons). Na tentativa de permanecerem juntos, Valerie e Peter planejam fugir juntos até que eles descobrem que a irmã mais velha de Valerie foi morta por um lobisomem que ronda a escura floresta que circunda a aldeia. Durante anos, as pessoas têm mantido uma trégua com a fera, oferecendo a criatura um animal em sacrifício mensalmente. Mas, sob uma lua de sangue vermelho, o lobo para de atacar e leva uma vida humana.



Com sede de vingança, o povo chama um famoso caçador de lobisomens, padre Solomon (Oldman), para ajudá-los a matar o lobo. Mas a chegada de Solomon traz conseqüências não intencionais quando ele adverte que o lobo, que toma forma humana de dia, poderia ser qualquer um deles. Como o número de mortos aumenta a cada lua, Valerie começa a suspeitar que o lobisomem poderia ser alguém que ela ama.

À medida que o pânico aumenta, Valerie descobre que ela possui uma conexão única com a fera, que inexoravelmente os aproxima, fazendo dela uma suspeita ... e uma isca.

Estréia no Cinema - Sobrenatural

A família Lambert, formada por Josh (Patrick Wilson), Renai (Rose Byrne) e os filhos Dalton (Ty Simpkins) e Foster (Andrew Astor), acaba de se mudar. Logo uma das crianças entra em coma de forma inexplicável, o que faz com que os pais descubram que a nova casa abriga um espírito do mal. Eles logo se mudam, mas rapidamente percebem que não era a casa que estava mal assombrada.






Contos das Encruzilhadas




Essa noite foi insana. A recompensa ideal pelos nossos desmandos frenéticos e alucinados. As drogas eram poucas, os beijos não eram suficientes. Parecíamos donos das nossas esperanças e desgraças. Os risos eram altos, não havia pudor nem sangue frio. A madrugada fria só fazia o desejo arder nos acordes dos violões. A fogueira crepitava e iluminava os sonhos das garotas,  ao mesmo tempo que, quando passava algum carro, balançava de tal maneira que seus rostos desapareciam, e naqueles instantes, enquanto cantávamos, esquecíamos completamente de como elas eram. Teríamos muito mais a cantar, mas a tempestade se formou de repente. A fogueira apagou, só trevas e chuva nos restaram. As garotas ficaram sem rosto e paramos com a música. Ás vezes os relâmpagos nos mostravam seus olhos, mas não haviam sonhos lá. Embaixo de um abrigo precário, vimos um vulto na tempestade, também sem rosto. O vulto que costumamos ver em histórias que não acabam bem. O vulto andou  e passou como se não existíssemos, era um homem e arrastava uma enorme bolsa, como se ali estivesse todo o peso do mundo e dos seus erros. À luz dos relâmpagos vimos suas asas, incrédulos, apenas terminamos nossas bebidas e partimos, deixando para trás as garotas sem rosto, a música e os sonhos. Se anjos se arrastavam entre nós, era melhor partirmos, sem esperanças. E assim foi, sentimos o vento e ao último gole do vinho, sabíamos que havia sangue a ser derramado, e quando virássemos as costas, as mulheres sem rosto teriam seu destino selado. Pelo menos, nas suas lápides, elas teriam nomes. 

terça-feira, 19 de abril de 2011

Editorial - O Milhão de Amigos do Rei.




Aniversário de ídolo é pauta marcada, cheia de flores e encantos e com Roberto Carlos não é diferente. Por isso, ao invés de simplesmente comemorar o fato dele ter nascido,  pois todo mundo já está fazendo isso, prefiro analisar um pouco da sua postura artística, e seus efeitos no ambiente que o cerca. 
Sua música não é mais a mesma, pelo menos desde os anos 90. Religioso, mais por superstição do que fé, propriamente dita, este artista caminha por uma estrada confortável, desde que virou uma celebridade exclusiva da maior potência de comunicação do país, a Rede Globo. Seus shows são garantia de sucesso e comunicação de massa, sobram patrocinadores, estrutura e, claro, fãs, que são uma consequência do processo de disseminação da informação. Sua obra musical contrasta com sua vida que se reveza entre a felicidade da carreira e a morte de entes queridos, o que só nos é lamentável pelo fato de que, pela sua natural notoriedade, ficamos sabendo a cada membro familiar que dele se despede, os três últimos: a esposa, a mãe e a filha. Seu aniversário é uma data que marca mais um ano de mercado na sua vida, e se isso compensar suas tragédias pessoais, merece felicitações. Caso contrário, também é bom pensar que ele tem tudo o que um artista possa querer em vida, notoriedade, homenagens, fãs fiéis. Seu inegável talento agora é secundário, mas isso é uma questão de escolha, e ele a fez, consciente. Fez muito mais que 1 milhão de amigos, mas é certo que sua despedida se aproxima cada vez mais. No apagar das luzes, talvez não sejam tantos assim, mas se tiver valido a pena, parabéns. 

Clipe da Vez - Noah and the Whale

A banda ainda é desconhecida do grande público. No entanto a qualidade de seu folk rock é indiscutível, com letras inteligentes sobre amor e sobre o dia a dia.  A música do clipe L.I.F.E.G.O.E.S.O.N fala de artistas, do que eles acham que são, e do que são realmente. No final, sabemos que tudo o que queremos, é como diz a música, "na minha última noite na Terra, pagar um preço elevado, para não me arrepender do que fiz na minha". Com uma mensagem dessa, não importa se o artista é conhecido ou não. Com vocês, Noah and the Whale, especial para os amigos do  Bonde do Café. 


Editorial - Entre Belas Raízes e Folhas Secas




O Brasil continua marchando na sua política cultural populista e desonrada. Mas isso não é exclusividade dos tempos modernos, midiáticos e alienados. Hoje celebra-se, ou não, o Dia do Índio, ironicamente também é o dia do Exército Brasileiro. Essas duas instituições hoje são antagônicas. Os índios com suas terras demarcadas exigem praticamente que sejam uma nação soberana e independente. O Exército exige livre acesso para que possa fiscalizar as fronteiras no que diz respeito ao tráfico de drogas e armas, setor em que somos muito frágeis, principalmente na Amazônia. Mas não é só de entraves que vive a memória e a cultura indígena. Nos anos 90 tivemos uma confusão generalizada com um grupo musical que defende os valores da cultura indígena, no entanto eles se tornaram conhecidos apenas por músicas mais irrelevantes, mas quem adquiriu o primeiro CD da banda Carrapicho, gravado em Paris  viu que ali estava um precioso material com rezas e cânticos das tribos da região Amazônica, além das tradicionais rivalidades entre o Caprichoso e o Garantido, no festival de Parintins. 
O Dia do Índio foi criado, logicamente pelo populista presidente Getúlio Vargas, que do mesmo modo que nosso atual governo colocou  algumas minorias em evidência para que se fizesse disso base da sua plataforma eleitoral. Esmolas culturais como essa jamais resolverão o problema dos índios, que já nem sabemos se continuam sendo realmente índios. Preservar costumes e tradições do povo que aqui estava quando Cabral errou seu caminho passa, obrigatoriamente e primeiramente, por evitar a corrupção dos que ainda mantêm viva alguma tradição. Difícil,mas não impossível, mas se eu, ou você leitor, tivermos que dar essa receita, para que pagar o Estado, suas secretarias e Ministérios?  
As belas raízes da cultura indígena estão ligadas à uma árvore sem frutos, e com folhas secas, e logo morrerão com ela. Guardem livros, fotos e vídeos, serão úteis no futuro. 

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cuidado com a Cuca




Monteiro Lobato era mais do que um escritor de historinhas infantis. Antes da nova mídia e dos novos padrões de comportamento "meterem a mão" na sua obra, tínhamos, mesmo nas histórias para criança, uma belíssima criatividade política, cultural e que respeitava os cidadãos mais diversos, sem cair na desgraça do bom mocismo atual. Monteiro foi o autor profético do Presidente Negro, e acusado de racismo por praticar uma literatura que, à época, já era predominante na ficção.  Mas ele morreu, e depois meteram a mão e se apossaram de suas idéias de maneira vergonhosa e transformaram em novelinha água com açúcar. Se vivo, este monstro da criatividade e do conhecimento cultural brasileiro, certamente faria com que a Cuca os atormentasse e o Saci os sacaneasse eternamente. Que o legado seja preservado.  E quem não gostou, cuidado. 


mitos e lendas ali no @allanlpereira  

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Editorial - Ninguém Pode Fazer Hoje o que Chaplin Fez.

Ninguém pode fazer hoje o que Charles Chaplin fez.  O gênio da Sétima Arte viveu intensamente sua obra, quase não ouvimos falar de seus problemas, somente dos seus feitos. Chaplin aos 28 anos, casou-se com uma menina de 16, impossível hoje. Alguns anos depois, no seu segundo casamento, a noiva também tinha 16. Era um gênio de amor incompreendido, e manteve-se ativo profissionalmente numa época perturbadora para a humanidade. Ele era um esquerdista, coisa fácil de ser hoje em dia, mas um esquerdista com razão, o que já não encontramos tão facilmente. Sartirizou ditadores e perseguidores políticos, e no auge das guerras teve capacidade de produzir arte para uma humanidade com sede, fome e medo. Chaplin teve 11 filhos e casou quatro vezes, a última, com 54 anos, optando então por uma mulher mais velha, com 17 anos. Hoje também é difícil alguém fazer isso. Talvez Chaplin devesse estar entre nós, ousado e com sua expressão inconfundível. Mas é inevitável acreditar que seria um desperdício, pois talvez ele passasse despercebido diante de tanta imbecilidade que temos nos distraindo. Nossa geração não merece tal artista, e com isso, temos que nos contentar com o legado. Chaplin hoje, seria desprezado diante da exaltação da futilidade e da diversão desmedida. Foi melhor assim, a memória talvez seja suficiente, pelo menos para alguns. E só isso já vale. 

O vídeo abaixo é uma homenagem do Google ao artista. 

Imagem Culturais - Oswaldo Goeldi






O Gênio desenhista e ilustrador brasileiro Oswaldo Goeldi terá sua obra exposta em Londres, na exposição chamada Cenas Urbanas. Sua técnica e sua paixão pela noite, o fez retratar um Brasil bem diferente do usualmente exposto. Goeldi faleceu em 1961 e já emplacou centenas de exposições póstumas, sem nenhum demérito, afinal, não cansa observar sua obra. Para saber mais acesse o site do Centro Virtual Goeldi.

Estréia no Cinema - Os Agentes do Destino

O filme é baseado num conto de Philip K. Dick e narra a história de David Norris (Matt Damon), um carismático congressista que parece destinado ao estrelato político nacional. Ele conhece Elise Sellas (Emily Blunt), uma linda bailarina, mas começa a perceber circunstâncias estranhas e esforços ocultos atrapalhando o romance.




Estréia no Cinema - Eu Sou o Número Quatro


O extraordinário adolescente John Smith (Pettyfer) é um fugitivo com inimigos implacáveis que são enviados para destruí-lo. Alterando sua identidade, mudando de cidade em cidade com o seu tutor Henri (Olyphant), John é sempre o novo garoto sem laços com seu passado.

Em uma pequena cidade em Ohio que ele considera seu lar, John se depara com eventos inesperados, seu primeiro amor (Agron), novas habilidades e uma conexão com os outros que compartilham seu destino incrível.

CLIPE DA VEZ - Vamos ver no que dá isso.

As bombas continuavam caindo no Iraque de Sadam Hussein, em 1991 quando o Sepultura subiu ao palco do Rock'n Rio II e compartilhou com os roqueiros a versão de Orgasmatron, do Motorhead.  Pra começar a sexta-feira,  soltando os bichos. Se alguém reclamar do barulho aí perto, aumente o volume, vamos ver no que dá isso, depois vocês contam.


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Direto da BBC - Reconstituição da Guerra Civil Americana

Poema do Dia - As Sem-razões do Amor


Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.


Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.

Fonte: Pensador.Uol

Estréia no Cinema - Pânico 4


Sidney Prescott, agora a autora de um livro de auto-ajuda, retorna para sua casa em Woodsboro para a última parada do tour de seu novo livro. Ela reecontra o Xerife Dewey e Gale, que agora são casados, sua prima Jill e sua tia Kate. Infelizmente, a volta de Sidney traz também o retorno de Ghostface, colocando Sidney, Dewey, Gale, além de Jill, seus amigos e toda a cidade em perigo.




quarta-feira, 13 de abril de 2011

Clipe da Vez - Coisa Boa

Efêmera, mas muito marcante a passagem desta banda pelos insaciáveis anos 80. Conhecida principalmente pelo hit "She Drives me Crazy" , a banda se desfez já em 1992, mas deixou registrada uma excelente visão musical que mesclava  rock e pop com muita competência. Com vocês, Fine Young Cannibals, com Good Thing.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Imagens Culturais - A Burca e os Olhos Islâmicos


Christopher Furlong registra Mulher muçulmana em centro comunitário. Blackburn, Inglaterra, 14 de outubro de 2006.

Clipe da Vez - In Bloom

A banda dispensa maiores comentários. Mas o clipe da In Bloom é especial, uma faceta divertida e humorada de um vocalista que nos deixou outra imagem. O sarcasmo de uma letra que tira o fã da banda para alguém que não entende o que ele cantam, o visual sensacional e claro, grunge. É sempre um prazer ouvir, peguem suas armas, e não deixem que ninguém os engane. Eles estão por toda a parte. Quem tiver ouvidos, ouça.


Paixão de Cristo 2011 - Venha se Emocionar Conosco!

Clique para ampliar


Este ano, assim como todos os outros, o Grupo Lanteri tem novidades na Paixão de Cristo. Não é uma cena nova ou uma mudança de palco; são novas pessoas que estão se juntando ao Grupo Lanteri para mais essa apresentação, que promete emocionar milhares de pessoas. Eu estou na peça há 06 anos e cada um foi melhor do que o outro.  Também estão participando as "Anas" - Aninha e Ana Carolina, e o Diego da Cia Père Marie. Também tem o pessoal do Moto Clube Dragões da Noite, que é presença importante e certa todos os anos,  e além disso mais centenas de pessoas que fazem este grande espetáculo.  São famílias inteiras, grupos de jovens, religiosos e não religiosos, pessoas de todos os credos, raças, profissões, uma verdadeira diversidade se unindo para espalhar uma mensagem de vida, esperança e fé, com a alegria, força e dramaticidade do teatro. É neste clima que estamos convidando você e sua família a participar como colaborador nesta peça. Não precisa ser ator profissional, ou já ter feito peça, basta a vontade de participar! Nós, do projeto Cultura em Foco, Moto Clube Dragões da Noite, Cia de Artes Père Marie e centenas de outras famílias teremos o maior prazer em recebê-lo! Ainda há vagas! Segue o serviço, nos vemos lá! 


Sábado dia 16/04  das 19h às 21h 


CEEP - Centro Estadual  de Educação Profissional de Curitiba

Rua Frederico Maurer 3015 - Boqueirão (Entre o Posto Copa 70 e o SENAT)

Domingo dia 17/04 das 14h30m às 17h. 

Na Pedreira Paulo Leminski. 

Para saber mais sobre o Grupo Lanteri acesse:

www.grupolanteri.com.br 

Contos das Encruzilhadas - O Sono dos Justos



Eram belas noites, sem lua , sem esperança. Tínhamos a certeza de que o nosso papel seria cumprido na história. "Não há heróis aqui, somente a nossa coragem." Era esse o nosso pensamento. Entre a vida e a morte estava nossa diversão. Era o que nos cabia enquanto o mundo dormia o sono dos justos. Dinheiro não interessava, só queríamos sorrir enquanto a madrugada nos atormentava com aquele vento de cortar os ossos. As fogueiras às vezes não eram suficientes, pois também haviam corações gelados ali. Nem o vinho, nem as canções de amor e guerra os tocavam. Aos poucos, nós os vimos se afastarem, e não deixaram pegadas. Ainda ouvimos seus passos cambaleantes, sem vida. Foram tentados pelo sono dos justos a se juntar a eles. Alguns nasceram para isso, outros não. A vida é assim, uns dormem, outros vigiam. Para baixo dos cobertores quentes vão todas as boas histórias da velha encruzilhada, e ao acordar, perseguem o indivíduo com um arrependimento pesado e tortuoso, que direciona seus passos para o túmulo (Walk to the Grave). Ao fim de tudo isso, os melhores ficaram acordados, fazendo a História, preservando o bom sono dos justos. Em alguns casos, o sono eterno. Que estes justos descansem em paz.

(ao som de Red Hill Mining Town - U2)

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Clipe da Vez - The Carpenters

Em meio ao Rock Pesado crescente nos anos 70, houve espaço nas paradas para o som romântico e melódico dos Carpenters. O duo formado pelos irmãos Karen e Richard Carpenter gravou 11 discos, dos quais 5 atingiram o top 10 das paradas mundiais. No entanto a carreira da dupla foi interrompida pela morte de Karen em 1983, vítima de anorexia nervosa. Pode-se dizer que a morte de Karen foi um dos primeiros fatos cobertos pela imprensa que levantou a questão da anorexia, um problema pouco conhecido até então. A arte nos dá uma ironia neste Clipe da Vez, uma das estrofes da canção, escrita por Richard Carpenter e Jhon Bettis, diz o seguinte: "(...)Todo mundo precisa enfrentar sua parcela de solidão/ Na minha vez, ninguém sabia/ A dor que eu estava passando/ E esperar o que o meu coração podia fazer..." . Na letra do irmão, o destino da irmã. A dupla acabou, Richard continua produzindo, nós ficamos com as belas canções. Com vocês, The Carpenters, Only Yesterday.


sexta-feira, 8 de abril de 2011

Poema da Noite - Alerta



E se sempre fosse deste jeito

Da maneira como você percebe e observa as coisas

Talvez tudo fosse mais fácil

Mas a dor e as sombras estarão sempre por perto

E talvez sua mãe não escute você gritar

A sua agonia ainda não se revelou

Por que você está embriagado demais pra pensar

Eu fico aqui observando

É apenas uma questão de tempo

Até que suas idéias parem de se mostrar divertidas

Até que, sozinho, e ferido

O mundo pese mais sobre suas costas

E acabe de uma vez com esse seu sorriso falso e infame

É assim que as coisas são

A vida te medirá, e te pesará

Pode ser que, ao fim, você não seja considerado suficiente

Esta é uma questão de escolha, faça.

Momento Slash no Clipe da Vez

The God Father Theme no Rock in Rio II, em 1991. Naqueles dias, Bush (Pai) estava tentando enterrar o nariz do Sadam Hussein no Deserto, estávamos aqui todos empolgados com o "Apetite for Destruction", e naquele Rock in Rio, o maior público foi do A-ha. Mas só por este momento, valeu a pena. Slash está hoje em CWB, só hoje. 

Estréia no Cinema - Rio


Blu é uma arara domesticada que nunca aprendeu a voar e tem uma vida tranquila e confortável ao lado de Linda, sua dona e melhor amiga, na pequena cidade de Moose Lake, Minnesota. Blu e Linda pensam que ele é o último de sua espécie, mas quando ficam sabendo que existe uma outra arara azul que vive no Rio de Janeiro, eles partem para a terra distante e exótica na expectativa de encontrar Jade, uma fêmea da espécie de Blu.

Logo depois de sua chegada, Blu e Jade são sequestrados por um grupo de atrapalhados contrabandistas de animais. Com a ajuda da experiente Jade e um grupo de debochados e faladores pássaros da cidade, Blu consegue escapar. Agora, com seus novos amigos ao seu lado, Blu precisa descobrir a coragem para aprender a voar, enganar os sequestradores que continuam em seu encalço e voltar para Linda, a melhor amiga que um pássaro já teve.


Imagens Culturais - Mostra de Manet em Paris


Visitante observa a obra "Le fifre" (centro) de 1866; a exposição acontece no museu d'Orsay, em Paris

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Direto da BBC - Cidade das Caveiras

Um Belo vídeo da BBC sobre as obras de escavação e preparação de um túnel em Londres, e os consequentes achados arqueológicos. É só assistir.

Editorial: Controvérsias da Arte: Os Fãs de Michael Jackson



Eu tenho uma certa dificuldade para entender, pois não consigo me considerar fã de nenhum artista vivo ou morto. Raramente vou a shows, não procuro saber o que fazem fora das suas atividades, apenas contemplo suas obras e as considero necessárias à minha vida, ou não. Os fãs de Michael Jackson estão revoltados com a estátua da foto acima, exposta no Hackney Studio, em Londres, alegando que a obra é uma tentativa de ridicularizar o astro, morto. Michael Jackson foi e é importante, mas não está acima do bem ou do mal, fãs tendem a colocá-lo num pedestal de boas maneiras. A imagem é de um fato real, e mostra que este gênio da música, também era um ridículo ser humano, propenso às mesmas loucuras que vemos nos jornais todos os dias, cometidas por pessoas normais. Agindo como agem, os fãs não aprendem nada do que a Arte pode ensinar, e jamais vão entender que o artista é o que menos importa nesta relação. 

Imagens Culturais - Espetáculo de Teias de Aranha


As enchentes que atingiram algumas áreas do Paquistão no ano passado acabaram gerando um efeito inesperado: um espetáculo de teias de aranha em árvores. Por causa da alta das águas, milhões de aranhas procuraram locais mais altos como abrigo.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Boa de Hoje - O Evangelista da Pirataria (via @PortalBandaB)



Curitiba deu um passo hoje na luta contra a pirataria. Foi descoberto um verdadeiro quartel general do segmento, no bairro Sítio Cercado,  chefiado por José Evangelista. A enganação dos CD's e DVD's piratas em Curitiba não fica devendo nada a outros grandes centros mais conhecidos, aqui, tudo está praticamente legalizado, dentro de lojas de shoppings populares e tudo mais. As milhares de cópias apreendidas, além de impressoras e outros ítens, deve dar, pelo menos, um certo prejuízo ao mercado. Tudo bem, eu sei que tem gente que sobrevive disso, que mude de ramo então, ou vá atrás da Dilma com uma de suas bolsas sociais, se é que já não as tem. Afinal, amigo é pra essas coisas, ainda mais em tempos de evangelismo.

fonte: Portal Banda B - Curitiba.

Resident Evil completa 15 anos



Hoje a franquia Resident Evel completa 15 anos de existência. No dia 22 de março do já longínquio ano de 1996, chegava às prateleiras japonesas Bio Hazard, o primeiro jogo da série, que colocava uma corajosa equipe do S.T.A.R.S (Special Tactics And Rescue Service) em uma macabra missão na cidade de Reccoon City, infestada de zumbis e criaturas malignas.

A Capcom divulgou um trailer que comemora os 15 anos da série Resident Evil.


terça-feira, 5 de abril de 2011

Antigos Espíritos do Mal...



Estamos diante de um dos mais ousados "remembers" da história da Cultura Pop. Foi divulgado o trailler dos novos Thundercats, produzido pela Warner Brothers Animations. A animação, seguindo uma tendência dispensável, tem traços próximos aos Animes japoneses. Os produtores, no entanto, garantem que o clima do desenho é o mesmo. O trailler é agradável, o desenho deve estrear em julho nos EUA, no Brasil ainda não há previsão de estréia.  Oremos.

Divulgação: Preciosas Ridículas no Festival de Curitiba





Mais uma do pessoal de Pinhais, do Centro Cultural, uma adaptação de Molière, também sob a direção do Arnaldo Silveira, vale a pena conferir!


As Preciosas Ridículas
Teatro Brasílio Itiberê
R. Cruz Machado, 138 -O- Centro - Curitiba
2 apresentações
07/04/2011 as 17h
08/04/2011 as 21h
Direção Arnalso Silveira - Texto de Molière com livre adaptação de Arnalso Silveira


segunda-feira, 4 de abril de 2011

Imagens Culturais - Crianças e Lápides



Crianças caminham entre lápides na cidade de Jinjiang, na China. Morte e vida na terra da democracia popular. A foto é da Folha de São Paulo de hoje.

Divulgação: Temos Muito Mais do que o Festival de Curitiba




Curitiba está rodeada de peças teatrais em toda a cidade. O interessado pega o Guia de Programação do Festival de Curitiba e não sabe o que escolher. Comédia, drama, dança, música, novas linguagens, teatro de rua e peças infantis. Centenas de peças em cada estilo. A primeira dúvida: como as companhias tem tanta certeza que terão público? A exemplo aqui no Teatro Cleon Jacques, a primeira companhia cancelou a segunda apresentação por falta de público. Seria tão bom assim participar do Festival de Curitiba? Eles vieram de Belo Horizonte, tiveram gastos com avião e estadia. É um gasto válido? Vale todo empenho em produção, figurino, maquilagem para arriscar tudo sem ter certeza de público? A segunda dúvida é: seria tudo isso pela arte? Vale a pena este esforço pela arte e não ter público? O Festival de Curitiba não é realizado pela FCC (Fundação Cultural de Curitiba) como todos pensam, mas sim realizado por uma empresa que CLARO, quer embolsar grana. Se arte é para todos e o Festival tem tanto poder com os patrocinadores e etc., porque estes não patrocinam 100% todas as companhias? Assim todos teriam direito a ver qualquer peça e as companhias teriam mais certeza de público. Ou não? Será que a liberdade de acesso à qualquer peça deixaria órfãs as companhias e suas apresentações? Talvez não. Sim, sei que temos a Mostra Grátis do Festival e elas funcionam, sempre repletas de público. É um exemplo positivo. Mas e se fosse mil e poucas peças grátis? Como reagiria o público? Além de tudo isso, o Festival de Curitiba faz tanto barulho nas mídias que abafa tudo o que acontece ao seu redor. A exemplo está o Curta Pinhais Paraná, uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da cidade de Pinhais no estado do Paraná, e o 6º FETECO (Festival de Teatro de Colombo). Estes projetos ficam abalados, sem apoio. Deveria ser tudo ao contrário, Festival por sua força própria deveria ser independente de outras comunicações (mas todo mundo quer falar sobre o assunto, assim como eu, enfim), e esses projetos iniciais deveriam ter mais força nas mídias e ajuda delas. O pior de tudo é pensar assim e saber que nunca será assim. Aqui vai nossa ajuda:


SERVIÇOS:

CURTA PINHAIS PARANÁ
A mostra acontecerá nos dias 13, 14, 15, 16 e 17 de abril de 2011, no Auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann no Centro da Cidade de Pinhais (Rua 22 de abril - 305, Pinhais). Todas as pessoas que tiverem idéias expressadas no Áudio Visual quem gosta de apreciar essa arte deve comparecer.

6º FETECO
Inscrições: de 4 a 20 de abril
Informações: Departamento de Cultura - Rua XV de Novembro, 105 - (41 3656 8041)
cultura@colombo.pr.gov.br ou www.colombo.pr.gov.br
O Festival acontece de 1º a 12 de junho de 2011, no Auditório da Prefeitura de Colombo, no Colombo Parque Shopping.
Entrada Gratuita (Tá vendo?)

domingo, 3 de abril de 2011

Estréia no Cinema - Uma Manhã Gloriosa

Becky Fuller (Rachel McAdams) é produtora de tv e sua carreira não vai nada bem, assim como sua vida amorosa. Demitida de seu programa de notícias, surge a oportunidade de dar uma turbinada em outro, trazendo o âncora Mike Pomeroy (Harrison Ford). Mas ele não tem a menor vontade de apresentar matérias de moda, fofocas de celebridades, entre outras amenidades. E a situação só piora porque o cara não quer trabalhar em dupla com Colleen



Peck (Diane Keaton), a atual apresentadora. Curiosamente, é diante do desafio de driblar o humor de seu elenco e ver o trabalho dar certo, que Becky encontra espaço para abrir seu coração e se encantar por Adam Bennett (Patrick Wilson). Será que vai dar certo?

sábado, 2 de abril de 2011

Estréia no Cinema - O Dilema


A comédia mostrará Kevin James e Vince Vaughn como melhores amigos e sócios nos negócios. Vaughn então entra em crise de consciência quando vê a mulher de seu amigo (Winona Ryder) aos beijos com outro homem (Channing Tatum). Contar ou não contar?




sexta-feira, 1 de abril de 2011

Estréia no Cinema - The Roommate


Sara é uma estudante novata na universidade que precisa dividir o quarto com Rebecca, que a trata como uma irmã. Logo as duas se tornam grandes amigas, mas Sara não imagina que sua colega de quarto se tornará obcecada por ela, colocando sua vida e a de quem estiver em seu redor em risco.




Estréia no Cinema - Fúria Sobre Rodas


Nicolas Cage é Milton, um criminoso que escapou do inferno atrás de uma última chance de redenção. Com a intenção de parar um culto vicioso que assassinou sua filha, ele tem três dias para detê-los antes que sacrifiquem o bebê dela na noite de lua cheia. Ele é acompanhado por Piper (Heard) uma garçonete jovem e sexy que lhe entrega o carro de seu ex-namorado, a fim de ajudar Milton. Agora, os dois estão no encalço do líder do culto, Jonas King (Burke), que acredita que é o seu destino usar o bebê para desencadear o inferno na terra.

Mas o culto sanguinário é o menor dos problemas de Milton. A polícia está atrás dele também. E pior, um enigmático assassino conhecido apenas como “O Contador” que foi enviado pelo Diabo para recuperar Milton e enviá-lo de volta ao inferno. Com astúcia e uma selvageria hipnótica e perversa, O Contador vai acossar Milton em alta velocidade por todo o país até que sua missão esteja cumprida. Abastecido por alta octanagem e pura raiva, Milton vai usá-las para ir além de todos os limites humanos e vingar o assassinato de sua filha, antes que sua última chance de redenção ser revogada.

70 Anos de Capitão América

Capitão América nº 01

O mais famoso herói patriota americano completa 70 anos. Os americanos, especialistas em utilizar sua mídia e produção cultural para fomentar o amor à Pátria, viram sua estréia em 1941, criado pelos ilustradores Joe Simom e Jack Kirby. Na história, o herói é Steve Rogers, um rapaz franzino que deseja ajudar os EUA a vencer a guerra, o que o leva a se tornar cobaia para um projeto científico que cria "supersoldados". Seu escudo é de uma liga metálica que só existe nos quadrinhos, o nosso já conhecido Adamantium, de cujo material é feita a estrutura óssea de Wolverine.  O herói teve várias fases e versões diferentes, já morreu e voltou, a exemplo de outros, e tem inimigos esquisitos como o Caveira Vermelha e Ossos Cruzados. Um personagem que completa 70 anos merece respeito. Esse ano tem filme com o herói no cinema, vamos aguardar. 

Problemas à Vista, de Arnaldo Silveira na AMORC



Segue o Festival de Teatro com a peça Problemas à Vista, de Arnaldo Silveira, do Centro Cultural de Pinhais. A novidade é a utilização do teatro da AMORC, no Museu da Ordem Rosacruz, ali no Bacacheri, lugar inspirador e peça de qualidade! Segue o serviço;



Problemas à Vista
Teatro H. Spencer Lewis (AMORC Curitiba)
R. Nicarágua, 2620 -O- Bacacheri - Curitiba
4 apresentações
02/04/2011 as 14h
03/04/2011 as 20h
04/04/2011 as 17h
05/04/2011 as 14h
Direção e texto de Arnaldo Silveira


Clipe da Vez - Ugly Kid Joe - Cat's in the Cradle




Esta música originalmente é de Harry Chapin, cantor de folk rock americano que faleceu em 1981, com uma bela obra musical. Foi gravada por outros grandes nomes como Cat Stevens e Jonny Cash e conta a história nada incomum do filho que cresce com um pai ausente em função do seu trabalho.  
Nossa geração a conheceu através da banda de hard  Ugly Kid Joe, na sua versão mais rock. Uma bela música com uma bela mensagem, seu tempo merece essa pausa, seu filho, sua família e sua história. Para todos pensarmos.