terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Clipe da Vez - Tem sempre um novo jeito



E para que o novo jeito seja melhor, que impere em 2010 a arte, o bom senso, a inteligência e a crítica que norteiam a humanidade desde a criação. No vídeo acima, com vocês, Marie Digby, revelação da essência da arte, melhorando o mundo na excelente versão de Linkin Park - What I've Done. Abaixo a versão original.


quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

REFLITA-SE

" A poesia não pertence àqueles que a escrevem, mas sim àqueles que precisam dela."


(Mario Ruopollo a Pablo Neruda, no filme O Carteiro e o Poeta)

A pergunta que não quer calar, via @pimentasnoreino


O blog Pimentas no Reino postou hoje uma bela notícia. Uma reflexão mais que do pertinente sobre a espetacularização das notícias, e pior, das más notícias. Se você perdeu suas esperanças, anime-se, ainda existem pessoas que vivem na sua essência. Esses são verdadeiros artistas, e afirmo: Onde estiver a (verdadeira) arte, existe, sim, uma chance.

Clique aqui e vá ao post no Pimentas no Reino.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Super Verde


Agora já é tradição. A Superinteressante lança sua edição verde no eco apelo sustentável ao que já estamos acostumados. Desejo de grávidas, promessas e a interessante matéria de Cammila Costa, que ficou uma semana sem plástico. Para saber mais, vai lá, na banca ou revistaria perto da sua casa.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 - Parte 1.


Pois é, chegou a hora. Vamos encarar mais uma retrospectiva, entre tantas. Mas garanto que aqui é melhor! Clique na imagem e, coragem, para refrescar sua memória. Esta é apenas a primeira parte.

Cinema em Foco - Três obras analisadas

Esta semana movimentei pelo cenário do cinema. Seguem os comentários singelos sobre estas três obras vigentes.



2012 é um filme baseado no calendário Maia. Até aí todo mundo sabe. E também deve saber que há um documentário seríssimo da BBC sobre Yellowstone, o parque que possui a maior concentração vulcânica do mundo, e caso entre em erupção, segundo a teoria pesquisada pela BBC, o estrago seria mais ou menos aquele que vimos no filme, um pouco pior, talvez. Mas para chegarmos à tais conclusões e colocarmos tudo isso em um filme com John Cusack, com enredo enlatado e efeitos especiais incríveis. Sim, o que vale mesmo a pena são os efeitos especiais que me fizeram grudar na cadeira, tentando desviar dos prédios caindo. Desta vez, como não haviam mais torres gêmeas e a Estátua da Liberdade já está meio cansada de sofrer lesões em Hollywood, o monumento escolhido foi o Cristo Redentor, com um merchan vergonhoso da Rede Globo na tradução. Enfim, bom para quem gosta de efeitos especiais, no mais é um enlatado gigante.


Jhonny Depp manda bem, como sempre no papel de mais um gângster herói americano, o escolhido da vez é Jhon Dillinger, o camarada aí em cima, ao lado do ator. Também muito boa a trilha sonora e a atuação de Marion Cotillard, no papel de Billi Frechette, namoradinha de Dillinger. O gênero sempre agrada, mesmo com os clichês, aos fãs mais obtusos de Al Capone e Don Corleone. Muito bom.


Atividades Paranormais acompanha a tendência dos filmes "caseiros" de boa qualidade. Baixo orçamento, criatividade, uma boa idéia e uma câmera na mão fazem a receita do filme, com uma dinâmica assustadora, que usa, na verdade, os medos do próprio espectador. Sala escura, vultos nos cantos, a impressão de que há alguém atrás de você o tempo todo, ruídos na noite entre outros. O pôster avisa: Não assista sozinho. Eu assisti, durante o dia.

sábado, 12 de dezembro de 2009

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Alborguetti fazia parte do Cenário Paranaense. Fazia.


O criador do Ratinho morreu. Todo mundo morre. Política e Comunicação faziam as características deste pioneiro do jornalismo policial. Criador do Ratinho e do programa Cadeia ( o primeiro ) e ex-deputado, estava, logicamente, no ostracismo. Seria uma personagem mais interessante, não fosse pelo exagero no populismo e na demagogia. Chamava a atenção pela linguagem popular e proximidade com seu eleitorado. Ratinho? Criou um monstro, hoje empresário da comunicação. Uma célebre frase do apresentador ficou na minha memória, a respeito de um recém-nascido abandonado em uma lixeira em Curitiba: "Se não quiserem ter filhos, a mulher que não abra as pernas e o homem que não fique pelado na cama!" Era divertido. Nada além disso. Meia-homenagem para esta alma.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O épico Flamengo de Andrade, versão 2009.


O futebol mudou muito desde o último título brasileiro conquistado pelo Flamengo. Não se imaginava naquele momento que o maior vencedor dos anos 80, pudesse decair através de sucessivas administrações desastrosas, contratações inúteis, falta de estrutura, salários atrasados, craques charlatões que jamais se identificaram com a mística da camisa rubro-negra. Assim foi o Flamengo desde 1992, cujas conquistas se fundamentaram em torneios como o mata-mata da Copa do Brasil e o inexpressivo Carioca, que só tem validade moral no Rio de Janeiro, no charme da Taça Guanabara. Não basta porém, ganhar uma Copa do Brasil e se inserir na libertadores sem uma equipe adequada. Uma equipe que ganha a Copa do Brasil não é exigida, nem em um terço, do que uma equipe é exigida na Libertadores. Logicamente a decepção era iminente. Era preciso começar de novo, fazer um Campeonato Brasileiro de forma a ficar entre os quatro primeiros. Foi assim em 2007, numa arrancada comandada por Joel Santana, terminou o Brasileirão em terceiro lugar. Na libertadores, em 2008, pesou novamente a gestão, que não soube negociar a permanência do quadro na janela do início do ano, perdendo já de início o técnico, que despediu-se do clube na noite em que o time foi eliminado da Libertadores em pleno Maracanã, por inacreditáveis 3x0 para o América do México. Naquele dia, estava na tribuna do estádio, o futuro treinador, Caio Jr. O Flamengo chegou a liderar o campeonato Brasileiro daquele ano por três rodadas, mas mais uma vez a janela de saída de jogadores desestruturou o clube, que terminou o campeonato em 5º lugar, sob as vaias do Maracanã. Quem chegou foi Cuca, que cuminou sua trajetória com mais uma conquista do Campeonato Carioca, a primeira da sua conturbada carreira do treinador. Começa o brasileirão e com ele mais uma crise, desta vez de relacionamento entre Cuca e jogadores que abala o ambiente. O Flamento é eliminado da Copa do Brasil de maneira insólita pelo Internacional, jogando bem mas com erros infantis.
E em várias destas ocasiões, lá estava Andrade, o treinador interino, mas desta vez a coisa seria diferente. Após uma vitória heróica sobre o Santos na Vila Belmiro, a campanha fica Andrade tomou conta da torcida. Mais duas vitórias e ele foi efetivado, tendo como presente de efetivação três derrotas seguidas. A diferença era um ambiente comandando por um verdadeiro rubro-negro, que administrou os egos, incentivou valores como Zé Roberto, apostou em Petkovic, e não teve medo de fazer alterações. Andrade assumiu o time, como auxiliar técnico, na 14ª rodada, diante da demissão de membros da diretoria, do tabu de nunca ter vencido o Santos na Vila Belmiro, e da morte do antigo companheiro Zé Carlos. Porém, cinco jogos depois, parecia que a crise ainda assombrava a Gávea. Na 21ª Rodada, tomando de 3x0 para os catarinenses do Avaí, o comentário era o rebaixamento. Emerson sai, e chegam Maldonado e Álvaro. A arrancada começa na 22ª rodada, quando Pet desequilibra o jogo contra o Santo André, e o Flamengo vence por 3x1. Já havia passado mais da metade do campeonato, contusões ridículas, como a de Kleberson, pela seleção brasileira de Dunga (colorado), demonstravam que não seria fácil para o Flamengo sequer chegar perto do G4. Na 30ª Rodada, porém, no Palestra Itália, a vitória por 2x0 sobre o líder Palmeiras colocou fogo no campeonato, tendo Pet como herói do jogo. Na 34ª Rodada, também fora de casa, o rubro-negro desmonta mais um sério adversário ao título, o Atlético-MG, eterno rival em decisões e jogos históricos. A esta altura, Maldonado e Álvaro já eram fundamentais para a estrutura tática do Flamengo. Outra contusão ridícula, desta vez de Maldonado, convocado pela seleção Chilena. Mas a essa altura, os prováveis candidatos ao título já estavam cansados e tropeçando nas próprias pernas. O São Paulo era o mais confiante, principalmente quando, diante de uma derrota para o Botafogo, viu o Flamengo tropeçar em casa contra o Goiás. Na rodada seguinte porém, o tricolor Paulista foi goleado pelos goianos, e viu o título criar asas, diante dos bons resultados de Internacional e Palmeiras, na penúltima rodada, quando, finalmente o Flamengo assumiu a liderança, com os colorados no seu encalço, e uma partida difícil pela frente, contra o eterno pedra no sapato, Grêmio.
O final todos já sabem.Com dois jogadores que ainda não tinham marcado pelo Flamengo neste ano, David e Ronaldo Angelim, após o adversário sair na frente, o Flamengo vence a partida final. Após esta argumentação, ainda tem gente que ousa dizer que o título foi arranjado, ou que o Grêmio entregou. Não importa. Agora é só ouvir, com prazer, o choro de todos até o próximo ano.
Andrade é Hexa. Flamengo é Hexa. Rumo às batalhas internacionais. E tenho dito.

Arte na sua essência, música, teatro, circo, e mais música.







Foi a primeira vez que fui ao Curitiba Master Hall. Uma boa estrutura, não é o que se espera em termos de acabamento, mas a idéia de um local somente para eventos está bem representada. E melhor ainda foi a performance musical da noite. No início, o pessoal da banda Nuvens fez um trabalho primoroso, que contou, inclusive com uma canja do próprio Fernando Anitelli. E depis, o Teatro Mágico demonstrou que seu segundo trabalho, intitulado "Segundo Ato", mantém o nível de qualidade e poesia do "Entrada para Raros" Poemas, arte circense e música. Sempre vale a pena.

Cinema em Foco - Lua Nova


A obra baseada no best-seller de Stephanie Meyer continua em um ritmo reto, uma dinâmica que praticamente não tem conflitos, e que cada vez mais nos dá uma certeza: as melhores personagens e os melhores atores são todos coadjuvantes. O pseudo-cineasta José Mojica (Zé do Caixão) detonou o filme: "Detesto vampiro maquiado e falta sexo nesta fita". Tudo bem, o Zé do Caixão não é exatamente um crítico à altura deste tipo de obra, convidá-lo a assistir foi idéia da Globo.com, na falta de uma pauta melhor. Sexo não faz falta neste filme. A obra cumpre a idéia a qual é proposta no livro de Meyer, sexo somente seria um subterfúgio de venda, sempre utilizado para atores medianos. Sim, os protagonistas são medianos, mas a história reúne elementos diferentes num tema onde a sedução dos vampiros é um clichê antigo. Bom para quem gosta, e para quem espera algo mais do que belas pernas e seios exuberantes, ou cenas eróticas. Quanto ao Zé do Caixão, alguém pode alertá-lo que há filmes especializados neste tipo de cena. No pôster acima, o melhor núcleo do filme.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Mais dois artistas póstumos


Ele, uma voz que é símbolo de uma época criativa na televisão brasileira. Ela, uma atriz promissora que ficou na geladeira, e acabou optando pelos filmes pornôs. Em cada um deles temos a identificação de uma sociedade decadente. Leila Lopes não resistiu ao ostracismo, e caiu na velha mágoa artística da carência. Lombardi e Silvio Santos são parte de uma história interessante da Televisão Brasileira, que nunca fez nada socialmente agradável, mas que também não incomodou muito. Lombardi é uma das partes criativas do programa Silvio Santos que deu certo, não havia outro formato semelhante. Ela, bonita e relativamente jovem. O questionamento em relação à Leila Lopes é em relação ao seu talento, inegável e que não foi aproveitado. Hoje, as chances estão aparecendo para "atrizes" como Grazy Massafera e Geisy Arruda. Quanto a Lombardi, não há questionamento, uma grande e animada voz, que fará muitas senhoras chorarem sobre a Mega Sena. Nos últimos dois dias, lamentamos mais um pouco.




Ah, o Direito...


O Direito rege um conjunto de normas estabelecidas, talvez em consenso, pela sociedade, abrangendo o caráter associativo, moral e também econômico, pelo menos no mundo ocidental. Clique na imagem e reflita mais sobre isso, se ficar apenas indignado, já está bom.

A Vida como Ela é...


Em julho do ano passado, no meu post intitulado "Uma Tragédia Anunciada", explanei brevemente sobre os acasos que levaram o Fluminense à final da Taça Libertadores. Claro, acasos também são méritos, mas ano passado foi demais, não havia o mínimo de condições da Libertadores estar nas mãos do Fluminense. Este ano foi diferente, mas, amigos e inimigos, convenhamos, não era a Libertadores. Era o caça-níqueis da Sulamericana, aquele um onde todos os times brasileiros mandam seus reservas, que não dá prestígio, não dá dinheiro, nem sei se tem troféu. Expor as canelas na Sulamericana enquanto se está a perigo de rebaixamento no Campeonato Brasileiro é, no mínimo, uma atitude estranha para gestores de um clube de futebol. O Fluminense, assim como Nelson Rodrigues, esconde dentro dos seus corredores alguma cunhada adúltera, que a qualquer momento pode colocar tudo a perder. E essa pessoa, ou grupo de pessoas, é a maior influência dentro do time que leva a tomar essas decisões estúpidas. A humilhação foi do tamanho do Maracanã, uma vez sem Fredy, acabou o poder ofensivo do time, e mais uma vez a LDU levou a melhor. Enquanto o Fluminense não desmascarar a cunhada adúltera, vai vivendo assim, "a vida, como ela é". Para este flamenguista que vos escreve, será sempre um imenso prazer escrever sobre este assunto.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Clipe da Vez - Disco Music década de 70.





Boney M, diferente e inusitado, sem aquela brilhantina toda no cabelo, sem aquelas luzes coloridas que acompanhavam o branco Tony Manero, e sem fugir ao verdadeiro raciocínio Black. Ma Baker conta a história de uma mãe mafiosa no distrito mais mafioso ainda de Chicago. Uma versão que precedeu à mania Black de fazer cara de mal. Tudo bem, beleza não se colocava à mesa da música naquele tempo, e ao final de tudo, penso se não seria ótimo se tivéssemos mantido os padrões assim. A beleza apareceu, e a música ficou oculta. Hoje, sem dúvida, esse clipe dá vontade de rir. Divirta-se com Boney M, e sua competente disco anos 70. Sugestão do leitor, amigo e engenheiro Gilson Latuf (meus respeitos).

Direto da BBC


Olha só, imagem sensacional feita a base de fitas adesivas. O artista reproduz cenas famosas do cinema com este material. Criatividade a toda prova no site da BBC, clique na imagem e veja a matéria completa. Loucura!

Impressionante - Imagens da Peregrinação à Meca


Não é a toa que os mulçumanos formam uma grande agremiação religiosa. Nesta religião, a noção do Sagrado é real, não apenas transcendente, como em muitas outras. A fidelidade às raízes e costumes é muito maior do que mostra a mídia que tenta taxá-los de fundamentalistas. As imagens que você vai ver estão no site da revista Veja, e mostram a força de uma grande instituição, fundada por um grande líder religioso, e também estadista, o profeta Maomé. Clique na imagem acima e veja mais imagens da grande peregrinação.

Salaam Aleikum

domingo, 29 de novembro de 2009

Bastardos Inglórios



Um bom filme. Tarantino dá aos judeus um certo prazer no enredo de Bastardos Inglórios. Sem fugir de seus cortes à la Pulp Fiction, ele desvia as hipóteses clichês, e conta uma guerra onde os campos de concentração estão apenas nos textos, mas nem por isso a perseguição é menos implacável. Brad Pitt consegue deixar um pouco de lado o estigma de ser marido da Angelina. Também nota-se uma certa intenção em construir uma nova Uma Thurman, na pele da personagem judia que escapa ao primeiro massacre. Judeus assistam. Nazistas também.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Indicação de Livro


Para quem gosta de comunicação, mais especificamente de televisão, devorei em menos de uma semana o livro do jornalista e produtor de televisão Fernando Barbosa Lima. Criador de mais de 100 programas de televisão, entre eles o Canal Livre e Sem Censura, faleceu no ano passado, aos 72 anos de idade e 53 de carreira. Junto com ele,morreram projetos interessantíssimos sobre a utilização justa da Televisão Pública em prol da Educação. Não acredito que estes projetos sejam tocados por ninguém, parece que educação, definitivamente, não é interesse, nem do governo, nem das redes de Televisão. Uma pena. Comprei o livro, com DVD, por 10 reais na livraria Curitiba do Estação, se correr, acho que você consegue comprar o seu.

Clipe da Vez - Dois Fantasmas no Cultura em Foco



É de arrepiar. Até alguns meses atrás eu mantinha a sessão "Cultura Rock" em separado do Cultura em Foco. Decidi não alimentá-lo mais, em função de que o CF possui mais visibilidade. Também percebo que não há motivos para erguer a bandeira do rock em separado, tão importante para a minha formação cultural e de muitas outras pessoas. Portanto, de hoje em diante, a sessão Cultura Rock é oficialmente incorporada ao Cultura em Foco, até que a morte os separe. Acima, uma performance invejável do Nightwish, e abaixo, uma raridade do Iron Maiden. Músicas de mesmo nome. Duas gerações diferentes de músicos. No entanto, a mensagem fantasmagórica do Rock pulsa da mesma maneira para seus adeptos. Já disse e afirmo, o rock é o único e verdadeiro movimento social. O resto é politicagem. Assistam, se arrepiem, e para os que não gostam, bom arrependimento.


Leandro Bortoloti no Contratextos

É isso mesmo! Meu amigo Leandro Bortoloti estréia descascando o verbo no Contratextos, com uma abordagem à uma organização em que ninguém acredita, mas existe. Clique aqui e vá ao texto Nova Ordem.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Imperdível


Qualidade editorial de primeiro mundo e matérias diversificadas. Para quem gosta de música, uma publicação democrática e bem elaborada. Está nas bancas a Billboard BR, em sua segunda edição, com matéria sobre o mega show do AC/DC no Brasil, e um perfil interessantíssimo da Beyoncé. Clicando na imagem você vai ao site da publicação. A revista? A minha eu já tenho, a sua está nas bancas.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Um bom final de ano se aproxima.

E é uma ótima hora para você pensar nos seus valores, e nos valores que estão sendo transmitidos para os seus filhos. Estou falando de arte, este é o assunto principal deste blog, e dos exemplos artísticos forma-se hoje, muito facilmente, a opinião de uma geração. Clique aqui, e acesse o post do Contratextos, com tranquilidade, para absorver sem ódio.

Boa leitura.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Mostra Cena Breve em evidência no cenário teatral Paranaense


Isso mesmo, no teatro da Caixa e também no espaço Cia Senhas, de 18 a 27 de novembro, acontece a mostra de teatro Cena Breve. É um espaço promovido pela Cia Senhas de Teatro. Mais arte, mais cultura. Para mais informações clique na imagem acima e vá ao site do evento.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

DIRETO DA BBC

No vídeo abaixo, imagens raras do quarteto de Liverpool, por um colecionador que lançará um DVD na Inglaterra. A moda eram óculos a la Mr. Magoo.

A gasolina acabou!

Olha ela aí!


O case da Sadia como nunca foi explicado por revista de negócios, quadrinhos mais do que relevantes com Caco Galhardo, e só por isso já valeria a pena. Quer saber mais? Nas bancas.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Um Samurai na Praça do Japão



Está chegando a hora do lançamento do Jornal Memai, periódico sobre Cultura Japonesa com excelente redação e linguagem direcionada a quem quer saber mais sobre Tanka, Mangás e várias outras formas da expressão cultural da Terra do Sol Nascente. O evento está cheio de atrações, apresentações artísticas orientais, caricaturistas, exposição com obras do homenageado Chico Seto, o Samurai de Curitiba, e muito mais! Nos encontramos lá! Segue o serviço:

13/11 (Sexta-Feira)

- 18h: Abertura da Praça de alimentação
- 19h30: Abertura da exposição de obras do Claudio Seto

14/11 (Sábado)

- 11h: Abertura da Praça de alimentação
- 11h: Apresentação de Taiko Grupo Wakaba
- 11h10: Culto Budista – Um ano de falecimento do Claudio Seto – Hon Mon Butsuryushu – Bispo Kyohaku Correia
- 12h: Ato solene de abertura do evento
- 12h30: Apresentação artística em homenagem a Claudio Seto (Yosakoi Soran – Wakaba)
- 14h: Apresentação do Clube do Caricaturistas – homenagem a Claudio Seto
- 14h30: Bate-papo sobre mangá e anime com Match (desenhista do personagem Chibi Seto)
- 15h: Lançamento do jornal Memai (Jornal de Letras e Artes Japonesas)
- 15h30: Apresentação de artes marciais
- 16h: Palestra sobre haicai. Tema: A Educação pelo Haikai. Palestrante: Jose Marins (Mestre pela UFPR)
- 16h40: Cerimônia Religiosa – Pedindo proteção e prosperidade para todos e sucesso para os jovens nos estudos – Konkokyo de Curitiba – Sacerdote Katsuyuki Kajiwara
- 17h: Apresentações de Taiko e Dança (Wakaba e outros grupos)
- 18h: Odori e Matsuri Odori
- 19h: Cerimônia Budista – Um ano de falecimento do Cláudio Seto – Jodoshu Nippakuji de Curitiba – Monge Oeda
- 20h: Exibição de vídeo. Solenidade que concedeu a Claudio Seto, o Título de Cidadão Honorário de Curitiba.

15/11 – (Domingo)

- 11h: Apresentação de Taiko Grupo Wakaba
- 11:10h: Cerimônia Religiosa – um ano de falecimento do Claudio Seto – Konkokyo de Curitiba – Sacerdote Katsuyuki Kajiwara
- 11h30: Palestra sobre haicai. Tema: R. H. Blyth e o Haicai no Ocidente – Palestrante: Ignácio Doto Neto (Mestre pela Unicamp)
- 12h30: Lançamento de balões com sementes, em Homenagem a Claudio Seto e visando a preservação do meio ambiente
- 15: Palestra sobre haicai. Tema: O Haikai de Mestre Bashô. Palestrante: Sérgio Francisco Pichorim (Doutor pela UTFPR)

CLIPE DA VEZ

Variantes de música latina, hip hop, funk e rock entram no ritmo da boa banda Tihuanna. Com flashes de romantismo e sociabilidade, o grupo completa 10 anos de estrada, e vem à Curitiba para um show no Yankee, amanhã, dia 11. Boa oportunidade para cantar a Renata, Que Vês, Tropa de Elite e outros sucessos. Com vocês, o novo clipe da Banda, com a música "De Longe".


Mostra de Cinema em Curitiba

A revista Juliette, especializada em cinema, e de grande qualidade editorial, está promovendo a I Mostra Juliette de Cinema. O evento acontecerá no dia 12 de Dezembro na Cinemateca. Abaixo o serviço para os interessados:

Serviço
I Mostra Juliette de Cinema
Data: 12 de dezembro de 2009, a partir das 18h
Local: Cinemateca de Curitiba
Inscrições até: 30 de novembro de 2009
www.julietteeditora.com.br | revista@julietteeditora.com.br
Inf.: (41) 3252-8554

fonte: site Bem Paraná

Então, será que você passa?

Para quem gosta de redes de relacionamento como Orkut e Facebook, taí uma versão que supera as expectativas: O beautifulpeople.com. Como diz o nome, só podem participar desta imensa beleza virtual, quem for bonito! Segundo matéria do Terra, a rede conta com apenas 450 mil inscritos, e rejeitou cerca de 1.800.000 inscrições! E é sucesso, claro. De maneira sutil, seu fundador admitiu que o site pode ser até "moralmente feio", mas o sucesso que ele faz é muito bonito. Taí alguém que não tenta enganar ninguém com frases politicamente corretas. O difícil deve ser para os viciados em sites de relacionamento que forem rejeitados pelos membros (sim, são os próprios membros do site que votam e decidem a aprovação de um novo participante). A novidade já está no Brasil, quem for bonito, que se arrisque. Mandarei minha foto predileta para análise, o que acham?


domingo, 8 de novembro de 2009

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

DIRETO DA BBC - Crítica inteligente em miniaturas



Ele anda com vários bonecos em miniatura no bolso. Pintou a idéia, tira a foto. E hoje possui uma exposição denominada Plastic Life. Assim é o artista francês Vincent Bousserez. Em entrevista ao site da BBC, ele afirmou que a idéia flui mesmo como uma brincadeira, não quer nada muito aprofundado. O resultado é excelente, uma arte leve, crítica e de grande beleza. Para saber mais e ver mais imagens, clique aqui e acesse o site da BBC Brasil. Divirta-se.


CINEMA EM FOCO


Matt Damon está hilário. O visual vintage, figurinos estão excelentes. A trama, porém, fica meio "reta", como espectador, fiquei um tanto impaciente. O contexto, porém, é muito bom, e para quem é realmente fã do autor, vale a pena. Se gostou da saga "11 Homens", vai se arrepender.




A atuação de Bruce Willis sempre vale a pena. O enredo já é conhecido, mas se aprofunda um pouquinho mais, conflitando com a grande verdade que conhecemos, mas negamos, de que a nossa incessante busca por tecnologia está puramente relacionada à vaidade. Para quem estiver aberto a receber a mensagem, vale a pena. Para quem não entender, é só mais um filme futurista.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Clipe da Vez

Teatro e música são artes espirituais na sua essência. A palavra se mistura ao ritmo e a cena se compõe com os elementos que alegram, entristecem, passam a mensagem. Talvez seja demais para nossa pequena inteligência, entender que por onde houver arte, existe uma chance. Fernando Anitelli, ator, músico, compositor, acreditou na história e nos transmitiu essa obra-prima denominada "Entrada para Raros", o primeiro DVD da trupe. Com vocês, o Teatro Mágico, cantando O Tudo e Uma Coisa Só.Música inteligente na WEB!

Boa notícia para alguns é claro.


Confirmado para Curitiba a passagem da cantora Joss Stone. A loura e sua esplendorosa voz estenderam a tour brasileira até aqui, logicamente que, para o Teatro Positivo, detentor de todas as grandes apresentações, boas e ruins, do atual circuito de shows da cidade. De qualquer forma, vale a pena investir para ouvir, de perto e com boa qualidade uma das vozes mais influentes da Soul Music. As datas são 21 de Novembro no Rio de Janeiro, 22 em São Paulo, e 23 em Curitiba. O evento acontece através do projeto Cultural HSBC Music Series.

domingo, 1 de novembro de 2009

Sobre Bruxas, Santos e Mortos.

Tema cultural de grande abragência, este tríduo de datas religiosas merece, sempre, uma certa reflexão. Vamos lá, coragem, clique aqui é vá ao artigo do Contratextos.

sábado, 31 de outubro de 2009

Clipe da Vez

A americana Suzanne Vega fez um sucesso estrondoso com a música Luka, cujo clipe está abaixo. A música, apesar da sonoridade amena e suposta alegria nos acordes, conta a história de um menino que vivia num apartamento, e era espancado pelos pais. A letra tensa tem momentos de impacto direto como na estrofe "Acho que é por que eu sou muito desastrado/Tento não falar alto demais/Talvez por que eu seja louco/Tento não me comportar de uma maneira muito orgulhosa/Eles batem só até você chorar/Depois disso você não pergunta por quê"

Com vocês, Suzanne Vega.


quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Vertigem à Japonesa

Uma grande novidade para os apaixonados pela cultura oriental. No próximo dia 13 de Novembro acontecerá o lançamento do jornal MEMAI - Letras e Artes Japonesas, na Praça do Japão. E como temos um Samurai em Curitiba, o homenageado será o próprio: Cláudio Seto, artista visual que dedicou sua obra à arte oriental através de grandes personagens em HQ, além de livros e outras atuações. No local haverá uma exposição com o material do artista, e o jornal lançará, também em sua homenagem, o personagem Chibi Seto.



Na pauta do jornal, além de Chibi Seto, entrevista com Fernanda Takai, perfil de Paulo Leminski e lançamento do Concurso Nacional de Haikai Nenpuku Satu
Marilia Kubota, editora do jornal, explica que MEMAI significa "Vertigem" e remete à experiência de atração pela cultura japonesa, pela qual vários ícones da arte passaram, de Van Gogh a Paulo Leminski.

Para experimentar um pouco desta vertigem, clique na imagem acima e vá à edição experimental online do jornal MEMAI. E boa viagem.



terça-feira, 27 de outubro de 2009

Espetáculo no Contratextos

Ali ao lado, no Contratextos, o terreno está perigoso. Arrisque-se, neste espetáculo, o preço é sempre alto, e nem sempre vale a pena.

É só clicar no banner. Boa sorte.

Clipe da Vez

Alegria no palco e criatividade, a banda gaúcha mostra que, nos pampas, há muito mais do que Gre-Nal e Engenheiros do Hawaii (leia-se Humberto Gessinger). Já vi os caras ao vivo, vale a pena, enquanto isso, cante a Melissa também.

Cultura em Foco Via BBC - Brasil

Isso mesmo, no aniversário do Asterix, 50 anos, uma matéria do site da BBC Brasil, assista abaixo.

Revista científica com dicas religiosas?


Tudo bem, a Super deixou de ser científica já na primeira edição. Mas vamos lá, tem muita coisa boa na banca na edição deste mês, como os pensadores da atualidade, entre eles Henry Jenkins, gênio da convergência, uma matéria intrigante sobre medicamentos como Modafinil e Piracetam, cujo uso dá a sensação de mais cognição nos indivíduos. Apesar de cognição não ter quase nada a ver com inteligência, propriamente dita, a matéria é super relevante para quem busca artifícios para conseguir seus objetivos. Ainda não li tudo, mas já vale a pena indicar,inclusive pelo erro macabro que cometeram ao dizer que, para entrar no catolicismo, a última etapa é a confissão, e ainda cita o bispo que foi consultado. Os católicos sabem que não há como receber a hóstia sem a confissão, portanto, este sacramento não é o último passo no processo de conversão para o catolicismo. Mas tudo bem, vou considerar que seja uma revista quase científica. Já nas Bancas.

Ah! O vídeo abaixo eu descobri no site da Super, muito bom.



Até fevereiro, cinco exposições no Solar do Barão

No Solar do Barão, onde estão os Museus da Gravura e da Fotografia, inicia-se a partir de quarta feira (28) uma série de exposições na área de artes visuais. Eliane Prolik é a curadora da mostra "Defórmicas" e "Pra Que", e Denise Roman, da mostra "30 Anos da Fundação Cultural de Curitiba", todas no Museu da Gravura. Já no Museu da Fotografia, "Formas e Arquitetura" e "Preservação da Natureza - O Desafio Contemporâneo", sob a curadoria de Nilza Procopiak.

Já na mostra "Corpo na Cidade - Performance em Curitiba", Paulo Reis demonstra um grande acervo, em material multimídia, sobre a perfomance artística na Curitiba de várias épocas, como na eferverscência cultural dos anos 80.

Material de qualidade para todos, o serviço está abaixo, não tem desculpa. A notícia estava no Paraná On Line.

Exposições no Solar do Barão

Solar do Barão (Museu da Gravura e Museu da Fotografia) - Rua Carlos Cavalcanti, 533

Data: de 28 de outubro de 2009 (abertura às 19h) a 21 de fevereiro de 2010

Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 12h às 18h.

Entrada franca

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Teatro com temática relevante em Curitiba


Consumo desenfreado, verdades, comportamentos. O tema é muito bom, e fiquei na expectativa da abertura da temporada para a peça "Solução Para os Problemas do Mundo", cuja estréia está marcada para o próximo dia 28. A produção curitibana apresentará a peça aqui, depois de uma turne nacional e apresentações na França e em Portugal. Em matéria no Almanaque - página de cultura do site Paraná On line, Neto Machado, um dos autores, explica o título: "Só queremos esta solução porque somos imbuídos de um sentimento fatalista que o universo televisivo nos empurra, quando por ventura não ‘compramos’ modos de pensamentos”.

Vou lá, segue o serviço:

Teatro José Maria Santos (rua Treze de Maio, 655)
De 28/10 a 1/11 – quarta a sábado às 20h e domingo, às 19h
Entrada R$ 10,00 e R$ 5,00.

fonte: Paraná Online.
foto: divulgação.

Direto da Fundação Cultural - Artes Visuais


O Memorial de Curitiba receberá a exposição "Depoimentos", são 42 peças artísticas, mosaicos elaborados com várias técnicas e materiais, que buscam demonstrar sentimentos e expressões dos artistas no resultado do trabalho. O trabalho foi realizado por Bea Pereira mais 37 artistas convidados. O espaço colabora, a entrada é franca, e a exposição começa amanhã dia 21. Vale a pena conferir! Segue o serviço:

Exposição “Depoimentos”, com peças artísticas em mosaicos feitos em diversos materiais
Data: de 21 de outubro a 10 de novembro de 2009
Local: Mezanino do Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico)
Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h
Entrada franca
Informações pelo telefone (41) 3223-8999

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
Foto: Divulgação.

sábado, 17 de outubro de 2009

Clipe da Vez - Dessa Vez ( Nando Reis)




Nando Reis e os Infernais traduzem em acordes e palavras simples, a musicalidade inteligente que a música brasileira pode proporcionar à vários públicos. A arte se explica sem complicar.

Lupa Luna e Ecologia, quem ganha?

Curitiba entrou realmente na rota de grandes festivais musicais? Observando o release do Lupa Luna entendo que sim. Também entendo que o evento foi criado para despertar uma consciência ecológica na juventude presente, mesmo sabendo que artistas como Marcelo D2 estarão lá, botando fogo no que é verde. No final de tudo, ganhamos mais um evento onde deverão passar 50 mil curitibanos ou não, que gostem de boa música, e também não. Vale dizer que a diversidade dos shows é grande, com sertanejo, pop, rock,eletrônico, emo, mano, e Malu Magalhães, cujo estilo ainda não foi definido, tomara que o Marcelo Camelo ajude.
Então, só por isso, creio que já saímos ganhando, um evento que, sem chuva será bem proveitoso, e com chuva, será um Woodstock. Mas quem realmente sai ganhando é a RPC e os patrocinadores. Para tornar o evento mais popular entre os músicos, foi criado um concurso de bandas que fizerem uma versão do jingle oficial do festival, em troca, as vencedoras ficarão em hotel junto com as atrações do festival, e terão divulgação na RPC e outros veículos do grupo. Como sempre, a produção local vai atrás das migalhas que caem da mesa farta destes eventos. Quem sabe no futuro isso mude, enquanto isso, ficamos com o Lupa Luna mesmo.


Marcelo D2 : Ecológico.

Piada de Português?

Ficou assim , a nossa pérola ambulante Maitê Proença acabou com sua polêmica lusitana, com um pedido de desculpas "mequetrefe". Sem hipocrisia, mas jamais eu iria a Portugal contar uma piada de Joaquim e Manuel! Pensemos, então, no vídeo que foi exibido no programa Saia Justa, do GNT que, em todas as vezes que virou notícia, foi por causa de bobagens faladas pela atriz. Não tem editor? Jornalismo selecionado pelo padrão Globo de qualidade? Ou, pior ainda, entretenimento escolhido a dedo pelo pessoal do PROJAC. Esse é o resultado da falta de aprofundamento cultural da televisão, que caminha a passos largos para a sua cova. Podia ir mais rápido, não faria falta.


quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Evento sobre Imaginário Juvenil


Realmente não é fácil. A respeitada e tradicional UFPR afirma no seu release que vai realizar um dos mais importantes eventos acadêmicos sobre juventude do país. O encontro acontecerá com o tema Cultura, Imaginário e Memória da América Latina, Imaginários Juvenis Latino-Americanos e Sociabilidade. Com tanta imaginação em debate, sendo onde vai ser, não consigo pensar em outra coisa, que me desculpem os respeitados intelectuais. A receita é a seguinte: juventude universitária de universidade Federal (ricos), intelectuais (de esquerda, onde sempre se fala em algo latino-americano), encontro de pessoas de várias partes do país, que gera interatividade e inculturação, além é claro de um certo intercâmbio, no final, arrisco teremos uma bela proposta para descriminalizar a maconha, o aborto e tornar obrigatória a ostentação da imagem de Che Guevara nas repartições públicas.

Hoje estou demais, chega de esquerda e falsos profetas revolucionários, o que a juventude quer mesmo, é festa. Ficaria mais bonito anunciar "Festa do Imaginário Latino-Americano Jovem". Seria, no mínimo, mais honesto com a inteligência de quem está de fora e vendo a coisa acontecer.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cinema do Paraná no exterior


O filme Sal da Terra, de produção paranaense, poderá ser distribuído na Polônia. O filme conta a história de um padre que trocou sua paróquia para atender aos caminhoneiros na estrada. É a produção paranaense "se virando" para potencializar sua divulgação. Boa sorte aos produtores Elói Pires Ferreira, J. Olimpio, Geraldo Pioli e toda a equipe. Para mais informações clique na imagem acima.


domingo, 11 de outubro de 2009

Jesus, ontem hoje e sempre.


A imagem acima é de uma coleção de fotos de Jesus. Isso mesmo, Michael Belk fez um excelente trabalho e fotografou Cristo em situações do século XXI. Segundo matéria do site da Gazeta do Povo, o fotógrafo sentiu-se "desafiado" por Deus, e decidiu mostrar através de sua arte, que a mensagem de Cristo continua atual. As fotos foram mostradas a padres e pastores, muitas foram elogiadas, algumas criticadas, o fato é que é uma obra para a eternidade, ou até mesmo, para depois que Ele voltar. Clique na imagem e vá ao site do projeto Journey With The Messiah.

fonte:
www.gazetadopovo.com.br
www.thejourneysproject.com

Blue Bell é Rock!

Na expectativa para o lançamento do seu primeiro clip, a banda Carenagem segue fazendo shows pela cidade. Na última quarta feira, o palco foi o Blue Bell, ambiente rock de qualidade, sempre com atendimento e som de primeira. Abaixo algumas imagens:



Presença certa do pessoal do circuito Moto Clube


A banda Colt 45 também marcou presença, e estará no mesmo palco na próxima semana!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Eu não toco Raul.


Neste dia de Toca Raul em Curitiba, posto com veemência a divulgação do show da irreverente banda Pedra Letícia. Eles cantam o fato de ser músico com alegria e sem filtros, apesar de já terem pisado nos palcos do Domingão do Faustão. Não tenho nada contra o Raulzito, e sim contra o fundamentalismo de parte dos seus fãs, que o consideram um profeta. Elogiado pela mídia no aniversário de sua morte, tem um portfólio considerável de boas canções. Raul representa hoje uma geração que tem saudade de ser rebelde, por que hoje, ser rebelde é não sê-lo, repito. A Sociedade Alternativa está aí, cheirando cocaína, fumando crack, maconha e lendo livros de Paulo Coelho. Mas tenho certeza, Pedra Letícia também gosta de Raul, e já que Lula prefere ser essa metamorfose ambulante, pelo menos, que seja para acharmos engraçado.

Serviço: Show com a Banda Pedra Letícia
Dia 23 de Outubro às 21h.
Local : Curitiba Master Hall
Rua Itajubá, 123 - Portão
Preços: R$ 43,00 e R$ 23,00

quarta-feira, 30 de setembro de 2009