domingo, 21 de setembro de 2008

Magia



Estivemos na sexta-feira, dia 19 no Memorial para prestigiar o 7º Festival Anual de Mágicas, organizado pela Magipar. O evento é de abrangência nacional e conta com a participação de empresas especializadas em artigos para o gênero. Bem organizado, encontramos o auditório lotado apesar da pouca divulgação do evento. Na percepção do mundo atual, espera-se cada vez mais do mágico, em função das superproduções de mídia que fazem com que a palavra magia seja cada vez mais ornada com efeitos especiais de cinema à La Harry Potter. Porém depois de presenciar as apresentações de Kiron, Carlinhos, Delfos e Wander percebemos que a verdadeira magia não está nos efeitos. O carisma de cada um no tato com o público valorizou as apresentações, que se deram no melhor estilo circense. Percebemos que falta-nos um pouco da simplicidade, fruto da dimensão dada aos ilusionistas do mundo inteiro, que reúnem multidões diante das câmeras de televisão, e fazem da pirotecnia sua especialidade. Aqui, com Memorial em plena reforma, a Magipar fez acontecer algo que nos faz pensar sobre a verdade da mágica: a magia está, realmente, nos olhos da platéia.



Parabéns aos organizadores, e um agradecimento especial ao Mágico Ravel, que nos recebeu e orientou. Ano que vem tem mais.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

PROFECIA DO DIA

A humanidade continuará pagando para ser enganada.
A diferença entre hoje e amanhã é apenas o preço.

Homenagem do Cultura em Foco


Clicando na imagem você assiste ao vídeo da música
Great Gig In The Sky, composta por Richard Wright





Apenas uns poucos malucos sabem a importância da banda ou do recém falecido tecladista Richard Wright. A maioria prendeu-se aos efeitos alucinógenos de Roger Waters com seu muro caído. O Pink Floyd cantou a guerra, a repressão, a fobia, o sexo, a fome e as drogas com maestria suficiente para se ver livre de Roger Waters, e assim o fez. Wright, mais do ninguém, fazia parte do time, foi co-fundador do grupo cujas músicas ressoam até hoje com inteligência e agressividade. Não é fácil encontrar bons tecladistas. Uns são virtuosos demais, outros simples demais. Wright dispensa comentários, era bom, fazia o que a música pedia e mantinha-se numa discrição que deveria ser ensinada a todos do meio artístico. Afinal, quem deve aparecer mais é a arte e não o artista. Richard Wright assim o fez.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Arranca-me os olhos (pop x erudito)




O Palácio de Versalhes, na França é uma das maiores ostentações culturais do mundo. Patrimônio Mundial da Unesco, o local tem sito a causa de controvérsias e reclamações dos eruditos locais. O motivo: a exposição do escultor (pop) Jeff Koons, cuja ex-mulher é nada menos do que a excelente política italiana Cicciolina. Apesar de ser um dos mais caros artistas da atualidade, a classe erudita afirma que o local é "nobre demais" para tal exposição. A erudição é algo que faz pecar, com os olhos e com a língua. Seguindo a máxima bíblica, a nobreza francesa deveria jogar-se ao solo e implorar ao céu: "Senhor, arranca-me os olhos". Cegos, talvez, se calassem. Clicando na imagem acima, você vai ao site da BBC e pode ver mais fotos da exposição.


fonte: website BBC Brasil


domingo, 14 de setembro de 2008

Que bela amizade

Dilma e Gleisi me lembram uma frase, da qual não me lembro o nome do autor:
"A amizade entre as mulheres é apenas um cessar de hostilidades."



Temos sentido uma identificação feminina muito forte com a candidata petista Gleisi Hoffmann. Talvez pelo visual caprichado e pela postura imponente apresentada por ela, ou ainda pelo seu penteado “imexível”, e pela sua aparente atitude de "mulher moderna". Com seus 42 anos, a moça é esperta, é advogada e já trabalhou com política em todos os lugares do mundo, menos Curitiba. A estratégia petista deste ano é uma grande piada, como sempre. Dilma esteve aqui, Vanhoni, outra piada, também está pela área trabalhando com a militância petista; ou seja, a Casa Civil e o Congresso podem esperar. A figura da mulher vencedora e determinada que tanto Dilma quanto Gleisi tentar passar é outra parte desta grande piada. Dilma lá está por que Lula se elegeu. Gleisi aqui está por que Vanhoni não agüentava mais levar pau aqui em Curitiba, e queriam alguém com uma imagem mais “curitiboca”. Os marqueteiros do PT já foram melhores, incomodaram mais com Vanhoni do que vão incomodar com Gleisi. Quanto à ala feminista, esquerda por natureza, pode continuar espernenando, que nem outra queima pública de sutiãs fará mudar o fato do PT levar outra surra em Curitiba. Amém.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

PROFECIA DO DIA

"Não demorará muito, em breve, mais de 90% da população terá, nos seus doces ou amargos lares, uma foto imponente de um membro da família em um belo porta-retratos: o cão. "

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Nada de Feriado



Isso mesmo! Clique na imagem acima e vá à primeira matéria presencial do Cultura em Foco. Rock'n Roll e cerveja no John Bull dia 06 de setembro, com a banda Carenagem, que toca no circuito Moto Clube de Curitiba.

abraços a todos